A inteligência artificial e renda básica: combinação necessária para uma nova época

1383

O acesso universal da internet,
o uso da automação e da inteligência artificial,
subordinadas ao interesse público, são
decisões necessárias para que todos tenham
acesso ao básico e a humanidade passe a
vivenciar uma fase mais favorável.


O desenvolvimento humano é marcado pela evolução tecnológica e tem a inteligência artificial a seu dispor. Trata-se de uma ferramenta com múltiplas possibilidades, que ainda tem seus usos pouco conhecidos e restritos, mas que será impulsionada com a pandemia de 2020.

A mudança de época que caracteriza a transição entre os século XX e XXI, será acelerada e terá a culminância com as imposições do COVID 19. Entre as mudanças, está o aumentando as demandas pelo uso da internet, que recebem comandos humanos, mas tem seu funcionamento por meio da automação e da inteligência artificial, diminuindo o esforço com deslocamento físico.  

O isolamento físico é uma oportunidade para repensar e transformar os comportamentos produtivistas, consumistas e materialistas, calcificados na cultura e na subjetividade, abrindo os caminhos para uma época em que a vida seja mais valorizada.

 As evoluções tecnológicas em geral e a inteligência artificial, em específico, contribuíram para a que a humanidade produzisse mais do que o necessário para atender dimensão material. Não entanto, dois aspectos foram negligenciados e precisam ter centralidade.  

Um aspecto é que esta produção com muitas sobras, não é acessada pela maior parte da população mundial que sofre por falta de alimentação e habitação adequadas.

Outro aspecto é que a dimensão material da existência humana, apesar de ser importante e básica, representa a menor parte na totalidade da existência. A parte mais abrangente da vida humana está situada na dimensão imaterial, cultural, do pensamento e da espiritualidade.

Em grande parte do tempo da vida, os seres humanos não estão conscientes dos cuidados com o próprio corpo e terceirizam o que deve ser aprendido e assumido como responsabilidade individual. Perguntas em relação aos critérios necessários para a desenvolvimento humano devem incluir os cuidados básicos, com alimentação, habitação e educação para o bom funcionamento do corpo.

As definições a respeito do que seria o básico para uma vida, estão subordinas ao contexto individual e de época, por isto não são exatas e nem universais. No entanto, o conjunto das instituições, especialmente as públicas, devem ter seu funcionamento orientadas e seguindo um planejamento que vise a universalização do acesso a uma alimentação saudável, habitação adequada e uma educação que capacite cada ser humano para cuidar de si e dos outros.

O acesso universal da internet, o uso da automação e da inteligência artificial, subordinadas ao interesse público, são decisões necessárias para que todos tenham acesso ao básico e a humanidade passe a vivenciar uma fase mais favorável.




“A construção de uma transformação profunda que pode possibilitar a evolução da humanidade, está vinculada com a substituição dos valores individualistas, egocêntricos e antropocêntricos por valores alicerçados na solidariedade, na imaterialidade, na evolução espiritual, na reconexão dos seres humanos entre si e com a natureza”.

Professor universitário e da rede pública estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA