Filosofar com Nietzsche

921

Ao exigir do homem moderno que tome consciência das consequências, das possibilidades e dos limites de seu saber e agir, nosso filósofo coloca questões que até hoje prosseguem conosco.

Dentre os clássicos da filosofia moderna, Friedrich Nietzsche (1844-1900) talvez seja um dos pensadores mais incômodo e provocativo. Em sua obra, todos os domínios são postos em xeque­­­­: científicos, éticos, religiosos, estéticos e políticos. Sua vocação crítica cortante o levou ao submundo de nosso civilização, sua radial honestidade intelectual denunciou a mesquinhez e o cinismo ocultos em nossos valores mais elevados, dissimulados em nossas convicções mais firmes, renegados em nossas mais sublimes esperanças.

Para Nietzsche filosofar é um ato que se enraíza na vida e um exercício de liberdade que exige vigilância crítica, coragem de denunciar a impostura da mistificação intelectual, determinação para assumir a própria vida. Por isso foi e continua sendo um pensador desconcertante.

Nietzsche foi considerado um dos grandes mestres da suspeita, pois denunciou a moralidade e a política moderna como transformação vulgarizada de antigos valores metafísicos e religiosos que são usados cinicamente para dominar as massas.

Nietzsche se opôs à supressão das diferenças, à padronização dos valores que, sob o pretexto de universalidade, encobre a imposição totalitária dos interesses particulares de grupos que querem dominar. Para ele, igualdade não pode ser entendida como uniformidade, pois quando isso acontece, as pessoas são transformadas em peças anônimas da engrenagem global de interesses e ocorre a manipulação de corações e mentes pelos grandes dispositivos formadores de opinião.

Conforme nos diz Giacóia Junior, professor da Unicamp e um dos grandes estudiosos de nosso filósofo, o pensamento de Nietzsche pode ser comparado a uma espécie de sensor que registra e antecipa questões e desafios de nosso século, pois sua ambição foi o de realizar um diagnóstico fiel da situação do homem moderno.

Pelo fato de nos considerarmos herdeiros dos progressos do iluminismo, julgamo-nos liberados das cadeias da ignorância e da superstição. As possibilidades advindas da utilização industrial da ciência e da técnica, nos fez acreditar que poderíamos descobrir todos os segredos do universos e construir uma sociedade livre das formas de opressão, violência e exploração. No entanto, nos adverte Nietzsche, esse otimismo trouxe consequências ocultas: o mesmo progresso que produziu enormes avanças conduz inexoravelmente à exaustão dos valores herdados da tradição, à sua impossibilidade de dar sustentação a futuros projetos viáveis, no campo do conhecimento, quer da ética, quer da política.

Nietzsche viveu e pensou em profundidade a crise que se abatia sobre a Europa ao final do século XIX. Foi um pensador que teve coragem de pensar seu tempo e indicar as contradições proporcionadas pela cultura. Ao exigir do homem moderno que tome consciência das consequências, das possibilidades e dos limites de seu saber e agir, nosso filósofo coloca questões que até hoje prosseguem conosco. Ler suas obras, de difícil compreensão, nos ajudam a compreender o tempo presente, marcado por acontecimentos que desestruturam nossa compreensão do mundo e geram um vazio existencial opressivo.

A despeito de sua visão sóbria produzida pela crise, Nietzsche tentou ser, ao mesmo tempo, um anunciador de novas esperanças que possam produzir a criação de novos valores, a instituição de novas metas para a aventura humana na história.

Encontramos em Nietzsche um pensador paradoxal que combina elementos antagônicos: sombra e luz, agonia e êxtase, gravidade e leveza. Uma provocação produtiva para dessecar o tempo presente e construir desafios futuros.

Autor: Dr. Altair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.com Professor e Pesquisador do Mestrado e Doutorado do PPGEDU/UPF. Também publicou no site “A dialética do senhor e do escravo”: https://www.neipies.com/a-dialetica-do-senhor-e-do-escravo/

Edição: A. R.

2 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS ALTAIR!!!!!! ADOREI O TEU TEXTO. MUITO SIGNIFICATIVO INSPIRADOR, NUMA LINGUAGEM MUITO SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO PARA TODOS.. SIGA EM FRENTE COM TUA MISSÃO DE FILOSOFAR E ENSINAR E COMPREENDER AS REALIDADES QUE HOJE VIVEMOS…… TAMO JUNTO🙌♥️

DEIXE UMA RESPOSTA