As temáticas apresentadas para a filosofia procuram caracterizar o objeto do conhecimento, que é o pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, remetem sempre ao que é filosofar?, aos grandes temas abordados pelos filósofos ao longo da história da humanidade , qual é o papel da lógica e da ética. A filosofia, ou o filosofar, devem ajudar a problematizar o nosso cotidiano, em busca de respostas mais elaboradas e mais consistentes e conscientes.
Seguem 26 reflexões que foram selecionadas como subsídios para o trabalho de professores e professoras que atuam com Filosofia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O QUE É FILOSOFAR?
“Existir, por si só, é algo misterioso… Afinal, quem somos nós? Qual o sentido das nossas vidas? O que significa dizer que somos livres? E até que ponto podemos conhecer a realidade? Eis, aqui, a nossa própria existência em questão. Pois tais interrogações, dentre tantas outras, incidem sobre a compreensão que possamos ter das nossas vidas, como das nossas relações com os outros, e afetam a nossa visão do mundo, se paramos para pensar…” (AUTOR Sérgio Sardi).
Sugestões de uma prática pedagógica
Esta prática pedagógica pode ser aplicada em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objetos de Conhecimento: “O homem como um ser que pensa/A arte de perguntar, Habilidades: “pensar sobre o ato de aprender, o tempo, os modos de aprender, a responsabilidade, o desejo e a autonomia/estabelecer a distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar como reflexão”.
Questões que fazem pensar: (elaboradas por professor Alex Rosset)
- 1) Por que a sabedoria nunca se apresenta de forma acabada?
- 2) De todas as questões apresentadas pelo texto, qual delas você considera a mais importante? Justifique.
- 3) Desde sua origem na Grécia Antiga, o que a filosofia necessita para se desenvolver?
- 4) Para que servem a perplexidade e admiração na filosofia?
- 5) Explique como o diálogo pode ser uma ferramenta da filosofia?
- 6) A filosofia é algo desafiador: “Surge assim um convite a pensar naquilo que é, ainda, não-pensado, a ir ao encontro dos nossos próprios limites, condição de sua superação”. Você é capaz de pensar numa frase que motiva o sentido de sua vida? Escreva.
DESCONECTADOS, EM REDE?
“Sou usuário das “redes sociais”, acompanho o que pessoas próximas e distantes publicam em seus perfis, interajo com alguns post, “curto”, “comento” “compartilho”, mas também fico irritado, perplexo indignado diante de outros. Pensado sobre essas duas atitudes, surgiu a necessidade deste texto que, mesmo que pessoal, nasceu para permitir reflexão”. (AUTOR: Marciano Pereira)
Sugestões de uma prática pedagógica
Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto do Conhecimento: “Eu, adolescente, no tempo e espaço”, Habilidade: “refletir a relação dos jovens com as mídias e outros grupos sociais”.
Questões que fazem pensar (elaboradas pelo professor Alex Rosset)
- A partir da leitura do texto, promover discussão com estudantes sobre a forma como estes utilizam as redes sociais.
- Levantar situações, no quadro, sobre situações em que o uso das redes sociais revelam o egoísmo e a maldade das pessoas e outras situações onde o uso das redes pode promover ações solidárias e humanizantes.
- Fazer caça palavras que segue.
CAIXA DE PANDORA
“Segundo a mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher da terra, criada por ordem de Zeus. Ela teve em seu poder um jarro contendo todos os males do mundo. Conhecido como a Caixa de Pandora, esse recipiente não deveria jamais ser aberto. Pandora, no entanto, não resiste à curiosidade (talvez maldade ou ingenuidade) e abre a caixa. Uma vez aberta, não é mais possível impedir que o horror se espalhe pelo mundo”. (AUTORA: Tatiana François Motta)
Para acessar o texto, clique aqui.
Sugestões de uma prática pedagógica
Esta prática pedagógica pode ser aplicada em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, Objetos do Conhecimento Conflitos morais e éticos/Refletindo sobre temas voltados à ética e à moral, Habilidade: “refletir filosoficamente algumas situações morais e éticas ( a partir de histórias) presente nas relações do homem em sociedade, para melhor pensar e criar saídas aos problemas cotidianos.
Questões que fazem pensar. (elaboradas pelo professor Alex Rosset)
- 1) Pesquise e faça resumo do mito grego “A caixa de pandora”.
- 2) Qual o único elemento que permaneceu na caixa de pandora? Porque ela sempre se mantém?
- 3) Faça uma lista de ao menos cinco grandes males que atingem o Brasil atualmente.
- 4) Segundo o texto como se explica a viabilidade da civilização desenvolver-se?
- 5) Qual atitude devemos ter diante dos males que estão ao nosso redor?
- 6) De que maneira podemos manter controlada nossa pulsão destrutiva?
O QUE É IGNORÂNCIA?
“Desde a relativização de dados e estudos sobre meio ambiente e saúde pública, até a contestação absurda de descobertas científicas, a postura da sociedade tende a enaltecer o senso comum e equiparar opinião pessoal a conhecimento acadêmico e científico”. (AUTORA: Tatiana François Motta).
Para acessar o texto, clique aqui.
CONCEITOS DE AMIZADE, AMOR E AFETOS
” Redescobrir-se como um ser em permanente relação com os outros pode ser a grande contribuição que cada um, individualmente, pode oferecer para a elevação de uma nova consciência de humanidade. Reconhecer e vivenciar valores como a solidariedade, a amizade, o amor, a partilha, a alteridade pode nos possibilitar um mundo onde existam menos violentos e menos violentados”. (AUTOR: Nei Alberto Pies)
Para acessar o texto, clique aqui.
COMO VER O MUNDO: FILOSOFO E CIDADÃO
Nossas crianças estão sendo educadas, já corporalmente, para o imediatismo das imagens. O imediatismo, ou seja, o sem mediação, é antes de tudo o rápido. Acesso e entendimento precisam, agora, de velocidade. As pessoas aceleram meus vídeos. Não querem pensar. Se irritam se não recebem toda a informação de uma vez só, como quem recebe um tapa na cara, e não um beijo. São pessoas que já foram educadas pela minha neta. Que sabe beijar já, mas que estará propensa a estapear, aposto. (AUTOR Paulo Ghiraldelli)
Para acessar o texto, clique aqui.
SENTIDO DE VIDA
“A religião e a filosofia são duas doutrinas de salvação exatamente por elaborarem, sistematicamente, aquilo que seria o essencial numa ordem hierárquica de valores, não só para viver, mas bem viver”. (AUTOR Gilmar Zampieri)
Para acessar o texto, clique aqui.
Sugestões de uma prática pedagógica
Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto de Conhecimento “Eu, adolescente no tempo e no espaço”, Habilidade “discutir a fase típica da vida adolescente: sentimentos, conflitos, desejos para refletir sobre os conflitos com olhar mais aberto e consciente”.
Questões que fazem pensar. (elaboradas pelo professor Alex Rosset)
- 1) Por que a vida do ser humano não pode ser definida apenas como biológica?
- 2) O que foi decisivo para Frankl manter-se vivo enquanto enfrentava uma vida de privações e de presença excessiva do mal?
- 3) Faça uma pesquisa sobre logoterapia e escreva um parágrafo resumindo no que consiste.
- 4) Exemplifique como podemos formular o sentido da vida segundo o texto.
- 5) Pergunte no seu círculo de convivência, pais, avós, tios(as), qual o sentido da vida para eles. Organize as respostas e traga para compartilhar com os colegas.
- 6) Quais são as quatro teorias sobre o sentido de vida que são apresentadas no vídeo que está publicado no texto?
CRONICA SOBRE EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
“Mas a denúncia estava lá, dentro e fora de uma igreja da França. A dor de que fui tomada era imensa. Vivi intensamente a gentileza e a elegância daquelas pessoas que jogavam, que confraternizavam e denunciavam uma situação que todos conhecemos no Brasil, o país que mais mata pessoas LGBTs do mundo”. (AUTORA Sueli Ghelen Frosi)
Para acessar o texto, clique aqui.
A IMPORTÂNCIA DE LER
“Afinal, gostar de ler exige uma série de situações pelas quais é preciso passar: a primeira é a descoberta do valor da leitura; a segunda é a curiosidade pelas novidades que os livros trazem; a terceira é ter livros ou impressos ao alcance das mãos. Tais fatores aparecem, principalmente, quando as bibliotecas estão por perto e são facilmente visitáveis, fornecendo livros emprestados”. (AUTOR: Padre Cesar Moreira)
Para acessar o texto, clique aqui.
