Douglas Pereto é um colega professor da rede estadual que, a partir de 2025, integrará a Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Será um entre os 17 vereadores e 04 vereadoras eleitos/as para a nova legislatura.
Há cinco anos atrás, em 2019, entrevistávamos Pereto para repercutir interessante texto de sua autoria, recém publicado à época, no site, intitulado “Matam os professores aos poucos”. (Segue link: www.neipies.com/por-que-matam-os-professores-aos-poucos/)
Na ocasião, Douglas Pereto assim se manifestou sobre a conjuntura da educação à época: “Nossa situação é como um desastre, para o qual concorrem diversas falhas: governos incompetentes e covardes, descontinuidade de linhas pedagógicas, disputas internas e trampolins políticos. Hoje, olhamos desconfiados para qualquer um que diga ser nosso defensor, até porque o acirramento político nacional tem nos rotulado pejorativamente”.
Em 2024, queremos repercutir a eleição do professor Douglas Pereto vereador. Douglas Pereto elegeu-se suplente de vereador pelo PSD, mas assumirá cadeira na Câmara de Vereadores já a partir de 2025, uma vez que seus colegas de partido assumirão secretarias junto ao governo municipal. Queremos repercutir seus propósitos no trabalho legislativo e a importância da representatividade de seu mandato junto aos professores e professoras da rede pública e privada.
***
Conte-nos um pouco da tua trajetória e dedicação à educação.
Pereto: iniciei minha trajetória como bolsista da Socrebe da Santa Marta, entre 94 e 96, para pagar a licenciatura em Letras da UPF, atuando em oficinas de futebol, redação, teatro e reciclagem de lixo. Em 2000, fui nomeado para o Instituto Estadual Cecy Leite Costa, como professor de Literatura. Estou lá até hoje, em sala de aula e na vice-direção.
Também atuei onze anos como coordenador de turno do Colégio Marista Conceição. Já lecionei em cursinhos preparatórios pré-vestibulares na região Norte e Nordeste do estado, além de Passo Fundo. Tive uma rápida passagem na então IMED, hoje Atitus.
De que forma a política foi fazendo parte da tua vida e tua trajetória pessoal e social?
Pereto: Desde criança admirava a figura de Pedro Simon, depois Brizola. Meu primeiro voto foi em 1989, com 16 anos de idade.
Vindo de Porto Alegre para cá, em 1994, me filiei ao PMDB, tendo sido por quatro anos presidente da Juventude partidária. Em seguida assumi a assessoria de imprensa do prefeito Júlio Teixeira, com o qual aprendo muito até hoje. Ainda naquela gestão fui Coordenador das Associações de Bairros. Paralelo a isso, na UPF, participei da reorganização do Diretório Acadêmico América Latina Livre, no IFCH e, posteriormente, do DCE, durante todo período acadêmico, conhecendo e atuando junto a diversas matizes partidárias.
Em 2000 concorri pela primeira vez a vereador, obtendo 316 votos, algo relevante para quem era um desconhecido. Já em 2004, como professor e vice-diretor da escola, encarei o desafio novamente, obtendo 958 votos.
A expectativa nesse ano era quebrar a barreira dos mil votos. Mesmo assim, a segunda suplência e os 879 votos foram suficientes para chegar ao Legislativo.
Quais serão as maiores bandeiras do teu mandato parlamentar?
Pereto: Pretendo atuar, por óbvio, pela educação, partindo dela como instrução e chegando a todas possibilidades que ela descortina, já que a cada unidade monetária investida, valores maiores retornam em segurança, saúde, emprego e renda, principalmente.
Alguns projetos, pedidos e indicações já estão sendo preparados, como: lei dos grêmios estudantis, Escola de líderes, Bairro-base, atenção ao interior.
Como será a relação com as demandas da comunidade e as demandas dos profissionais da educação, bem como da educação, de modo geral?
Pereto: Sei que sou um entre outras duas dezenas, dentro de um dos três poderes municipais, com limitações de atuação e orçamentos. Pretendo atuar nas necessidades básicas e urgentes para, com o aprendizado junto a todos atores envolvidos, representar e atuar em temas de maior complexidade, pela categoria da qual faço parte.
Isso não exclui as redes estadual e particular, visto que todos moram no município. Para tanto, conversar e chegar a um ponto de convergência com toda legislatura será fundamental.
Qual é, na sua visão, a importância da representatividade de professores na política (seja no legislativo ou executivo)?
Pereto: Vejo a necessidade de mais parlamentares com formação acadêmica e serviços prestados. A boa vontade sem estudo constante são limitadores em processos a exigir celeridade e criatividade. Não se pode desperdiçar tempo e verba em projetos, falas, ações que sejam inconstitucionais ou irrelevantes.
Como será sua atuação específica junto aos jovens/estudantes, uma vez que recebeste número expressivo de votos deste segmento?
Pereto: A atuação será junto às famílias, como um todo, valorizando a célula fundamental da sociedade. O diálogo franco e permanente se dará com o Mandato Interativo, proposto na campanha, usando canais digitais para que o cidadão possa opinar sobre projetos e votações, sendo parte atuante do processo, em enquetes e fóruns, para que, ao final do mandato, mantenha-se o compromisso mútuo pelo bem comum.
Qual é sua mensagem aos que desacreditam na política?
Pereto: Que estão certos. Diante de tantos detentores de cargo que só fazem atuar para grupos cada vez menores, a sociedade sente-se excluída do processo.
Há também que mudar a visão de que políticos não fazem nada, deixando de lado falas preguiçosas como “não gosto de política”. Creio que se queira dizer que não gostam de política partidária. E mesmo assim está errado. Não podemos ser plateia, que assiste, mas povo, que participa, já disse o Lima Barreto.
O que gostarias de acrescentar nesta entrevista?
Pereto: Que pretendo honrar os votos recebidos, por ter sido uma campanha que abraçou a esperança de um mandato interativo, amplo, além dos rótulos. Vou atuar com diplomacia e diálogo, de forma clara e constante. A experiência pluripartidária da política estudantil, aliada ao conhecimento adquirido em diferentes educandários, vai me guiar neste mandato de vereador.
Para quem quiser acompanhar o mandato, basta seguir: www.instagram.com/douglaspereto
Edição: A. R.