A EMEF Zeferino de Costi, de Passo Fundo, realizou projeto de reconstrução de vínculos com seus estudantes, famílias e professores e professoras, durante a pandemia, durante o mês de julho de 2020. A partir do mês de agosto de 2020, as aulas não presenciais serão a partir da plataforma Google For Education.
Foi uma experiência incrível, cheia de desafios, como forma de superar ou amenizar o distanciamento físico e conectar-se com o coração. A Escola acredita que os laços de afetividade e conexão são fundamentais para que ocorra uma boa aprendizagem.
No mês de julho, ocorreu também o aniversário de 29 anos de existência da Escola. Na sua página do Facebook, houveram muitas e significativas postagens de estudantes, pais, mães e professoras, fazendo o reconhecimento deste espaço educativo para a humanização, através do conhecimento.
Destacamos, nesta publicação, depoimento da professora Elaine dos Santos, sobre uma atividade que foi uma reunião virtual com os estudantes.
***
“Resgatar os vínculos neste tempo de pandemia, foi o tema central do projeto desenvolvido pela escola ZDC e nos oportunizou momentos de grande emoção junto aos colegas, às famílias e, principalmente, aos nossos alunos.
Perceber o envolvimento das pessoas, a preocupação com a escola, com os outros e consigo mesmo foi muito emocionante.
Não imaginei em momento algum de minha vida profissional vivenciar uma experiência de pandemia e agora todos nós estamos vivenciando momentos de incertezas, de ansiedade e muita saudade de tudo e de todos.
Saudades daqueles sorrisos, das gargalhadas, das piadinhas sem graça, dos pedidos inusitados no meio da aula, de compartilhar uma experiência muito legal com a turma, de aprender um conteúdo bem importante… da convivência diária.
Esses momentos de reflexão são importantes para reforçar quanto precisamos uns dos outros para nossa saúde emocional ….
Receber uma visita inesperada da equipe gestora que veio trazer umas gostosuras para acarinhar meu coração tão saudoso foi muito emotivo, porque não existia essa combinação e de repente… que bom poder fazer parte deste grupo.
Em grupo, decidimos retribuir o carinho… nossa, quanta expectativa… que maravilha perceber a emoção e o nascer de um sorriso genuíno de agradecimento. Valeu a pena!!!
E o mais afetivo dos encontros foi com os alunos do 6º ano A e B. Como eles cresceram, as feições estão em processo de transformação… não são mais tão crianças e a pré-adolescência já começa a demonstrar a nova fase de suas vidas… mas o carinho ainda está ali.
Um pouco tímidos inicialmente, os novos pets que chegaram, muitas novidades para contar. Meu choro naquele momento foi de muita, muita saudade de todos. Ver meus alunos virtualmente, serviu para reforçar nossos vínculos afetivos, nossa identidade de turma e de escola, enfim, nosso pertencimento a essa escola.
Autora: Elaine dos Santos
Professora de Língua Portuguesa do 6º ano
Recortamos, também, postagens da página do faceboock que se referem a este importante projeto realizado pela EMEF Zeferino de Costi.
Estimadas famílias e comunidade ZDC!
Do dia 06 a 17 de julho a escola estará desenvolvendo o Projeto: “Estamos longe fisicamente, mas conectados pelo coração” buscando resgatar e fortalecer o vínculo entre escola e família para coletivamente enfrentarmos os desafios que o contexto histórico exige, diminuindo o distanciamento através de várias atividades e ações.
Importante a participação das famílias e estudantes, pois estaremos nos preparando para enfrentar novos caminhos e superar as dificuldades coletivamente, pois juntos podemos reinventar este momento de transformação e aprendizagem.
Fiquem atentos e conectados porque será enviado tarefas, informações, vídeos, mensagens… pelos grupos de whats e facebook.
Um abraço a todos!
Professores e equipe gestora
(Postagem no faceboock da escola)
Queridos estudantes do ZDC!
Preparamos com muito carinho um vídeo para expressar nossa saudade, nosso cuidado e para fortalecer nosso vínculo, que mesmo nós estando longe, estamos conectados pelo coração. Veja mais aqui.
A Escola também aposta muito no papel e na função das famílias no atual momento histórico.
Trabalho dos oitavos anos de uma escola para retomar os vínculos afetivos e de aprendizagem para as aulas à distância e de forma remota.