Conhecendo tradições religiosas

9376

A intenção e objetivo desta publicação é disponibilizar um roteiro de publicações que podem ajudar no planejamento das aulas de professores e professoras. Assim que acessarem o material, a ideia é que trabalhem as temáticas com seus alunos a partir de memórias/sínteses dos textos ou questões elaboradas pelos próprios professores, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Algumas das temáticas, com respectivos links das publicações, já seguem com “Sugestões para uma prática pedagógica”.

Seguem 13 reflexões que foram selecionadas como subsídios para o trabalho de professores e professoras que atuam com Ensino Religioso nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Bom trabalho!


RESUMO DOS VALORES CRISTÃOS

O cristão vive segundo o Espírito Santo de Jesus. O “espírito da coisa”, isto é, o espírito de Jesus, é o que foi dito nos seis primeiros itens, e os que seguem, desse decálogo. Não há nada de exotérico e nada de fuga do mundo na espiritualidade de Jesus e dos cristãos. A oração, o recolhimento, a distância do cotidiano, a separação dos afazeres da labuta diária para um momento de oração, é o que alimenta e dá energia para o fogo da espiritualidade cristã”. (AUTOR Gilmar Zampieri)

Sugestões para uma prática pedagógica
Relacionar os 10 valores cristãos que o autor destacou a partir da vida de Jesus Cristo. Dividir a turma em grupos para a escolha destes valores, com a intenção de aprofundarem os mesmos através de uma pesquisa que será apresentada nas aulas seguintes.

TERREIROS E SUA FUNÇÃO NAS PRÁTICAS DE TRADIÇÃO AFRICANA

“Terreiros fazem parte das periferias de todas as cidades brasileiras, sejam de umbanda, de candomblé ou de nação. Com ritualísticas diferenciadas, mas unidas pelas raízes africanas, a simplicidade ainda é item quase que obrigatório nos templos destas religiões. Mesmo com estruturas por vezes grandiosas, a essência ainda é a da benzedeira que tem um galho de erva e o coração cheio de amor”. (AUTORA Ingra Costa dos Santos)

Sugestões para uma prática pedagógica
Interessante para refletir porque os terreiros geralmente estão localizadas nas periferias das cidades. A sociedade, modo geral, também considera esta tradição religiosa como periférica (à margem da sociedade)?

INTOLERÂNCIA COM CRENÇAS DE RAIZ AFRICANA

“Com mais de 65 mil terreiros o Rio Grande do Sul é o Estado onde mais se registra o crescimento destas religiões e apesar de não haver dados concretos sobre Passo Fundo, a estimativa é que existam mais de 200 templos na cidade. Apesar do grande número de adeptos, nos últimos meses a cidade registrou três casos de intolerância religiosa, sendo dois deles em escolas da rede municipal de ensino”. (AUTORA: Ingra Costa e Silva).

Sugestões para uma prática pedagógica
Interessante para refletir porque os terreiros geralmente estão localizadas nas periferias das cidades. A sociedade, modo geral, também considera esta tradição religiosa como periférica (à margem da sociedade)?

COMO ENTENDER REALIDADE E TER COMPAIXÃO COM IMIGRANTES

“Essa é parte da história da minha família. Acredito que seja parecida com a de muitas outras famílias brasileiras. As histórias se repetem: fome, pobreza, perseguição política ou religiosa, medo, violência, ou alguma razão semelhante faz com que as pessoas abandonem sua casa, seu país, suas raízes e parte de sua família para viver em outro lugar”. (AUTOR Tatiana François Motta)

Sugestões para uma prática pedagógica
Verificar, na turma, se há estudantes com desejo de fazer intercâmbios, ou mesmo morar em outros países. Depois desta informação, a partir da leitura do texto, promover debate sobre a imigração, a partir de algumas questões.
a) Como vocês se viriam num lugar novo, no país dos outros, construindo lá seu projeto de vida?
b) Como imaginam que será a acolhida daquele povo, daquela nação, a um estrangeiro?
c) Como nós, brasileiros e brasileiras, acolhemos quem busca o nosso país como um lugar para viver melhor?
d) Se o mundo é de todos, porque ainda há tantos empecilhos para a migração?

CULTURA E RELIGIÃO DOS JUDEUS NO NORTE DO RS

Nei Alberto Pies: Qual é a relação dos judeus de Passo Fundo com o Estado de Israel? Berel: Todos os judeus do mundo inteiro tem uma ligação forte com Israel, pois é sua Pátria-Mãe. A Torá (Livro Sagrado dos Judeus) menciona muitas vezes Israel, assim como a capital Jerusalém, sua ligação direta para com o povo judeu, seja àquele que vive em Israel ou todos os demais espalhados mundo a fora através da diáspora (dispersão do povo judeu pelo mundo).

Sugestões para uma prática pedagógica
Fazer uma pesquisa na internet sobre a cultura do povo judeu, suas crenças, suas influências no mundo e o Estado de Israel, referência política e religiosa para os judeus de todo mundo.

ESPIRITISMO E SEUS PRINCÍPIOS

Nei Alberto Pies: Como se define o espiritismo? Paulo Eberhardt: A Doutrina Espírita é de natureza tríplice, pois abrange princípios filosóficos (é uma “filosofia espiritualista”), científicos e religiosos ou morais. Daí Allan Kardec afirmar: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações.

