Educação

1810

Pais e Professores são responsáveis pelo educar e pelo ensinar.

Muitos de nós já ouvimos muitas vezes: “educação vem de casa, a escola é responsável por ensinar”. Essa frase foi banalizada ao ponto de seu verdadeiro sentido não ser refletido ou problematizado.

Fizemos uma abordagem interessante desta temática com a professora Cândida Rossetto, com o título: “Educação: um olhar para as pessoas responsáveis pelo educar”.

O propósito é refletir a respeito da condição dos pais e professores, que são as pessoas responsáveis pelo educar e pelo ensinar. Estes dois conceitos são adequadamente compreendidos quando relacionados e vinculados. O ensinar ocorre no limite de contextos históricos gerais e condições de vida particulares.  Educar é uma ação mais intimista, que demanda uma vinculação mais acentuada entre os sujeitos envolvidos.

Como professores, pais ou referências parentais temos o dever de educar e de ensinar, considerando que as ferramentas e os conteúdos utilizados no século passado, por nossos pais e professores, estão obsoletos no século XXI.

Como professor de filosofia, de sociologia ou comportamento humano, devo ensinar/informar quem são os principais pensadores e valores das diversas épocas de nossa história, mas esse conteúdo adquire sentido se estiver vinculado da problemática social e individual do mundo contemporâneo.  Para conferir sentido ao conteúdo ensinado/transmitido, se faz necessário, por exemplo, perceber que os pensadores clássicos, se manifestam sobre o comportamento individual e social, incluindo a política, a economia, a justiça, a filosofia, a sociologia e a psicologia.

Pais e professores, somos responsáveis pelo educar, estamos no centro e na culminância de uma de uma mudança comportamental profunda, de uma mudança de época. Em outras palavras, estamos vivendo mais do que uma época de mudança; estamos vivendo em uma mudança de época. Precisamos assimilar, nos orientar e agir. 

Você está convidado a se inscrever no YouTube, canal do Israel Kujawa Professor e acionar as notificações! Clique aqui para se inscrever, participar e contribuir com esta construção.

Autor: Israel Kujawa

Edição: Alex Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA