Comenda Porto do Sol: uma homenagem à Gladis Pedersen de Oliveira

533

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol à educadora Gladis Pedersen de Oliveira em Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (8 de novembro). A homenagem foi proposta pela vereadora Atena Roveda (PSOL). A Comenda é uma honraria concedida pela Câmara a pessoas ou instituições que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade porto-alegrense.

Atena disse ter sido impactada pela ação educativa de Gladis, em uma palestra que assistiu aos 15 anos de idade. “O que vocês, jovens, farão com aquilo que os seus pais fizeram de vocês?”, era o questionamento enunciado por ela, relembrou Atena, afirmando que Gladis é uma “bússola” para os jovens. “Faltam homenagens para educadoras neste País”, ressaltou a vereadora, que defendeu ainda que “a educação é o único caminho para a libertação da opressão”.

“É com muita emoção que a gente chega neste momento”, destacou Gladis. “Esta homenagem é para todos os professores, não só para a minha pessoa”, ressaltou, afirmando dividir a Comenda com aqueles “que lutam bravamente pela educação, para que a criança e o jovem tenham a oportunidade de desabrochar”. Ela ressaltou a marca da educação na infância: “Nós não esquecemos nunca da nossa alfabetizadora”.

A educadora relembrou histórias de sua trajetória escolar, tanto enquanto estudante quanto como docente. Destacou ter sido aluna de Paulo Freire e afirmou que ele “baseou a nossa caminhada e a nossa trajetória no magistério”. Defendeu que cada aluno tem um potencial que precisa ser estimulado e disse que “o professor aprende com o aluno, ele vai se autoconhecendo na medida em que exerce o seu magistério”. Gladis afirmou que há uma pluralidade de inteligências que não se restringe à intelectual, o que pesquisas científicas em diferentes áreas têm demonstrado, destacou. “A criança e o jovem precisam ter sentido de vida”, enfatizou.

Histórico

Gladis Pedersen de Oliveira é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui, ainda, curso de extensão universitária em Logoterapia no Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi diretora e supervisora pedagógica e exerceu magistério nas disciplinas de Sociologia, Didática e História em diversas escolas públicas e particulares. É escritora e também organizou o projeto Coleção Conte Mais, que engloba histórias de educação moral para crianças e jovens. Foi presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS).

FONTE: https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/gladis-pedersen-recebe-comenda-porto-do-sol

DISCURSO DE AGRADECIMENTO COMENDA PORTO DO SOL

Com a permissão da homenageada, reproduzimos discurso escrito por Gladis Pedersen de Oliveira por ocasião da homenagem recebida na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, RS.

Exmo. Sr. Presidente da Sessão de outorga da Comanda Porto do Sol;

Exmos. Srs. Vereadores desta Casa;

Exma. Sra. Vereadora Atena Roveda;

Exmas. Autoridades presentes;

Distinto Público,

Minhas respeitosas saudações.

Ao receber esta deferência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre recordamos, com carinho e gratidão, de todos os professores que tivemos em nosso caminho de formação para o magistério e de como eles nos deixaram marcas importantes, e algumas cicatrizes.

No transcorrer de nossa caminhada como educadora, fomos percebendo e nos atendo nas características individuais de cada aluno.

 Cada um é um ser único, excepcional, com um potencial divino a ser estimulado, com múltiplas capacidades latentes que, quando bem trabalhadas, nos surpreendem.

Ao ensinar, fomos aprendendo com os alunos, quem somos realmente. Com este desafio, fomos acompanhando todos os avanços do conhecimento científico em relação ao ser humano, na área biológica, psicológica, emocional e espiritual.

A inteligência – essa capacidade inerente ao indivíduo – que lhe permite o ajustamento a situações novas de vida, de adaptação ao meio, de aprender e resolver problemas, foi sendo estudada com afinco.

