É importante que o adolescente faça mudanças de hábito possíveis e flexíveis,
discutindo com ele as alterações necessárias, evitando abordar a alimentação
de forma monótona e baseada em cobranças, assim como tudo ocorre
nesse período, a família exerce um papel importante, de estímulo,
cobrança e ensinamentos.
A adolescência é a fase das grandes mudanças e transformações na vida de qualquer pessoa. É durante a puberdade que o corpo vive em constante estímulo hormonal o que acarreta em algumas alterações no hábito alimentar. Por isso, durante esse período, é necessário haver estímulo da inclusão de hábitos alimentares regrados para manter a construção de uma saúde adequada na vida adulta.
É muito comum os adolescentes sentirem muita fome e exagerarem na alimentação diária, contudo, mesmo estando em fase de crescimento, esse desequilíbrio precisa de limites.
Apesar de ser uma fase de intensas transformações fisiológicas e emocionais na vida do adolescente, não é indicado liberar o consumo de todo e qualquer alimento neste período, por isso é comum esse período ser marcado pelo alto consumo de guloseimas, fast food, refrigerantes e doces o que pode acentuar o nervosismo e rebeldia.
A alimentação deve ser variada, composta por frutas, verduras e legumes, até porque quando há alterações no consumo de doces aumentam a tendência da ocorrência de acne
Melhorar a frequência da alimentação fazendo de 5 a 6 refeições ao dia aumentando o consumo de cereais integrais ajuda a melhorar os processos fisiológicos e melhorar a pele.
Um dos nutrientes mais importantes na fase de puberdade é o cálcio. Seu consumo indicado é de 1300mg ao dia e por isso é importante incluir na dieta alimentos como os vegetais verde-escuros como a couve e o espinafre, leite, sardinha fresca, grão de bico e aveia.
As necessidades desse mineral são maiores durante a puberdade e a adolescência do que em qualquer época da vida, devido ao acelerado crescimento muscular e esquelético característico da fase. Nesse período, a densidade óssea é máxima e a massa esquelética equivale a 45% do total da fase adulta, que se completará até aproximadamente os 30 anos de idade.
É importante propor ao adolescente mudanças de hábito possíveis e flexíveis, discutindo com ele as alterações necessárias, evitando abordar a alimentação de forma monótona e baseada em cobranças, assim como tudo ocorre nesse período, a família exerce um papel importante, de estímulo, cobrança e ensinamentos.