Filosofia, cultura digital e combate ao Bullying

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Estas propostas pedagógicas servem para atividades pedagógicas das séries finais do Ensino Fundamental ou de turmas do Ensino Médio.

Um dos propósitos do site é realizar publicações sobre práticas educativas que apresentem diferentes metodologias e reflitam aprendizagens feitas por professores e professoras e pelos estudantes. Neste caso específico, trataremos de roteiro com conteúdo de apoio que conecta Filosofia e Cultura Digital no combate ao Bullying e Cyberbullying. Trata-se de uma oportunidade para gerar percepções valiosas e promover mudanças positivas na forma como interagimos com os outros e nos comportamos no mundo digital.

Estas propostas pedagógicas servem para atividades pedagógicas das séries finais do Ensino Fundamental ou de turmas do Ensino Médio.

(EF08FL01PF04) Analisar e compreender a relação dos jovens com as mídias, grupos sociais;

(EF08FL02PF02) Reconhecer e valorizar situações morais e éticas presentes nas relações do homem em sociedade, para melhor pensar e criar saídas para problemas cotidianos;

(EF08FL04PF05) Formular hipóteses, apropriar-se da argumentação, saber ouvir outras possibilidades argumentativas e assumir uma postura dialógica na análise de temas éticos;

(EF09FL02PF01) Respeitar a diversidade e agir por uma sociedade não violenta;

(EF09FL04PF02) Analisar temas e problemas que envolvem a vida cotidiana do adolescente.

Objetivos:

Esta proposta de trabalho objetiva avaliar como a filosofia pode abordar o bullying de maneira significativa explorando as raízes éticas, morais e sociais desse fenômeno, além de buscar interfaces com a Cultura Digital, a fim de combater o Bullying e o Cyberbullying.

Investigação sobre as diferentes formas de bullying (cyberbullying) e suas ramificações psicológicas, sociais e éticas.

Bully = palavra em inglês que pode ser traduzida por brigão, valentão e agressor.

Bullying = palavra em inglês que pode ser traduzido por intimidar ou amedrontar.

Cyber = é o diminutivo da palavra cybernetic, que em português significa alguma coisa ou algum local que possui uma grande concentração de tecnologia avançada, em especial computadores, internet etc.

Cyber + Bullying = Cyberbullying = Implicância, discriminação e agressões feitas através de meios de alta tecnologia ou internet, como por exemplo, através das redes sociais.

Trabalhar com os estudantes o passo a passo de pesquisa em fontes confiáveis.

Sugestão de tema para trabalhar em grupos: identificar os principais contextos onde o bullying (cyberbullying) ocorre, como por exemplo, nas escolas, grupos de amigos, redes sociais, jogos multiplayer, etc.

Sugestões para apresentar os dados após pesquisa:

Jamboard / PADLET / Apresentação colaborativa no Google

Criar uma WORDCLOUD com os estudantes a partir das reflexões realizadas em aula.

Precisamos discutir conceitos filosóficos como identidade digital, comunicação mediada por computador e a natureza da realidade online!

Investigar as questões éticas relacionadas ao comportamento online, como anonimato, privacidade, liberdade de expressão e responsabilidade digital.

Examinar como os valores éticos tradicionais se aplicam ou precisam ser adaptados aos mais diferentes ambientes.

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados?  (Pesquisar: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm )

Fazer uma observação on-line nas redes sociais.

Pedir para os estudantes identificarem comportamentos que eles identificam como antiéticas.

Pode ser de forma individual ou uma atividade colaborativa com os pais.

Abra uma discussão em sala de aula para os alunos exporem os achados a partir do seu histórico de navegação.

Usando a criatividade!!! Vamos produzir um jogo com os alunos na Sala Maker ou no computador, utilizando o Canva ou outros recursos!

JOGO “Truth or Tale” (Verdade ou Ficção)

Objetivo do jogo: O objetivo do jogo é educar os participantes sobre a diferença entre notícias verdadeiras e falsas, bem como promover uma discussão saudável sobre liberdade de expressão e responsabilidade na disseminação de informações.

Materiais Necessários: Cartas com manchetes de notícias reais e fictícias. Um tabuleiro para marcar o progresso. Peças para cada jogador. Um cronômetro. Um conjunto de regras claras e concisas.

Como Jogar:

 -Os jogadores se sentam ao redor do tabuleiro.

– Cada jogador recebe uma peça e coloca no ponto de partida.

– Um jogador começa virando uma carta que contém uma manchete de notícia, lendo-a em voz alta para todos.

– Os outros jogadores têm um tempo limitado para decidir se a manchete é verdadeira ou falsa. Eles discutem e depois escrevem suas respostas.

– Uma vez que o tempo acabou, as respostas são reveladas e a verdadeira natureza da manchete é discutida.

– Se um jogador acertar, ele avança uma casa no tabuleiro. Se errar, fica onde está.

– O próximo jogador faz o mesmo, e o jogo continua até que todos tenham tido a oportunidade de jogar várias vezes.

 – O jogador que alcançar a linha de chegada primeiro ganha.

Variantes:Adicione cartas de desafio que exijam que os jogadores justifiquem suas respostas com evidências. – Introduza cartas que não apenas apresentem manchetes, mas também fontes e argumentos usados para apoiar ou refutar as manchetes. – Incentive a discussão após cada rodada para explorar mais a fundo a diferença entre liberdade de expressão e a responsabilidade na disseminação de informações.

Pontos de Discussão:

– O que diferencia uma notícia verdadeira de uma falsa?

– Quais são as responsabilidades dos consumidores de mídia ao compartilhar informações?

– Como podemos discernir a veracidade das informações em um mundo onde as Fake News são abundantes?

 – Qual é o papel das plataformas de mídia social na propagação de informações falsas?

– Até que ponto a liberdade de expressão deve ser protegida, mesmo quando se trata de informações erradas ou enganosas?

A relação entre a filosofia e a cultura digital é fascinante e complexa. A filosofia tem sido fundamental para entendermos as implicações éticas, sociais, políticas e epistemológicas da era digital. Por sua vez, a Cultura Digital participa da aproximação desses conceitos.

A filosofia moral e ética tem um papel crucial na discussão sobre o comportamento online, como privacidade, segurança cibernética, liberdade de expressão, e o impacto das tecnologias digitais na sociedade, bem como, suas implicações com a cultura do Bullying.

A filosofia da tecnologia investiga a natureza das tecnologias e seu papel na vida humana, questionando como as tecnologias digitais moldam nossa percepção do mundo, nossa identidade, nossas relações sociais e nosso modo de pensar. Questões sobre a confiabilidade da informação, a validade das fontes online e a natureza do conhecimento em um mundo conectado são cada vez mais relevantes.

A ascensão da inteligência artificial e da robótica levantam questões filosóficas profundas sobre a natureza da mente, da consciência, da inteligência, validade e autonomia das IAs. Como a Filosofia explora conceitos como dados, informação e conhecimento, especialmente em um contexto digital. A mídia digital levanta questões sobre representação, autenticidade e poder. A filosofia investiga como as tecnologias de comunicação digital influenciam a percepção pública, a cultura e a política. Em suma, a filosofia desempenha um papel vital na análise crítica da cultura digital, ajudando-nos a compreender as implicações profundas das tecnologias digitais em nossas vidas individuais e em nossa sociedade como um todo.

Estudo de casos reais de cyberbullying e suas implicações éticas e filosóficas com pesquisas online.

Círculos de Discussão: Organize círculos de discussão regulares onde os alunos possam falar abertamente sobre suas experiências com o bullying, compartilhar histórias e discutir estratégias para lidar com isso.

Palestras e Visitas de Especialistas: Convide palestrantes ou especialistas em bullying para falar com os alunos sobre o impacto do bullying e estratégias para preveni-lo e combatê-lo.

Programas de Mentoria: Estabeleça programas de mentoria entre alunos mais velhos e mais novos para promover um ambiente de apoio e amizade na escola e de forma digital, onde os alunos se sintam seguros para pedir ajuda se estiverem sendo intimidados.

Treinamento em Habilidades Sociais e Resolução de Conflitos: Ofereça atividades que ajudem os alunos a desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos, para que possam lidar melhor com situações de bullying.

Debates Éticos sobre Tecnologia: Escolha um tópico relevante, como privacidade online, inteligência artificial, ou o impacto das redes sociais na sociedade, e organize um debate em sala de aula. Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem diferentes perspectivas filosóficas sobre o tema. Eles podem apresentar argumentos éticos a favor e contra, e discutir as implicações dessas tecnologias em nossa vida cotidiana.

Análise de Filmes ou Séries: Exiba filmes ou séries que abordem questões éticas relacionadas à tecnologia, como “Black Mirror” ou “Her”. Também, questões diretamente ligadas ao Bullying como “Extraordinário” ou “Te pego lá fora”. Após a exibição, promova uma discussão em sala de aula sobre os dilemas morais apresentados e como eles se relacionam com os princípios filosóficos estudados.

Projeto de Ética em Tecnologia: Divida os alunos em grupos e peça que criem um projeto sobre ética em tecnologia. Eles podem escolher um tema específico, como o uso de algoritmos de recomendação em plataformas de mídia social, e desenvolver uma apresentação que analise o impacto ético dessa tecnologia, propondo possíveis soluções ou diretrizes éticas. Simulações Éticas: Crie simulações de situações éticas envolvendo tecnologia. Por exemplo, você pode apresentar um cenário em que os alunos são responsáveis por tomar decisões sobre o desenvolvimento de uma nova tecnologia controversa, e depois discutir as implicações éticas de suas escolhas.

Desenvolver estratégias para prevenir o bullying (cyberbullying), incluindo educação digital (netiqueta), promoção de empatia pessoal e online criando ambientes sociais e digitais mais seguros e inclusivos a partir da Escola. Promover a conscientização sobre os impactos psicológicos e sociais negativos do bullying e fornecer recursos para as vítimas.

O que podemos fazer?

Elaboração de materiais gráficos de conscientização para a campanha da escola. Sugestão: usar o CANVA Elaboração de vídeos. Sugestão: usar o CapCut Refletir sobre onde rodar a campanha: blog de conscientização; redes sociais da escola; meios de comunicação da comunidade.

Teatro e Dramatização

Criar, junto com os alunos, esquetes envolvendo situações de bullying, que possam ser encenadas e apresentadas não apenas em sala de aula, como também para toda a escola. Essa atividade pode ser desenvolvida junto com o professor de Língua Portuguesa e Arte, uma vez que envolve a preparação do roteiro, cenário, figurino. Promover a encenação de situações de bullying e conflito em sala de aula. Essa ação ajuda os alunos a entender melhor o impacto das ações deles e dos outros. Na sequência podem ser introduzidas discussões sobre como as situações poderiam ter sido resolvidas de forma mais positiva. Essa atividade pode ser um trabalho integrado com o professor de Artes. Dica: A atividade pode ser filmada e então, trabalhar ferramentas de gravação e edição de vídeo, como CAPCUT.

Jogos on-line ou desenvolvimento de jogos nos Espaços Maker de aprendizagem. (O jogo on-line pode ser desenvolvido em softwares como o Scratch, OctoStudio e WordWall)

Redação Criativa: Peça aos alunos que criem poesias ou histórias que promovam a conscientização sobre o bullying e incentivem a empatia e o respeito. Dica: Fazer a produção textual de modo colaborativo do google docs.

A avaliação pode ser realizada por meio de participação em debates, apresentações individuais ou em grupo, produção de ensaios ou relatórios sobre temas relacionados ao bullying e suas implicações filosóficas, bem como pela participação e contribuição nos projetos ou campanhas anti-bullying desenvolvidos. Essa ideia pode servir como base para envolver os alunos em reflexões profundas sobre o bullying, não apenas como um problema social, mas também como um desafio filosófico, ético e digital que exige uma resposta ponderada e fundamentada.

Sugestões: textos, vídeos e atividades

 Cyberbullying atinge 1/3 dos jovens de 13 a 24 anos: https://youtu.be/MCp31i2-VWM?t=5

Vídeo Bullying na escola: https://youtu.be/EeJsPF-aL9E?t=6

Texto Bullying na escola: https://activesoft.com.br/bullying-na-escola/

Outros materiais (como sugestão):

Autor: Rodrigo Gomes Rodrigues. Professor de Filosofia da Rede Municipal/ Coordenador do Componente Curricular de Cultura Digital na Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo.

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