Os exercícios, a vigília e os cuidados
para melhorar os nossos pensamentos,
dependem da capacidade de interligar
os mesmos com a imaginação
e com a materialização.
Todo ser humano tem as capacidades de pensar, imaginar e agir. No modo simplista de algumas abordagens conhecidas como “autoajuda”, a orientação central é pensar positivo.
Os exercícios, a vigília e os cuidados para melhorar os nossos pensamentos, dependem da capacidade de interligar os mesmos com a imaginação e com a materialização. Os condicionantes para as boas ações advém da boa energia, que se materializa de inúmeras formas, recebe diversas caracterizações, deve ser identificada e usada de modo apropriado.
Vale registar, ainda, a relevância de estarmos próximos, em sintonia e percebendo a energia abundante que vem da natureza. Para além disto, é valido referenciar as energias que movem as pessoas como a fé, a esperança, a organização, a disciplina, os bons hábitos, a defesa da vida, as palavras, os pensamentos e a imaginação.
A autoconfiança, a segurança pessoal e coletiva, passam pela mente, são representadas na imaginação, no pensamento e são de grande relevância para a materialização de uma realidade.
O neurocientista, Sidarta Ribeiro retoma as descobertas feitas por Sigmund Freud, salientando a importância da imaginação, simbolizada nos sonhos produzidos por nossa mente. Em um dos seus livros “O Oráculo da Noite – A História e a Ciência do Sonho”, defende que imaginação é fonte preciosa de insights para as nossas vidas. Os insights podem ser caracterizados com uma capacidade de criar soluções diante de problemas que que precisam ser resolvidos ou administrados.
As angústias diante das incertezas de uma época de mudanças profundas, ou mais do que isto, em uma mudança de época, devem mover as pessoas para superação das dificuldades e inseguranças.
No histórico do aprendizado humano, simbolizado na educação, seja ela formal ou informal, a segurança material da própria sobrevivência e a autoconfiança são de grande relevância para concretizar realidades específicas.
A revolução industrial e a inteligência artificial construídas pela humanidade permitem que o “básico” seja disponibilizado para todas as pessoas.
Essa realidade, escrita na última frase do parágrafo anterior, é material e deve ocupar a mente do maior número possível de pessoas.
Para que este movimento interligando a realidade material com o pensamento e a imaginação se expanda como ondas, precisamos difundir alguns aprendizados. Um deles é a importância dos encontros e as suas realizações, mesmo estando em diferentes espaços físicos. Outro é que não existiríamos sozinhos, somos dependentes de outros seres humanos e da natureza. Um terceiro, destacado neste texto, deve ser relacionado com a evolução da humanidade, reforçando a necessidade de uma postura ativa e protagonista, diante da necessidade de relacionarmos e interligarmos bons pensamentos, imaginação e materialização.
Em outra publicação no site, já escrevemos que “pensar e desejar a materialização de uma condição social de abundância, no contexto da pandemia, parece ser contraditório, mas é uma imposição para quem está comprometido com a evolução humana”.
Leia mais, clicando aqui.