Sugestões para uma prática pedagógica
Esta publicação é uma entrevista com o Coordenador de uma casa espírita. A partir da entrevista, aprofundar os conhecimentos do espiritismo em forma de pesquisa na internet.

DIVALDO FRANCO – REFERÊNCIA ATUAL DO ESPIRITISMO

“Divaldo foi muito próximo de Chico Xavier, tanto que na maioria de suas palestras ele faz referência ao amigo, sempre contando algum fato da vida do médium. E como há tantas especulações sobre comunicações atribuídas a Chico, lhe perguntei se o amigo teria lhe dado alguma comunicação”. (AUTORA: Márcia Machado)

DEFENDER FÉ CRISTÃ, MAS AMANDO A TODOS

Nei Alberto Pies: Nas aulas de Ensino Religioso das escolas públicas, promovemos o paradigma inter-religioso, oportunizando aos alunos e alunas o conhecimento das diferentes religiões com o propósito de que possam respeitá-las. O que o senhor acha disso? Fernando Lyra: Acho fundamental todo e qualquer desenvolvimento do respeito. Na doutrina cristã, o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus, por isso, qualquer pessoa deve ser respeitada como um semelhante, independentemente qual seja sua crença religiosa. Se necessário, posso até defender com toda convicção a fé cristã diante de outras religiões, mas é meu dever amar as pessoas, independente do que pensam.

Sugestões para uma prática pedagógica
A partir desta entrevista com um pastor de uma igreja evangélica, debater ou solicitar respostas, em forma de um trabalho de avaliação, com os alunos, perguntando:a) O que é amar? Por que amar o diferente? b) Que lugar ocupa o diferente dentro de minha proposta de amor?c) Por que Jesus manda seus seguidores amar os inimigos?d) Não podemos ser relativistas, nem fundamentalistas. Sem deixar de amar, como fazer o outro perceber que seus valores não servem e que não posso dar o direito de um agir a partir dos conceitos que tem?

RAZÕES PARA ENTENDER UM ATEÍSTA

“Sou ateu convicto e praticante. Tenho motivos racionais para, feita a depuração, ter conseguido superar lenda cultural-histórica-milenar criada pelo homo sapiens objetivando aliená-lo materialmente, espiritualmente e socialmente. Sou ateu por ser adulto, militante social e, sobretudo, historiador”. (Setembrino Dal Bosco).

Sugestões para uma prática pedagógica
Esta publicação permite o conhecimento das razões para o ateísmo, pois resulta de um depoimento pessoal de um ateu. Os estudantes poderiam entrevistar uma pessoa que se declara ateu ou atéia para entender razões de sua posição. O ateísmo e a agnosticismo precisam ser considerados para as aulas do Ensino Religioso.

CULTURA E COSMOVISÃO AFRICANA.

“Como uma parte do meu eu pode estar bem se a outra não está? Semelhante à filosofia sul-africana do Ubuntu, o nosso Nri Vamosá moçambicano também vai muito além das palavras. Enquanto o mundo se debruça em um conceito de natureza humana baseado na livre escolha pessoal e no individualismo, a experiência de unidade do Ubuntu ou do Nri Vamosá se baseia na ideia da comunidade, onde cada um depende do outro para ser pessoa. (AUTORA: Victória Holzbach).

A AFRICA COMO ELA É

Victória destaca que o trabalho cotidiano de cada moçambicano é regado pelo sonho e pela crença de um país melhor. A esperança é o grande ânimo deste povo, num contexto de mudanças rápidas, cheio de inovações e estranhezas de uma África cheia de novidades e diferenças.

DESMISTIFICANDO A AFRICA

“Precisamos lembrar que a África é um continente imenso, com 54 países e, assim como o continente americano ou o europeu, possui uma vasta variedade de tradições, idiomas, culturas, climas, vegetações, povos e realidades. Temos que concordar que falar de qualquer coisa em relação a África neste tom reducionista é como resumir a América pelos Estados Unidos”. (AUTORA Victória Holzbach)

VISITA DE CONHECIMENTOS: FORMA DE CONHECER AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

“O objetivo da atividade é complementar e ampliar os conhecimentos das tradições religiosas já estudadas em sala de aula, conhecendo os lugares e as referências físicas (templos ou prédios com funções religiosas). O conhecimento mais rico das diferentes religiões nem sempre está disponível e compreensível em livros, vídeos ou na internet”. (AUTOR Nei Alberto Pies).

Sugestões para uma prática pedagógica
Ler o texto e discutir a importância das visitas de conhecimento para entender as religiões. Após, Levantar, junto aos estudantes, os templos religiosos de sua cidade. Se possível, organizar uma visita dirigida a estes templos, com combinações prévias com seus responsáveis. Nesta visita, conhecerão o local e receberão breves informações e conhecimentos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Berel Natan Engelman, a parceria dos professores e professoras com as lideranças religiosas garante que o Ensino Religioso seja tratado como Área do Conhecimento, na perspectiva do diálogo Interreligioso.

  2. Professor Nei, mais uma vez o parabenizo pelo seu trabalho incessante em prol das Culturas, sendo sempre imparcial com as diversas religiões e buscando conhecimentos. Um abraço com Shalom! Berel Natan Engelman – Presidente e Líder Espíritual da Sociedade União Israelita de Passo Fundo

DEIXE UMA RESPOSTA