MITO DA CAVERNA HOJE
“Seguindo os ensinamentos de Sócrates, Platão indica que para atingir o mundo verdadeiro, o indivíduo deve exercitar o pensamento crítico e racional, transcendendo os limites dos sentidos básicos. De acordo com essa história, as pessoas que vivem em uma grande caverna, estão presas por correntes, que as forçam a estar fixadas com a olhar para as paredes em que estão projetadas as sombras”. (AUTOR Israel Kujawa)
Para acessar o texto, clique aqui.
Sugestões de uma prática pedagógica
Questões que fazem pensar.
Após leitura e compreensão do texto, discutir, em círculo, que novas formas de alienação o mundo moderno apresenta aos jovens de hoje? Que ilusões, que falsas ideias ainda rodeiam o imaginário dos adolescentes e jovens?
O AMOR EM SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES
“Os agressores e assassinos pareciam falar com a mesma propriedade como Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos que ama”; como São Francisco: “Por amor deixei todos os bens e optei pela irmã pobreza.” Justificam-se como Tereza de Calcutá: “Por amor entreguei minha vida aos pobres e doentes.” Quem lhes deu autoridade para a profanação do amor”. (AUTOR Pablo Morenno)
Para acessar o texto, clique aqui.
FILOSOFIA NO DIA A DIA
“Duvido que alguém tenha saído daquela sala sem ter sido profundamente afetado. Certamente aquela meninada tinha a impressão de que a filosofia fosse algo abstrato, fruto de conceitos que, através da história da filosofia diferentes pensadores elaboraram para entender os valores, a natureza, a beleza, o homem, cada um à sua maneira”. (AUTORA Sueli Ghelen Frosi)
Para acessar o texto, clique aqui.
JOVENS ESTACIONADOS NO PRESENTE –SEM PERSPECTIVAS?
“A revolução da Internet – mas de modo particular o Facebook, WhatsApp e o Instagram – levou uma boa parte da população, homens e mulheres, a estacionar no presente. Um presente fortemente marcado por uma conduta narcisista, no amplo espectro do individualismo moderno ou pósmoderno. E não se trata somente da adolescência e da juventude, como muitas vezes se nota em visões estereotipadas”. (AUTOR Alfredo Gonçalves).
Para acessar o texto, clique aqui.
Sugestões de uma prática pedagógica
Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto de Conhecimento “Eu, adolescente no tempo e no espaço”, Habilidade “discutir a fase típica da vida adolescente: sentimentos, conflitos, desejos para refletir sobre os conflitos com olhar mais aberto e consciente”.
Questões que fazem pensar
- Será que o autor tem razão em afirmar que as redes sociais tornaram os adolescentes, jovens e adultos mais individualistas, egoístas e narcisistas?
- O que você entendeu desta frase: “Tudo e todos podem ser objetos desse jogo onde está em campo um exagerado apaixonar-se por si mesmo e pela própria performance”?
- Qual é a mensagem do vídeo “Geração sem filtro”?
- O que o filósofo brasileiro Sérgio Cortella quis dizer no vídeo Z – Geração do Agora?
QUEM SOU EU?
“Nós somos constituídos por pessoas. Eu não sou eu. Eu sou o outro. A vida do outro que viveu pra mim. E eu vou constituindo outras pessoas. Assim nós nos tornamos eternos”. (AUTOR Laércio Fernandes dos Santos).
Para acessar o texto, clique aqui.
LIBERDADE EXISTE?
“Segundo a filosofia, liberdade é a independência do ser humano. Isto é o mesmo que ter autonomia, porém, na prática, restam os questionamentos de que liberdade é utopia. Sartre, Descartes, Kant e Marx tiveram o cuidado de questionar o conceito. No dia-a-dia fica evidente a nossa incapacidade de sermos realmente livres.” (AUTOR Sueli Ghelen Frosi).
Para acessar o texto, clique aqui.
VERDADE E CONHECIMENTO
“Acredito que o conhecimento tem o propósito de atrair e incentivar as pessoas para a busca do novo, sem nenhum trauma, humilhação ou opressão. Talvez esse seja o ensino que liberta o indivíduo, que demonstra amor pelo próximo e pelo coletivo, e que como diz Paulo Freire impregna de sentido aquilo que fazemos a cada instante”. (AUTOR Ricardo Germani)
Para acessar o texto, clique aqui.
DERROTA DO PENSAMENTO?
“Não é apenas o pensamento diplomado que está sendo derrotado. Trata-se também do pensamento de quem busca a verdade através da leitura e do conhecimento de diversas fontes, e se trata do saber ancestral e baseado nas experiências vividas, que não pode ser desprezado pelo saber imediato e sem relação com nada, além da própria impressão da realidade, influenciada pelos meios de (des)informação que hoje dispomos”. (AUTOR: Rui Antonio de Souza).
Para acessar o texto, clique aqui.
ONDE ESTÁ NOSSA HUMANIDADE?
“Os teólogos também fazem perguntas essenciais, mas eles sempre são socorridos pelo além, pela revelação que vem de fora. O filósofo não. O filósofo está no limite da razão. No máximo pode ter intuições e inspirações humanas, demasiadas humanas, mas nunca divinas. O que lhe é limite é, contudo, sua grandeza”. (AUTOR Gilmar Zampieri).
Para acessar o texto, clique aqui.
DEFINIÇÕES DO SER HUMANO
“Diferentemente de Aristófanes que diz que o amor é satisfação no encontro com o objeto amado, Sócrates diz que o amor é desejo e desejo é desejo de algo que nos falta. Acontece que não há objeto que satisfaça o desejo, e o próprio Sócrates diz que há uma escalada de desejos passando de um corpo belo físico e particular, ascendendo para os belos corpos, avançando para as ciências do belo e para o Belo em si…! Amar é, pois, adiar constantemente a satisfação, porque na medida em que se alcança o objeto amado, deseja-se outra coisa e outra coisa e outra coisa, sem fim…” (AUTOR: Gilmar Zampieri)
Para acessar o texto, clique aqui.
O PREÇO POR NÃO SABER
– Teu barato te custou muito caro, pois contratando pessoas incompetentes, perdeste três dias de produção. Da minha parte, levei anos para cursar uma boa faculdade. Ralei noites a fio, preparando-me para as provas, exames e estágios. E mais, continuo a viajar em busca dos saberes globalizados. Tudo tem seu preço, Senhor! (AUTOR Eládio Weschenfelder)
Para acessar o texto, clique aqui.
COMO NOS TORNAMOS HUMANOS?
“Nosso maior palco é a vida e nela somos eternos aprendizes. Nosso maior desafio é a humanização, através do conhecimento. O conhecimento nos torna melhor seres humanos. A escola e a vida são oportunidades de aprendizagem, socialização e construção de conhecimentos. Humanizar é um dos maiores desafios da atualidade”. (AUTOR: Nei Alberto Pies)
Para acessar o texto, clique aqui.
FALAR E ESCUTAR
“Os bons “escutadores” andam sumidos e fazem muita falta no atual momento histórico. Quando temos poucos dispostos a nos ouvir, criamos diferentes maneiras de comunicar as nossas alegrias, dores e angústias de ser humano, como também nossas bestialidades. Amplia-se, então, geralmente, ainda mais nossa incompreensão por parte dos outros”. (AUTOR Nei Alberto Pies)
Para acessar o texto, clique aqui.
O TATU FILOSOFANTE
“O tatu há muito não dormia, pois não queria mais sonhos. Mas descobriu que a vida sem sonhos não tem graça. Era um sujeito sem casa, sem nome, sem roupa, sem problemas, sem saber. Mas sem sonhos, para que viver? (AUTORA Rosangela Trajano)
Para acessar o texto, clique aqui.
RELAÇÃO SER HUMANO E DEMAIS ANIMAIS
“A questão é a relação dos humanos para com os animais que muito precisamente pode ser qualificada de prática nazista de holocausto em campos de concentração. Há um holocausto diário em ação e as vítimas são os mais inofensivos e inocentes possíveis, os animais. Os animais são de Deus, a bestialidade é dos homens (Platão).(AUTOR Gilmar Zampieri)
Para acessar o texto, clique aqui.
SOMOS FOGUEIRINHAS
“Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo”. (Conto de Eduardo Galeano)
Para acessar o texto, clique aqui.
IDEIAS SÃO LENTES
“Há algo de estranho e admirável no mundo. Pensar, por exemplo, que tudo poderia simplesmente não existir, ou que sequer sabemos o que somos, para onde vamos e qual o sentido de tudo… pode até causar vertigens. Pois, são muitas, e são decisivas as perguntas que surgem quando indagamos o sentido último de tudo o que nos cerca”. (AUTOR Sérgio Sardi).