As pessoas, que não conhecem este mundo da limpeza, dirão que sua cidade é razoavelmente limpa.
Você já reparou no trabalho de limpeza de uma cidade? Todas têm algum tipo de serviço para retirar o que as pessoas colocam em sacos de lixo na calçada ou em containers. Também no que as casas de comércio descartam para retirar suas mercadorias, em caixas de papelão ou sacos plásticos.
As pessoas, que não conhecem este mundo da limpeza, dirão que sua cidade é razoavelmente limpa.
Em Passo Fundo há dezenas das denominadas carrocinhas de lixo, conhecidos como papeleiros, que todos os dias de manhã cedo até o entardecer, percorrem toda a cidade juntando todo o lixo descartado e que possa ter algum valor comercial (garrafas PET, plásticos, latas alumínio, papelão… ) na venda para os compradores de sucata. Sem eles, os caminhões de lixo das prefeituras não dariam vencimento ao volume e à dispersão, seja nas ruas centrais, seja nas vilas.
Sem esta gigantesca máquina, de pessoas anônimas (muitas acompanhadas de sua esposa, filhos pequenos, e os cachorros da família), a cidade ficaria suja e, certamente, aumentariam as doenças pelo lixo apodrecido ou que retém água para criação de mosquitos. Sem falar na criação de baratas e de ratos. Ganham dinheiro para sustentar suas famílias. Opção de vida ou necessidade pela baixa ou inexistente escolaridade e qualificação profissional?
E os cachorros que acompanham os catadores?
O que os leva a caminhar quilômetros, no sol ou na chuva, junto com seus donos? Certamente não é uma boa refeição, na rua ou onde seus donos trabalham.
Talvez a maior razão seja a liberdade e a atenção que recebem ou a segurança de estar com alguém que os protege. Que lhes dá atenção. Animais, são sensíveis à atenção e ao carinho. Na rua ou em casa.
Também pode ser por, simplesmente, gostarem de passear, de caminhar.
Há outros centenas ou milhares de limpadores das cidades e das áreas limítrofes. Todos esperando um maior reconhecimento e valorização, seja por sua remuneração ou por reconhecimento público de seu trabalho em prol de todos!
“Os sinais são claros, caminhamos para a autocombustão e explosão do sistema atual. A perspectiva é que se não houver mudanças drásticas no modelo de produção, essa civilização se afogará em seu próprio lixo”. (Ésio Francisco Salvetti) Leia mais: www.neipies.com/a-civilizacao-se-afogara-no-proprio-lixo/
Autor: Roque Tomasini. Também escreveu e publicou no site “Escola de pensadores”: www.neipies.com/escola-de-pensadores/
Edição: A. R.
Serviço muito importante que os catadores fazem para toda a sociedade; pena que isso não significa um futuro promissor para a família e filhos , porque muitos ficam rotulados e não conseguem quase o suficiente a sua sobrevivência.