O radialista JG, da rádio Uirapuru de Passo Fundo, fez sua passagem aos 69 anos, neste último dia 26 de agosto de 2024. José S. P. Gomes tornou-se uma marca da comunicação, especialmente pelos microfones da Rádio Uirapuru. Trabalhou também na Rádio Passo Fundo.
Natural da fronteira, chegou à cidade de Passo Fundo nos anos 80 e construiu uma bela história de vida pessoal e profissional nestas plagas. Foram 40 anos junto aos microfones da mesma rádio, a Rádio Uirapuru.
Acompanhamos há mais de 30 anos a trajetória deste querido radialista. Queremos, por meio desta matéria, render nossa singela homenagem.
Convidamos Saul Spinelli, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo e Régis Leonardo, comunicador da Rádio Uirapuru e colega de trabalho de JG para a escrita de uma mensagem em homenagem a este grande comunicador e amigo do povo de Passo Fundo, RS.
JG, a voz do povo nas ondas da rádio
Meu pai disse uma vez que viver é nos acostumar com as despedidas de quem amamos.
Confesso que tive dificuldade de escrever sobre a passagem do JG. Dificuldades de mais uma vez ter este sentimento de que foi cedo demais e que tinha mais para viver, curtir a família e dar boas risadas.
JG era único e, por isso, especial, e na sua despedida reuniram-se amigos, colegas, autoridades e não podia faltar o povo. Mulheres e homens com os olhos cheios de lágrimas e visivelmente tristes pela partida daquele que, do seu jeito, falava as coisas que o povo queria que falasse.
Eu tenho um misto de tristeza e gratidão. JG fez muito por mim e acreditou sempre na minha boa vontade de lutar pela comunidade, inclusive no dia que, junto com companheiros da Vila, deitei no asfalto pedindo quebra-molas. Me ajudou quando me elogiou na Rádio, mas também quando me chamou a atenção. J era o J, um ser humano intenso nas suas qualidades e fraquezas, assim como todos somos.
Agora se reúne com Julio, Altair, seu Bruno, Dr. Fragomeni e tantos colegas e amigos que nos últimos 50 anos alegraram nossas vidas com a paixão que é o rádio.
Gratidão JG, gratidão pela tua vida!
(Saul Spinelli, jornalista e presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo)
***
Gratidão, Jota!
A partida do José Sirdon Pointevin Gomes, ou simplesmente JG, deixou uma marca de tristeza profunda as pessoas, que assim como eu, tiveram o privilégio de conviver com ele durante sua vida. Além do excelente profissional, comunicador da mais alta qualidade, JG consolidou laços de amizade por onde passou. Tinha uma forma de se comunicar com as pessoas, mesmo fora do microfone, que cativava e conquistava.
Era uma presença ativa na minha vida desde a infância. Lembro que formava uma grande equipe de renomados radialistas nos primeiros anos da Rádio Uirapuru, com meu pai Júlio Rosa, Dirne Terezinha, Altair Colussi, Flávio Ferlin, Antonio Missel, Julio Pacheco, entre outros profissionais que consolidaram a Rádio como a de maior audiência da cidade na época.
Convivi minha infância nos corredores Uirapuru e tinha uma admiração especial pelo JG. Posso afirmar que teve grande influência na decisão de me ternar um radialista também. Era algo que parecia natural, afinal, convivi com meu pai e irmãos nos meios de comunicação, mas não foi fácil.
O tempo passou e depois de alguns anos nos reencontramos aqui na Uirapuru. Eu operador de som no início de carreira e o JG comunicador renomado. Aprendi muito nos 5 anos que trabalhei diariamente com ele, período em que apresentou o extinto programa “Seu Pedido é Um Sucesso”, nas tardes da Uirapuru. Foram anos de muito aprendizado, de conversas e conselhos. JG foi importante demais na minha formação como ser humano e profissional. E assim foi com outros tantos colegas.
Tudo o que conquistou foi com muita garra, dedicação, e competência. Estar na prateleira dos maiores comunicadores do RS é mérito do seu esforço e luta. Mesmo nos dias mais difíceis de sua enfermidade, encontrou força e entusiasmo. Não vi o Jota triste e desanimado em nenhum momento da minha vida.
Me incentivou, demonstrou o caminho e me ajudava todos os dias a seguir meu trabalho quando tive que substituí-lo no programa Repórter do Povo, que é o de maior audiência de Passo Fundo. “Vai lá Réginho, tu tem capacidade!”, me disse nos momentos em que nem eu acreditava que era possível.
Sua presença física ficará na saudade, mas seu carinho, ensinamentos e o homem íntegro que foi nessa passagem pela terra, estão eternizados nos meus sentimentos. Gratidão, Jota!
(Régis Leonardo, comunicador da Rádio Uirapuru, Passo Fundo, RS)
Fotos: Divulgação/ rede social
Edição: A. R.