De uma concepção unicista da inteligência, até meados do século passado, ela passou a ser compreendida de forma pluralista pois em 1985, o psicólogo norte-americano Howard Gardner, após exaustivos estudos, relacionou nove dimensões da inteligência do ser humano, onde as habilidades de relacionamento social e emocional são fundamentais e não apenas resultantes da racionalidade, do intelecto.

Em 1995, Daniel Goleman, nos Estados Unidos, apresentou sua tese sobre o Quociente emocional da inteligência.

A educação emocional deve ser compreendida pelo lado subjetivo e propõe as habilidades de resolver situações que fazem parte do relacionamento social. 

Robert Coles, psicólogo, em 1997, apresenta a dimensão moral na criança e propõe a didática do exemplo, explorando o resultado da observação da criança a partir das atitudes dos pais e educadores.

No ano 2000, Danah Zohar, também psicóloga e filósofa americana, juntamente com Ian Marshal, apresenta o Quociente Espiritual da inteligência, baseado em estudos da neurociência que localizaram no cérebro humano o DNA DIVINO, o ponto de Deus no Homem. A pesquisa concluiu que o desenvolvimento e a educação das dimensões racionais, emocionais e as capacidades múltiplas podem trazer crescimento e sucesso profissional, financeiro, social, mas não necessariamente, paz interior e alegria.

Nas crises existenciais normais, que o ser humano passa, se não tiver a dimensão espiritual educada, ele perde o sentido da vida.

O desenvolvimento da dimensão espiritual da inteligência proporciona ao aluno encontrar sentido mais amplo e profundo para a vida e desperta a habilidade de lidar adequadamente com problemas existenciais e de criar situações novas que ajudam a superar as crises, dando sentimento de plenitude perante a vida: é a fé.

A linguagem simbólica da arte toca a alma do aluno: a literatura, a música o desenho, a pintura, o teatro, a dança, AJUDAM a desenvolver todas as dimensões da inteligência humana de forma integral e harmônica.

Nos especializamos na utilização da literatura infanto-juvenil como recurso importante para educar a criança e o jovem.

Acompanhamos, em 2006, a proposta da UNESCO sobre os quatro pilares da educação: Aprender a aprender – Aprender a fazer – Aprender a conviver – Aprender a ser

Hoje se discute a necessidade de um quinto pilar: Aprender a crer: desenvolver a religiosidade básica que é inerente ao ser humano.

De 2010 a 2019 participamos do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul, representando o Espiritismo, e onde exercemos a presidência por duas gestões, utilizando os conhecimentos científicos e pedagógicos baseados nos educadores citados.

Na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, onde também exercemos a presidência da entidade por duas gestões, os mesmos conhecimentos científicos, aliados à filosofia espírita, orientaram todo um trabalho educacional que resultou na criação de um projeto de luz, Projeto Conte Mais, onde a contação de histórias educativas, através da linguagem simbólica da Literatura, visa a formação moral e espiritual de crianças, jovens e adultos.

Essa preocupação sempre foi o móvel de nossa existência como educadora: formar moralmente a criança e o jovem para que possam construir uma vida que valha a pena ser vivida e que lhes proporcione a felicidade. Ter um sentido de vida: esse o grande objetivo.

Jesus, o grande educador, tem sido sempre o nosso modelo. Era exímio contador de histórias, através de parábolas, que motivam o ser humano refletir sobre si mesmo e viver uma vida de forma equilibrada e plena de esperança em um mundo melhor.

Assista também ao evento completo neste link do yotube: https://youtu.be/zX7i5VFqO8k?t=1420

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

(Gladis de Oliveira, 08/11/2024)

Nossa amiga, companheira de construção de conhecimentos, pedagoga e escritora Gládis Pedersen de Oliveira recebeu Comenda Porto do Sol na Câmara de Vereadores de Porto Alegre neste último dia 08/11/2024. Gládis também é convidada deste site e publica reflexões em coluna: www.neipies.com/author/glpedersen/ Esta homenagem é extensiva a todos os professores e professoras do RS e do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA