Conhecimentos e habilidades filosóficas

3927

As temáticas apresentadas para a filosofia procuram caracterizar o objeto do conhecimento, que é o pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, remetem sempre ao que é filosofar?, aos grandes temas abordados pelos filósofos ao longo da história da humanidade , qual é o papel da lógica e da ética. A filosofia, ou o filosofar, devem ajudar a problematizar o nosso cotidiano, em busca de respostas mais elaboradas e mais consistentes e conscientes.

Seguem 26 reflexões que foram selecionadas como subsídios para o trabalho de professores e professoras que atuam com Filosofia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.



O QUE É FILOSOFAR?

“Existir, por si só, é algo misterioso…  Afinal, quem somos nós? Qual o sentido das nossas vidas? O que significa dizer que somos livres? E até que ponto podemos conhecer a realidade? Eis, aqui, a nossa própria existência em questão. Pois tais interrogações, dentre tantas outras, incidem sobre a compreensão que possamos ter das nossas vidas, como das nossas relações com os outros, e afetam a nossa visão do mundo, se paramos para pensar…” (AUTOR Sérgio Sardi).

Acesse o texto clicando aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Esta prática pedagógica pode ser aplicada em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objetos de Conhecimento: “O homem como um ser que pensa/A arte de perguntar, Habilidades: “pensar sobre o ato de aprender, o tempo, os modos de aprender, a responsabilidade, o desejo e a autonomia/estabelecer a distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar como reflexão”.

Questões que fazem pensar: (elaboradas por professor Alex Rosset)

  • 1) Por que a sabedoria nunca se apresenta de forma acabada?
  • 2) De todas as questões apresentadas pelo texto, qual delas você considera a mais importante? Justifique.
  • 3) Desde sua origem na Grécia Antiga, o que a filosofia necessita para se desenvolver?
  • 4) Para que servem a perplexidade e admiração na filosofia?
  • 5) Explique como o diálogo pode ser uma ferramenta da filosofia?
  • 6) A filosofia é algo desafiador: “Surge assim um convite a pensar naquilo que é, ainda, não-pensado, a ir ao encontro dos nossos próprios limites, condição de sua superação”. Você é capaz de pensar numa frase que motiva o sentido de sua vida? Escreva.



DESCONECTADOS, EM REDE?

“Sou usuário das “redes sociais”, acompanho o que pessoas próximas e distantes publicam em seus perfis, interajo com alguns post, “curto”, “comento” “compartilho”, mas também fico irritado, perplexo indignado diante de outros. Pensado sobre essas duas atitudes, surgiu a necessidade deste texto que, mesmo que pessoal, nasceu para permitir reflexão”. (AUTOR: Marciano Pereira)

Acesse o texto clicando aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto do Conhecimento: “Eu, adolescente, no tempo e espaço”, Habilidade: “refletir a relação dos jovens com as mídias e outros grupos sociais”.

Questões que fazem pensar (elaboradas pelo professor Alex Rosset)

  1. A partir da leitura do texto, promover discussão com estudantes sobre a forma como estes utilizam as redes sociais.
  2. Levantar situações, no quadro, sobre situações em que o uso das redes sociais revelam o egoísmo e a maldade das pessoas e outras situações onde o uso das redes pode promover ações solidárias e humanizantes.
  3. Fazer caça palavras que segue.



CAIXA DE PANDORA

“Segundo a mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher da terra, criada por ordem de Zeus. Ela teve em seu poder um jarro contendo todos os males do mundo. Conhecido como a Caixa de Pandora, esse recipiente não deveria jamais ser aberto. Pandora, no entanto, não resiste à curiosidade (talvez maldade ou ingenuidade) e abre a caixa. Uma vez aberta, não é mais possível impedir que o horror se espalhe pelo mundo”. (AUTORA: Tatiana François Motta)

Para acessar o texto, clique aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Esta prática pedagógica pode ser aplicada em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, Objetos do Conhecimento Conflitos morais e éticos/Refletindo sobre temas voltados à ética e à moral, Habilidade: “refletir filosoficamente algumas situações morais e éticas ( a partir de histórias) presente nas relações do homem em sociedade, para melhor pensar e criar saídas aos problemas cotidianos.

Questões que fazem pensar. (elaboradas pelo professor Alex Rosset)

  • 1) Pesquise e faça resumo do mito grego “A caixa de pandora”.
  • 2) Qual o único elemento que permaneceu na caixa de pandora? Porque ela sempre se mantém?
  • 3) Faça uma lista de ao menos cinco grandes males que atingem o Brasil atualmente.
  • 4) Segundo o texto como se explica a viabilidade da civilização desenvolver-se?
  • 5) Qual atitude devemos ter diante dos males que estão ao nosso redor?
  • 6) De que maneira podemos manter controlada nossa pulsão destrutiva?



O QUE É IGNORÂNCIA?

“Desde a relativização de dados e estudos sobre meio ambiente e saúde pública, até a contestação absurda de descobertas científicas, a postura da sociedade tende a enaltecer o senso comum e equiparar opinião pessoal a conhecimento acadêmico e científico”. (AUTORA: Tatiana François Motta).

Para acessar o texto, clique aqui.



CONCEITOS DE AMIZADE, AMOR E AFETOS

” Redescobrir-se como um ser em permanente relação com os outros pode ser a grande contribuição que cada um, individualmente, pode oferecer para a elevação de uma nova consciência de humanidade. Reconhecer e vivenciar valores como a solidariedade, a amizade, o amor, a partilha, a alteridade pode nos possibilitar um mundo onde existam menos violentos e menos violentados”. (AUTOR: Nei Alberto Pies)

Para acessar o texto, clique aqui.



COMO VER O MUNDO: FILOSOFO E CIDADÃO

Nossas crianças estão sendo educadas, já corporalmente, para o imediatismo das imagens. O imediatismo, ou seja, o sem mediação, é antes de tudo o rápido. Acesso e entendimento precisam, agora, de velocidade. As pessoas aceleram meus vídeos. Não querem pensar. Se irritam se não recebem toda a informação de uma vez só, como quem recebe um tapa na cara, e não um beijo. São pessoas que já foram educadas pela minha neta. Que sabe beijar já, mas que estará propensa a estapear, aposto. (AUTOR Paulo Ghiraldelli)

Para acessar o texto, clique aqui.



SENTIDO DE VIDA

“A religião e a filosofia são duas doutrinas de salvação exatamente por elaborarem, sistematicamente, aquilo que seria o essencial numa ordem hierárquica de valores, não só para viver, mas bem viver”. (AUTOR Gilmar Zampieri)

Para acessar o texto, clique aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto de Conhecimento “Eu, adolescente no tempo e no espaço”, Habilidade “discutir a fase típica da vida adolescente: sentimentos, conflitos, desejos para refletir sobre os conflitos com olhar mais aberto e consciente”.

Questões que fazem pensar. (elaboradas pelo professor Alex Rosset)

  • 1) Por que a vida do ser humano não pode ser definida apenas como biológica?
  • 2) O que foi decisivo para Frankl manter-se vivo enquanto enfrentava uma vida de privações e de presença excessiva do mal?
  • 3) Faça uma pesquisa sobre logoterapia e escreva um parágrafo resumindo no que consiste.
  • 4) Exemplifique como podemos formular o sentido da vida segundo o texto.
  • 5) Pergunte no seu círculo de convivência, pais, avós, tios(as), qual o sentido da vida para eles. Organize as respostas e traga para compartilhar com os colegas.
  • 6) Quais são as quatro teorias sobre o sentido de vida que são apresentadas no vídeo que está publicado no texto?



CRONICA SOBRE EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE

“Mas a denúncia estava lá, dentro e fora de uma igreja da França. A dor de que fui tomada era imensa. Vivi intensamente a gentileza e a elegância daquelas pessoas que jogavam, que confraternizavam e denunciavam uma situação que todos conhecemos no Brasil, o país que mais mata pessoas LGBTs do mundo”. (AUTORA Sueli Ghelen Frosi)

Para acessar o texto, clique aqui.



A IMPORTÂNCIA DE LER

“Afinal, gostar de ler exige uma série de situações pelas quais é preciso passar: a primeira é a descoberta do valor da leitura; a segunda é a curiosidade pelas novidades que os livros trazem; a terceira é ter livros ou impressos ao alcance das mãos. Tais fatores aparecem, principalmente, quando as bibliotecas estão por perto e são facilmente visitáveis, fornecendo livros emprestados”. (AUTOR: Padre Cesar Moreira)

Para acessar o texto, clique aqui.



MITO DA CAVERNA HOJE

“Seguindo os ensinamentos de Sócrates, Platão indica que para atingir o mundo verdadeiro, o indivíduo deve exercitar o pensamento crítico e racional, transcendendo os limites dos sentidos básicos. De acordo com essa história, as pessoas que vivem em uma grande caverna, estão presas por correntes, que as forçam a estar fixadas com a olhar para as paredes em que estão projetadas as sombras”. (AUTOR Israel Kujawa)

Para acessar o texto, clique aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Questões que fazem pensar.

Após leitura e compreensão do texto, discutir, em círculo, que novas formas de alienação o mundo moderno apresenta aos jovens de hoje? Que ilusões, que falsas ideias ainda rodeiam o imaginário dos adolescentes e jovens?



O AMOR EM SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES

“Os agressores e assassinos pareciam falar com a mesma propriedade como Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos que ama”; como São Francisco: “Por amor deixei todos os bens e optei pela irmã pobreza.” Justificam-se como Tereza de Calcutá: “Por amor entreguei minha vida aos pobres e doentes.” Quem lhes deu autoridade para a profanação do amor”. (AUTOR Pablo Morenno)

Para acessar o texto, clique aqui.



FILOSOFIA NO DIA A DIA

“Duvido que alguém tenha saído daquela sala sem ter sido profundamente afetado. Certamente aquela meninada tinha a impressão de que a filosofia fosse algo abstrato, fruto de conceitos que, através da história da filosofia diferentes pensadores elaboraram para entender os valores, a natureza, a beleza, o homem, cada um à sua maneira”. (AUTORA Sueli Ghelen Frosi)

Para acessar o texto, clique aqui.




JOVENS ESTACIONADOS NO PRESENTE –SEM PERSPECTIVAS?

“A revolução da Internet – mas de modo particular o Facebook, WhatsApp e o Instagram – levou uma boa parte da população, homens e mulheres, a estacionar no presente. Um presente fortemente marcado por uma conduta narcisista, no amplo espectro do individualismo moderno ou pósmoderno. E não se trata somente da adolescência e da juventude, como muitas vezes se nota em visões estereotipadas”. (AUTOR Alfredo Gonçalves).

Para acessar o texto, clique aqui.

Sugestões de uma prática pedagógica

Esta prática pedagógica pode ser aplicada a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, Unidade temática Ética e Lógica, Objeto de Conhecimento “Eu, adolescente no tempo e no espaço”, Habilidade “discutir a fase típica da vida adolescente: sentimentos, conflitos, desejos para refletir sobre os conflitos com olhar mais aberto e consciente”.

Questões que fazem pensar

  1. Será que o autor tem razão em afirmar que as redes sociais tornaram os adolescentes, jovens e adultos mais individualistas, egoístas e narcisistas?
  2. O que você entendeu desta frase: “Tudo e todos podem ser objetos desse jogo onde está em campo um exagerado apaixonar-se por si mesmo e pela própria performance”?
  3. Qual é a mensagem do vídeo “Geração sem filtro”?
  4. O que o filósofo brasileiro Sérgio Cortella quis dizer no vídeo Z – Geração do Agora?




QUEM SOU EU?

“Nós somos constituídos por pessoas. Eu não sou eu. Eu sou o outro. A vida do outro que viveu pra mim. E eu vou constituindo outras pessoas. Assim nós nos tornamos eternos”. (AUTOR Laércio Fernandes dos Santos).

Para acessar o texto, clique aqui.



LIBERDADE EXISTE?

“Segundo a filosofia, liberdade é a independência do ser humano. Isto é o mesmo que ter autonomia, porém, na prática, restam os questionamentos de que liberdade é utopia. Sartre, Descartes, Kant e Marx tiveram o cuidado de questionar o conceito. No dia-a-dia fica evidente a nossa incapacidade de sermos realmente livres.” (AUTOR Sueli Ghelen Frosi).

Para acessar o texto, clique aqui.



VERDADE E CONHECIMENTO

“Acredito que o conhecimento tem o propósito de atrair e incentivar as pessoas para a busca do novo, sem nenhum trauma, humilhação ou opressão. Talvez esse seja o ensino que liberta o indivíduo, que demonstra amor pelo próximo e pelo coletivo, e que como diz Paulo Freire impregna de sentido aquilo que fazemos a cada instante”. (AUTOR Ricardo Germani)

Para acessar o texto, clique aqui.



DERROTA DO PENSAMENTO?

“Não é apenas o pensamento diplomado que está sendo derrotado. Trata-se também do pensamento de quem busca a verdade através da leitura e do conhecimento de diversas fontes, e se trata do saber ancestral e baseado nas experiências vividas, que não pode ser desprezado pelo saber imediato e sem relação com nada, além da própria impressão da realidade, influenciada pelos meios de (des)informação que hoje dispomos”. (AUTOR: Rui Antonio de Souza).

Para acessar o texto, clique aqui.



ONDE ESTÁ NOSSA HUMANIDADE?

“Os teólogos também fazem perguntas essenciais, mas eles sempre são socorridos pelo além, pela revelação que vem de fora. O filósofo não. O filósofo está no limite da razão. No máximo pode ter intuições e inspirações humanas, demasiadas humanas, mas nunca divinas. O que lhe é limite é, contudo, sua grandeza”. (AUTOR Gilmar Zampieri).

Para acessar o texto, clique aqui.




DEFINIÇÕES DO SER HUMANO

“Diferentemente de Aristófanes que diz que o amor é satisfação no encontro com o objeto amado, Sócrates diz que o amor é desejo e desejo é desejo de algo que nos falta. Acontece que não há objeto que satisfaça o desejo, e o próprio Sócrates diz que há uma escalada de desejos passando de um corpo belo físico e particular, ascendendo para os belos corpos, avançando para as ciências do belo e para o Belo em si…! Amar é, pois, adiar constantemente a satisfação, porque na medida em que se alcança o objeto amado, deseja-se outra coisa e outra coisa e outra coisa, sem fim…” (AUTOR: Gilmar Zampieri)

Para acessar o texto, clique aqui.



O PREÇO POR NÃO SABER

– Teu barato te custou muito caro, pois contratando pessoas incompetentes, perdeste três dias de produção. Da minha parte, levei anos para cursar uma boa faculdade. Ralei noites a fio, preparando-me para as provas, exames e estágios. E mais, continuo a viajar em busca dos saberes globalizados. Tudo tem seu preço, Senhor! (AUTOR Eládio Weschenfelder)

Para acessar o texto, clique aqui.



COMO NOS TORNAMOS HUMANOS?

“Nosso maior palco é a vida e nela somos eternos aprendizes. Nosso maior desafio é a humanização, através do conhecimento. O conhecimento nos torna melhor seres humanos. A escola e a vida são oportunidades de aprendizagem, socialização e construção de conhecimentos. Humanizar é um dos maiores desafios da atualidade”. (AUTOR: Nei Alberto Pies)

Para acessar o texto, clique aqui.



FALAR E ESCUTAR

“Os bons “escutadores” andam sumidos e fazem muita falta no atual momento histórico. Quando temos poucos dispostos a nos ouvir, criamos diferentes maneiras de comunicar as nossas alegrias, dores e angústias de ser humano, como também nossas bestialidades. Amplia-se, então, geralmente, ainda mais nossa incompreensão por parte dos outros”. (AUTOR Nei Alberto Pies)

Para acessar o texto, clique aqui.



O TATU FILOSOFANTE

“O tatu há muito não dormia, pois não queria mais sonhos. Mas descobriu que a vida sem sonhos não tem graça. Era um sujeito sem casa, sem nome, sem roupa, sem problemas, sem saber. Mas sem sonhos, para que viver? (AUTORA Rosangela Trajano)

Para acessar o texto, clique aqui.



RELAÇÃO SER HUMANO E DEMAIS ANIMAIS

“A questão é a relação dos humanos para com os animais que muito precisamente pode ser qualificada de prática nazista de holocausto em campos de concentração. Há um holocausto diário em ação e as vítimas são os mais inofensivos e inocentes possíveis, os animais. Os animais são de Deus, a bestialidade é dos homens (Platão).(AUTOR Gilmar Zampieri)

Para acessar o texto, clique aqui.



SOMOS FOGUEIRINHAS

“Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo”. (Conto de Eduardo Galeano)

Para acessar o texto, clique aqui.



IDEIAS SÃO LENTES

“Há algo de estranho e admirável no mundo. Pensar, por exemplo, que tudo poderia simplesmente não existir, ou que sequer sabemos o que somos, para onde vamos e qual o sentido de tudo… pode até causar vertigens. Pois, são muitas, e são decisivas as perguntas que surgem quando indagamos o sentido último de tudo o que nos cerca”. (AUTOR Sérgio Sardi).

Para acessar o texto, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA