Cátedra Unesco: A cidade educa e transforma

683

A UPF, membro fundador do Programa, esteve presente no lançamento realizado em Lisboa, no final de fevereiro de 2023.

Lançada oficialmente no dia 28 de fevereiro, a Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET). Liderada pelo ISEC Lisboa, a rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, e tem entre seus membros fundadores a Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Aprovada pela UNESCO, a Cátedra, tem entre os principais eixos a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS; a investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias; a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea; e a cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

De acordo com a professora Dra. Adriana Bragagnolo, na UPF, haverá o desenvolvimento do trabalho a partir do envolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

“A proposta surgiu de um processo que foi se constituindo de diálogos entre universidades que apoiam e pensam nas cidades enquanto espaços de educação. A UPF está envolvida desde o início das discussões e da proposta, em meados de 2020.  Agora, após o lançamento, o grupo segue reunido em Lisboa, realizando o planejamento do projeto geral, no qual está envolvido o plano de ação e todos os desdobramentos dos próximos quatro anos”, explica.

Adriana lembra que na UPF já existem ações que vão se articular com o grande projeto, como, por exemplo, o projeto UniverCidade Educadora nas ações formativas acerca da temática com municípios da região e também com projetos integrados, especialmente na perspectiva de infância e cidade.

A reitora da Universidade de Passo Fundo Bernadete Maria Dalmolin manifesta-se acerca do papel das universidades no fomento e na qualificação das Cidades Educadoras:

“Fomentar os pressupostos das Cidades Educadoras pelas universidades é uma estratégia de aprofundar, fortalecer e acelerar esse movimento mundial em prol de uma educação cidadã, plural, inclusiva e transformadora. É um processo que precisa envolver e contagiar a todos, nos diferentes lugares em que a vida acontece, qualificando-a e ressignificando-a para as pessoas”.



A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores:

Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, Lisboa, Portugal

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil

Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil

Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil

Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil

FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau

Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil

Fundação Anísio Teixeira, Brasil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA