Apenas dou aulas

16074

Dar aula é inútil. Só dar aula, então… Hoje em dia espera-se que um professor faça de tudo. Só dar aula não dá lucro. Logo, não agrega valor.

Sou professor. Licenciado em Filosofia. Plenamente. Também sou acadêmico do curso de Letras. Estudei anos e anos para dar aula.

Infelizmente, é o que sei fazer…

Peço perdão por não saber fazer outra coisa. Sei que, ao ensinar sobre Platão, Aristóteles, Nietzsche e Schopenhauer, sou pior que um terrorista. Se eu falar sobre Karl Marx e sua crítica ao capitalismo, então, sou pior que Mao Tsé-Tung e Pinochet…

Dou aulas.

Não sei pregar um prego à parede. Não apenas porque não me preparei para isso, mas também porque não desejo pregar um prego à parede. No fundo, deve haver algo muito errado comigo.

Acontece que, quando jovem, disseram-me que ser professor era uma profissão importante. Tão importante quanto ser um mecânico ou um advogado. Jovem e tolo, eu acreditei.

Agora estou aí, dando aulas…

Como sou formado em Filosofia, uma disciplina inútil por si só, não me dou muito bem com trabalhos manuais em geral.

Posso, por exemplo, apresentar as principais concepções surgidas ao longo da história sobre o que é FELICIDADE. Sabia que existe uma linha, na Filosofia, que estuda isso? Chama-se EUDAIMONIA. Pois é…

A felicidade, porém, também é inútil. Útil, mesmo, é saber pregar um prego.

Dar aula é inútil. Só dar aula, então… Hoje em dia espera-se que um professor faça de tudo. Só dar aula não dá lucro. Logo, não agrega valor.

É por isso que, na educação atual, os governos enchem professores como eu com tarefas burocráticas, com muitos períodos e muitas crianças para atender por sala — porque somos inúteis. É preciso mesmo que inventem algo para fazermos, para justificar o imposto gasto com nossos salários.

A prioridade do trabalho dos professores e professoras deve ser o pedagógico, deve ser a relação com os estudantes, deve ser a exploração dos seus potenciais criativos, o uso de novas tecnologias e ferramentas educacionais e a mediação da construção dos conhecimentos. As quinquilharias da excessiva burocracia na educação só enchem tabelas de relatórios e os olhos dos burocratas que pouco entendem de educação. (Nei Alberto Pies) Leia mais: https://www.neipies.com/estao-matando-a-essencia-da-educacao/

Além de professor, sou escritor. Quer ver ficar pior? Sou poeta. Meu Deus, um professor-filósofo-escritor-poeta!

Não sou apenas inútil. Sou O inútil entre os inúteis…

Melhor eu ir ali, fazer um cursinho técnico, virar coach, aprender algo útil, antes que eu morra de fome. Preciso mesmo criar vergonha na cara.

Afinal, só sei dar aula…

Sou só professor.

E um escritor medíocre.

Autor: Aleixo da Rosa, autor da crônica “O curioso caso dos alunos que preferiram os livros”: https://www.neipies.com/o-curioso-caso-dos-alunos-que-preferiram-os-livros/

49 COMENTÁRIOS

  1. Prezado, parabéns pelas excelentes escritas. Sou e estou professor a 30 anos. Penso que fazemos profundas transformações e mudanças em nós e noutras pessoas. Fazemos diferente para fazer diferença. AbraSUS

  2. Parabéns Aleixo! Um texto de fino trato, de ironia caprichada, de encantar os olhos. Te desejo que continues sendo esse professor-escritor-poeta. O mundo precisa muito disso para enfraquecer a barbárie que ganha cada vez mais adeptos.

    • Muito obrigado, professor. 🤗 É com grande honra que recebo seu comentário. Acabei de fazer um post sobre ele. Tive ótimos professores no curso de Filosofia da UPF e o senhor foi um dos melhores. Abraço! 😊

  3. Caro prof. Aleixo da Rosa!
    Meus parabéns pela escolha e dedicação a duas profissões tão dignificantes. Estimo que siga perseverando: trata-se de uma missão!
    Luzes na caminhada!

    • Fico feliz que tenha gostado. Meus parabéns pela sua trajetória. Sei que não é fácil… :p Agradeço pelo comentário. Abraço! 😊

  4. Fabio, o seu texto só pode ser ironia. Veja que com toda tecnologia o ser humano pouco melhorou. E eu sou da área de tecnologia…

    • Exato… A tecnologia é uma ferramenta, jamais um fim em si mesma. Obrigado pelo comentário. Abraço. 😊

  5. Não é tão ruim assim, mas pode piorar. Entrar numa sala de aula, onde os alunos não querem fazer nada, somente usar celular e não respeitar o professor e o início desestimulante da profissão
    Mas pode piorar quando fala-se que professor é idêntico a marginal…pode piorar!

  6. Real e triste. Família e professores devem ser mais valorizados.
    Parabéns pelo texto reflexivo.
    Espero realmente que veja sua profissão como uma missão essencial na sua e na vida de outras pessoas.

  7. Belíssimo texto, eu como professora me identifiquei em tudo que escreveu, infelizmente é assim mesmo que os governantes nos enxergam, como seres inúteis

    • Pois é… Torçamos para que mude. Sem isso, dificilmente veremos real progresso em nosso país. Obrigado pelo comentário. Abraço! 😊

  8. Amei o texto já li três vezes e compartilhei com várias pessoas inclusive professores.
    E quando me perguntaram aqui na escola que eu trabalho você conhece ele? Respondi sim meu amigo SPV muito inteligente nos seus textos deve de ser um excelente professor tanto quanto escritor e poeta.

    • Que legal, Flávia! Fico feliz que tenha gostado do texto e agradeço pelos compartilhamentos e pelo comentário. Abraço! 😊

    • Sou professor ha mais de 30 anos…e com as Metodologias Ativas dou cada vez menos aulas e, de acordo com as avaliacoes, os alunos aprendem mais…

      • Pois é… Há várias contradições. O que interessa para os governos são os números. Agradeço pelo comentário. Abraço! 🙂

  9. Uau, que texto!
    Sou professor universitário e tive uma aluna que virou professora de Química no ensino médio. Hoje vi uma postagem de um aluno dela dizendo: “Para Vanessa, vulgo a melhor professora do mundo”.

    • Fico feliz que tenha gostado do texto. Que bacana quando ocorre isso que você mencionou. Obrigado pelo comentário. Abraço! 😊

  10. Então a 38 anos ainda na faculdade de geografia peguei uma licença e me achei importante, depois formado fiz concurso me tornei efetivo me achei o máximo…..ia ensinar sobre o mundo….e sobre tudo que nele há….fiquei orgulho….tinha 20 anos e pessoal de 18 e de 60 me chamavam de PROFESSOR….me achei importante….hoje…..olhei no espelho….e ouvi um sussurro ….I n u t i L… Gargalhei….até perder o fôlego….enfim havia descoberto a verdade.

    • O que é melhor não é estatística. Veja pelos programas de TV. Você é e fez muito. Parabéns Antônio!

    • No texto, como deve ter notado, uso e abuso da ironia… Apenas quem é menos que um medíocre acredita que a profissão de professor é inútil. 😉 E, mesmo que fosse, precisamos lembrar que as maiores criações do espírito humano não são, de fato, úteis. Não somos coisas. Existimos para viver e amar, não para sermos úteis, escravos. Tudo que é necessário é, de fato, útil. Mas tudo que é inútil, provavelmente, será demasiadamente humano. Agradeço pelo comentário. Abraço! 😊

  11. Belíssimo texto!
    Sendo professor de Matemática, Informática e Raciocínio Lógico, é bem provável que eu seja MAIS chato do que o colega…
    Não sou (e nem quero ser) youtuber, edutuber, mentor, influencer ou qualquer outra (pseudo) profissão efêmera.
    Também sou apenas professor.

    Amplexos.

  12. Belíssimo texto!
    Sendo professor de Matemática, Informática e Raciocínio Lògico, é bem provável que eu seja MAIS chato do que o colega…
    Não sou (e nem quero ser) youtuber, edutuber, mentor, influencer ou qualquer outra (pseuso) profissão efêmera.
    Também sou apenas professor.

    Amplexos.

  13. Amei!
    Texto lido e até mesmo divertido.
    Sou também professor, mas aprendi outras coisas, como pregar um prego.
    Mas quando fiz outras coisas, como pregar um prego, não era ainda professor e hoje penso que talvez fosse melhor não saber sobre pregos, mas ter sido professor por mais tempo.
    Ah!
    O existencialismo.

    • Belo comentário! 😊 Concordo. Há pregos que é melhor nem saber pregar… Agradeço pelo comentário. Abraço! 😊

  14. Prazer. Também sou professora. De História, Geografia, Sociologia e uma amante da Filosofia. TB preciso aprender a pregar um prego…

  15. Filosofia realmente não serve para nada. Assim como historia e sociologia.A sociedade quer produção e menos viagem na maionese que não serve para nada. O mundo é de quem produz, faz acontecer e empreende. Se não sabe pregar, aprende, YouTube ensina.

    • Uau!
      Há gente que NEM pregar prego sabe!
      E esses acham que são os gênios do planeta!
      Pobre do Brazil (com z mesmo, pois assim eles consigam pronunciar corretamente!).
      Professor Aleixo, por favor, não desista! Quem sabe algum dia nos livremos dos ignorantes (usando a filosofia e não as armas!).

  16. Excelente texto, mas como filósofo, devemos ter a consciência que, questionar e argumentar ainda é o caminho para mudanças. Sempre falo vamos plantar formar essa consciência desde Ed. Infantil e teremos mais chances de mudança !

DEIXE UMA RESPOSTA