“[…] a literatura sempre correu
no meu corpo feito sangue
que alimenta a célula.
Como água para o rio.
Como a praia para o mar.
Professor Laércio Fernandes dos Santos é um professor esforçado, esmerando arte com ousadia, para humanizar-se, tornar-se melhor ser humano. Como ele mesmo conta, a literatura foi chegando e ficou para impregnar sua existência de sentidos e inovações: “a literatura sempre correu no meu corpo feito sangue que alimenta a célula. Como água para o rio. Como a praia para o mar. Jamais, depois dessas maravilhosas experiências, posso viver sem que a arte da palavra esteja nos meus movimentos educacionais”.
Atuando em uma nova escola em 2019, o Instituto Estadual Cecy Leite Costa, o professor Laércio, em pouco mais de um mês de aulas, já reuniu uma nova trupe de alunos artistas e apaixonados por poesia e literatura, como podemos demonstrar na reportagem da UPFTV de Passo Fundo, RS.
Em outra matéria já publicada no site, Laércio faz uma afirmação importante sobre o papel da literatura:
“A literatura, como arte, consiste em um grande trampolim para o ensino e para despertar no educando o interesse em aprimorar a linguagem e a leitura, por consequência, uma mudança de atitude e de competência linguística em todas as áreas do conhecimento e da formação humana do cidadão”.