Baseada na cultura dos povos nativos e envolvendo aspectos históricos, ambientais e até mesmo místicos, a história narra a saga de uma mãe desconsolada pela fuga de seu filho e de como a sua dor se transforma em vida, gerando uma fonte de água.
Resgatar, recontar, relembrar. É com esse intento que nasceu o projeto A lenda da mãe preta: resgate de uma Passo Fundo viva, pelo escritor e contador de histórias Gabito. A ideia surgiu de um outro projeto, intitulado Conta Gaúcho, que está levando a escolas municipais contações de histórias e exposição de artes visuais com temática regionalista. Como a lenda da mãe preta está no repertório dessas apresentações, vislumbrou-se a possibilidade de publicá-la em livro. Desafio proposto, desafio cumprido.
Considerada a narrativa popular mais conhecida e significativa de Passo Fundo, a lenda da mãe preta é considerada um patrimônio local. Baseada na cultura dos povos nativos e envolvendo aspectos históricos, ambientais e até mesmo místicos, a história narra a saga de uma mãe desconsolada pela fuga de seu filho e de como a sua dor se transforma em vida, gerando uma fonte de água. Tão significativa é a sua presença no folclore passo-fundense, que foi edificada uma praça em sua homenagem.
Nesse sentido, no ano de 2021, o projeto de Gabito foi contemplado com recursos do 6º Prêmio Funcultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, tornando possível a publicação do livro.
O processo de edição da obra contou com um competente time, tendo a artista Gabrielly Paz nas ilustrações, a professora Daniela Bettin na revisão, a designer Aline Fochi na diagramação e a impressão dos livros ficou a cargo da Editora Berthier. A tiragem terá sua distribuição dividida em duas partes: metade dos livros será entregue gratuitamente em escolas municipais, a fim de fomentar o conhecimento sobre a própria identidade cultural nos espaços educacionais e a outra metade está sendo comercializada ao público em geral.
No último dia 25/06 ocorreu o lançamento do livro A lenda da mãe preta, na Delta Livraria do Passo Fundo Shopping. Reunindo amigos e outros leitores, o escritor Gabito conversou com o público sobre o processo de criação da obra, contou histórias e deu autógrafos.
Contando com a participação da ilustradora Gabrielly Paz e da musicista Luiza S. Gomide, que abrilhantou o evento com uma apresentação ao violino, o lançamento proporcionou uma tarde de emoção e confraternização entre apaixonados pela literatura. O evento foi a primeira iniciativa de divulgação do livro e do projeto.
Durante o ano de 2022 serão realizadas outras ações desse cunho, em parceria com as mais variadas instituições, com o objetivo de tornar possível o resgate e a valorização do folclore de Passo Fundo.
Quem deseja adquirir exemplares do livro pode entrar diretamente em contato com o autor Gabito, pelo número (54) 9 8127 2895 ou @gabito.prof (Instagram), ou comprá-lo diretamente na Delta Livraria do Passo Fundo Shopping.
Curiosidades sobre os monumentos das duas mães de Passo Fundo: Assista: https://youtu.be/O7m4FSBp_sw?t=108
Fotos da Praça da Mãe Preta: obtidas do vídeo Nexjor UPF: https://youtu.be/O7m4FSBp_sw?t=91
Imagens lançamento do Livro: Divulgação/ Arquivo pessoal do autor
Edição: Alexsandro Rosset