A Coluna do Colunista e a Coluna Vertebral: trajetórias de vida entre Linhas e Vértebras

Gilberto Cunha é o quiropata literário que ajusta e realinha as memórias da cidade, dando forma e sentido a histórias que poderiam ser esquecidas.

Na quietude das manhãs de domingo, enquanto o mundo se despreguiça das travessuras da noite, um colunista de jornal prepara-se para sua rotina singular. Ele, um artesão de palavras, sabe que sua coluna semanal transcende a mera “sopa de letras”; é a coluna vertebral da cultura de sua cidade, sustentando histórias que desafiam a gravidade do cotidiano. Cada palavra que escolhe é um ajuste quiroprático, alinhando medos e expectativas até que a confiança surja plena. Essas histórias são sopros de vida nos espaços intersticiais entre L2 e L4, onde o possível e o impossível se encontram e se reconciliam.

Ao escrever sobre dois colegas da Academia Passo-Fundense de Letras (APL), ele observa a dança das vértebras transformando-se em um balé de superação. As vidas de Welci Nascimento e Daniel Viuniski, colunas vertebrais que enfrentaram escoliose e lordose, agora se endireitam com a força de seus feitos.

A coluna semanal do Cientista Gilberto Cunha no jornal “O Nacional” é uma espinha dorsal que sustenta a memória viva de Passo Fundo.

Acesse: https://www.onacional.com.br/colunistas/gilberto-cunha,231

Cada palavra escolhida por ele carrega algo íntimo e profundo, um toque de alquimia que transforma o banal em essencial. Neste sábado, 6 de julho de 2024, ele desvela a homenagem da APL a duas pessoas cujas trajetórias são vértebras firmes na espinha dorsal cultural da cidade: Welci Nascimento e Daniel Viuniski.

Gilberto Cunha é o quiropata literário que ajusta e realinha as memórias da cidade, dando forma e sentido a histórias que poderiam ser esquecidas. Sua coluna não é apenas um espaço de opinião e informação, mas uma artéria vital que bombeia inspiração e resiliência, reconfigurando trajetórias e criando uma sinfonia vertebral onde antes havia desarmonia, uma verdadeira “esculhambose” (híbrido de lordose com escoliose).

Acesse também sua coluna no site: www.neipies.com/author/gilberto-cunha/

Mais que um simples texto semanal, a coluna de Gilberto é a espinha dorsal de Passo Fundo, um monumento de palavras que mantém viva a chama da memória e da cultura. Assim, a coluna no jornal “O Nacional” se mantém ereta, robusta, sustentando histórias que, como uma coluna vertebral bem ajustada, permitem que a vida siga em frente com mais leveza e menos dor. Ao homenagear a Academia Passo-Fundense de Letras por lançar mais luz na direção de Welci Nascimento e Daniel Viuniski, ele reafirma o poder da escrita de sustentar, inspirar e iluminar nossos caminhos.

Imagens do evento/homenagem da APLetras.

********

LITERATURA LOCAL – A Poesia de Jaime Caetano Braun – outro homenageado neste evento: https://youtu.be/nKtx8ba91Q4?t=931

Fotos: Divulgação/ redes sociais da APLetras

Autor: Prof. Dr. Mauro Gaglietti. Titular da Cadeira 31 da Academia Passo-Fundense de Letras (APL)

Edição: A. R.

DEIXE UMA RESPOSTA