A educação de “buraco de minhoca” que vivenciamos nos dias atuais em muitas realidades públicas e privadas do Brasil faz menção a este processo midiático de prestação de contas eleitorais de práticas mínimas e para demonstração de poder.
Na teoria da relatividade de Einstein, entre outros conceitos, encontramos a teoria do “Buraco de Minhoca”, uma estrutura de duas bocas e um túnel (por isso buraco de minhoca), que permitiria dobrar o espaço tempo possibilitando viajar acima da velocidade da luz, uma teoria de viagem no tempo.
Considerando a aprendizagem através do sistema educativo como um elo de ligação entre passado, presente e futuro podemos observar aí uma práxis da teoria de Einstein do ponto de vista cognitivo. Porém, é necessário que, para o efetivo desenvolvimento deste conceito, sejam considerados alguns elementos fundamentais: ciência, desenvolvimento teórico-prático e valor humano.
Outro fator relevante e não menos importante é a gestão deste processo educativo. Não se chega ao espaço para contemplar um “Buraco de Minhoca” sem planejamento e investimento nas necessidades corretas. Também não se faz educação sem investimento no cientista, na pesquisa e no público alvo.
Assim como boa parte das viagens ao espaço foram de ordem especulativa e midiática, somente para a queda de braço dos impérios terrenos, isso desde a guerra fria até o boom tecnológico da atualidade, também uma educação midiática que somente alimenta o poder político não nos levará a esperada evolução, assim como ainda não conseguimos viver experiências de viagem no tempo.
A educação de “buraco de minhoca” que vivenciamos nos dias atuais em muitas realidades públicas e privadas do Brasil faz menção a este processo midiático de prestação de contas eleitorais de práticas mínimas (apenas para a prestação de contas) e para demonstração de poder. Isto quando não ridicularizam a própria teoria educacional dando “as minhocas” (literalmente)a função de escavar o futuro, enquanto ao educador a repressão do Império, e as viagens espaciais (educacionais), talvez sejam apenas um sonho para a maioria esmagadora, como viajar no tempo.
Saiba mais sobre esta teoria de Einstein: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/buraco-minhoca.htm
Autor: Alexandre da Rosa Vieira, Acadêmico Academia Passofundense de Letras, cadeira 26.