O conto nos faz pensar sobre a necessidade de cultivarmos a vida em sua inteireza, desde as flores, árvores e relva à humana e enigmática existência na qual podemos desenvolver relacionamentos marcados pela empatia e pelo cuidado.
A proposta a seguir foi inspirada na leitura da obra “A planta, suas folhas e um sino: uma pequena história sobre rejeição, empatia e amizade”.
Essa obra, escrita por Nelceu Alberto Zanatta, é um conto infanto juvenil que trata sobre rejeição, amizade e empatia. Embora se trate de um conto infanto juvenil, a história provoca também em adultos, profundas reflexões sobre identidade construída nas circunstâncias em que a vida acontece.
Por vezes a rejeição, independente do contexto no qual ocorre,nos joga em lugares inférteis, onde a vida sofre as demoras do tempo. Então ficamos como a árvore mencionada no início do livro, aguardando que alguém de forma compassiva nos estenda a mão e nos dirija palavras sinceras e belas capazes de nos provocar para a necessidade de encararmos a existência de frente, com a ousadia requerida dos desbravadores e a coragem dos guerreiros que se lançam no front de batalha arriscando a própria vida, a própria história em nome de suas convicções e seus deveres.
O conto nos faz pensar sobre a necessidade de cultivarmos a vida em sua inteireza, desde as flores, árvores e relva à humana e enigmática existência na qual podemos desenvolver relacionamentos marcados pela empatia e pelo cuidado. Sabe-se que é dessa atitude de cuidado e cultivo que o amor se sustenta e dela depende para permanecer no tempo apesar de ventos contrários e ideologias que enaltecem o descompromisso com o outro e a descartabilidade motivada pelos limites e defeitos que cada criatura humana carrega.
Os galhos do jamelão movidos pelo vento agrediram o sino, por outro lado, o som do sino pode anunciar tristeza e alegria mesmo enquanto considerava intruso o seu companheiro de todas as horas. As folhas que outrora incomodavam passam a libertar o sino da poeira, de intruso o jamelão passa a ser cuidador.
Foi em um diálogo sincero e reconhecendo cada um sua identidade que a amizade se fortaleceu e se transformou em amor. O que é o amor nascido de situações improváveis? quem diria que a rejeição sofrida pela planta daria ao sino companhia, alegria e força para vibrar? Como ensina o autor: “pense bem antes de rejeitar plantinhas, sinos ou pessoas. Você pode provocar uma grande paixão em seu jardim! E lembre-se: todas as vezes que ouvir um sino tocar, coloque-se no lugar de quem está só. Troque a solidão por empatia (p. 31).
Importante também compreender o amor a partir da leitura do poema da página trinta e três.
Como começa o amor? O que é preciso para que ele sobreviva as tempestades do nosso tempo deveras tecnificado, objetualizado, mercantilizado? Embora a resposta seja simples, pode custar uma história, é preciso sinceridade e entrega de todo o ser, é necessário que as pessoas se cuidem mutuamente, que se disponham a colocar curativo sobre as feridas que se abrem devido às asperezas de cada um, tal qual o sino e o jamelão que lançaram o elixir da palavra num diálogo sincero.
Atitude difícil de se tomar numa sociedade que torna tudo descartável, inclusive os sentimentos sinceros e desejos reais, troca-se tudo, inclusive se interrompe histórias que foram e poderiam voltar ser belas em nome do hedonismo, não o dos helenistas, mas o que sobrou na forma como a pessoas vivem o capitalismo tornado ética e moral.
Autor: Marciano Pereira
Atividade para Ensino Religioso: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
Autor: Marciano Pereira
Competência: “Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida”.
1- A partir da leitura do livro escreva um parágrafo destacando o que mais chamou sua atenção na história.
2- Faça uma releitura do encontro entre o Sino e o Jamelão utilizando o gênero literário em quadrinhos.
3- De que forma a rejeição se tornou amizade entre o Sino e o Jamelão?
4. Releia o poema da página trinta e três e responda:
- Como nasce o amor?
- O que é necessário para que o amor cresça e permaneça?
5. Localize no caça palavras conceitos que o livro apresenta, em seguida escolha um deles para escrever um parágrafo relacionando com o ensinamento da sua religião.
Edição: A.R.
Simples e interessante, apesar das dificuldades de chamar a atenção dos jovens nos dias de hoje, essa é uma atividade que promove uma atenção.