CEPRES discute religião, religiosidade e políticas públicas em evento virtual

979

O Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (Cepres), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará o I Encontro Internacional em conjunto com o III Evento Cientifico. Os eventos serão entre os dias 21 e 26 de setembro, pela plataforma Google Meet e Youtube, no canal Observatório TV.

Veja mais aqui.

O grupo de pesquisa foi criado em 2013 pelos Docentes Marcos Vinicius de Freitas Reis e Andrius Estevão Noronha nas dependências da Universidade Federal do Amapá com o intuito de estudar as manifestações religiosas no Brasil e no mundo. Inicialmente, as atividades eram reuniões mensais para discussão de textos acadêmicos.

Com o interesse crescente dos alunos pela discussão do tema iniciamos a organização de rodas de conversa, palestras, mesas redondas, eventos científicos, organização de livros, dossiês e cursos de extensão.

Entre os anos de 2016 a 2018, o foco do grupo foi o combate a intolerância religiosa e a defesa da laicidade. Organizamos várias iniciativas para proteção ao direito da liberdade religiosa, sobretudo das religiões de matriz africana. A nossa ideia que políticas públicas no enfrentamento a intolerância religiosa seja realizadas em âmbito local e nacional.

“Para teólogo João Moura, o Brasil ainda tem dificuldade pra efetivar Estado laico. “Por uma série de fatores, a religião foi se apoderando de maneira muito forte e rápida do Estado brasileiro. Hoje temos organizações do governo que dizem que o projeto é a criação de um Brasil terrivelmente evangélico. Pra gente garantir um país em que todas as religiões sejam respeitadas, é preciso garantir que todas as religiões tenham plena liberdade, mas também que o Estado não seja um aparato que uma religião ou outra seja hegemônica”, defendeu Moura. Leia mais aqui.

No ano de 2019 ajudamos na construção do Referencial Curricular Amapaense do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular do Amapá (RCA). A ideia é ter um currículo laico, plural e diverso.

Atualmente o grupo reúne mais de 20 pesquisadores e dezenas de estudantes de graduação e pós-graduação.



Sobre os eventos

O I Encontro Internacional e III Evento Cientifico do CEPRES terão 3 minicursos, entre os dias 21 e 25 de setembro, transmitidos pelo Observatório TV:

– A Transposição Didático do Ensino Religioso, ministrado pelo Dr. Sérgio Junqueira, docente da PUC-SP.

– Marabaixo – Cultura Amapaense, ministrado pela Prof.ª Laura Cristina da Silva, vice-presidente da associação cultural Raimundo Ladislau.

– História da Bruxaria, ministrado pelo Prof. Giivago Barbosa de Oliveira, vulgo Álex Hylaios, sacerdote wiccano.

A programação completa pode ser conferida aqui

Submissão de trabalhos

A Comissão Científica do evento recebe submissão de trabalhos entre os dias 31 de agosto até 11 de setembro. Serão aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, desde que dialoguem com a temática de religião. 

Podem submeter trabalhos graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Estes trabalhos serão apresentados via Google Meet, nos dias do evento no período da tarde, para mais informação confira o edital. As inscrições para participar do evento podem ser feitas aqui.



Tome nota

Além dos minicursos e da apresentação de trabalho, entre os dias 21 e 26 de setembro, acontecem diversas palestras com temáticas voltadas ao estudo da religião, tendo como palestrantes pesquisadores, professores, lideranças religiosas, estudiosos nacionais e internacionais. Veja mais aqui.

Autor: Marcos Vinicius de Freitas Reis, Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Curso de Pós-Graduação em História Social pela UNIFAP, Docente do Curso de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA). Membro do Observatório da Democracia da Universidade Federal do Amapá. Docente do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Politicas Públicas da UNIFAP.  Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES-UNIFAP/CNPq). Interesse em temas de pesquisa: Religião e Politicas Públicas. E-mail para contato: marcosvinicius5@yahoo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA