O novo livro do jornalista Odilon Rios, chamado “Bode pendurado no sino & outras crônicas”, é uma obra que reúne histórias curiosas, divertidas e surpreendentes.
O título faz referência a um certo bode que acordou toda uma cidade do interior alagoano, os tantos “bodes” na história e acontecimentos envolvendo personagens como Calabar, Zumbi, Deodoro, Floriano, Vargas, PC Farias e outros.
Os textos mesclam abordagens jornalísticas da história alagoana, levantando detalhes esquecidos, personagens que ajudaram a construir nosso imaginário social e econômico mas também religioso e político.
É uma obra direcionada ao público geral, aos mais curiosos pesquisadores da história e quem está interessado em compreender os meandros das nossas relações.
O bode berrou no sino, outro bode morreu envenenado. Havia o plano do general esperto para dar um golpe, o general-menino que levantou um exército de almas e assustou os holandeses, o padre revolucionário que montou numa jangada na praia de Pajuçara para libertar o Brasil de Portugal.
O livro tem prefácio do jornalista Bob Fernandes e apresentação do vice-reitor do Cesmac Douglas Apratto Tenório. A capa é de Fernando Lucas.
Este é o quarto livro do escritor que mostra sua habilidade em contar casos pitorescos. O bode também faz parte da cultura nordestina e brasileira, e representa a força, a inteligência e a adaptabilidade do povo, além da luta pela liberdade, democracia, diversidade e preservação da memória. Uma leitura leve, divertida e instigante.
Quem é Odilon Rios?
Odilon Rios é um jornalista e escritor alagoano, que se destaca por suas reportagens investigativas, suas crônicas e seus livros sobre a história e a cultura de sua região.
É formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem mais de 20 anos de experiência na imprensa escrita, no rádio, na TV e em sites de notícias. Recebeu vários prêmios de jornalismo, como o Esso, o Dom Helder Câmara, o Embratel e o Banco do Brasil, além de passagens pelo portal Terra, jornal O Globo, Gazeta de Alagoas, TV Gazeta. Duas de suas reportagens foram eleitas as 90 melhores do O Globo, nos 90 anos do impresso.
É editor do site Repórter Nordeste, escreve sobre política para o EXTRA e também assina a coluna Memórias de Alagoas.
É um jornalista que usa sua profissão para informar, denunciar e questionar a realidade que o cerca. Também é um escritor que narra histórias que divertem, emocionam e provocam o leitor. E um cronista que usa sua sensibilidade para retratar o cotidiano com graça e ironia. Ele é um alagoano que usa sua identidade para valorizar sua terra e sua gente. Ele é um brasileiro que usa sua voz para contribuir com sua nação.
É autor dos livros Bastidores da Violência e dos Violentos em Alagoas (em parceria com Ana Cláudia Laurindo), Alagoas, 200 e Alagoas, Poder e Sangue.
Fotos: divulgação/arquivo pessoal do autor Odilon Rios
Edição: A. R.