A humanidade que sairá dessa época avançará
integrada na melhor tradição dos esforços da
racionalidade humana ou será guiada por um imenso
vagalhão de anti-intelectualismo e de apologia à ignorância.
Vivemos um grande paradoxo. As profundas mudanças tecnológicas que permitiram novos modelos de negócios e modificaram a forma como os indivíduos vivem, trabalham e se relacionam, oportunizam pela primeira vez na história acesso ilimitado a conhecimentos que poderão dar respostas aos grandes problemas que nos afligem.
Por outro lado, ao nos tornamos uma imensa plataforma exponencial de comunicação, liberando a capacidade de indivíduos de qualquer lugar do planeta de emitirem suas mensagens e ampliarem a sua intensidade e alcance, potencializamos a expansão da horda que é nutrida da negação das evidências científicas e da disseminação de preconceitos medievais.
Estamos, portanto, diante de um tempo de mudanças. A humanidade que sairá dessa época avançará integrada na melhor tradição dos esforços da racionalidade humana ou será guiada por um imenso vagalhão de anti-intelectualismo e de apologia à ignorância.
Neste tempo, as instituições de ensino superior precisam reafirmar seu papel de herdeiras da modernidade e retomar o protagonismo, percebendo que precisam renovar seus códigos de conduta como condição de reestabelecerem seu relevante papel na dinâmica da construção do futuro.
O Pacto pela Inovação de Porto Alegre, liderado pela UFRGS, UNISINOS e PUCRS, é o exemplo concreto de uma mudança de perspectiva que já está ativando as potencialidades da cidade em torno de uma ampla aliança em favor de novas respostas para novas questões. E é nesta perspectiva que a IMED irá colaborar por meio do Centro de Inovação e Governança em Políticas Públicas / FutureGov, promovendo o diálogo de diferentes atores sociais e a cultura colaborativa em prol de soluções inovadoras, criativas e inteligentes para os problemas concretos da sociedade.
O nosso futuro está sendo gestado agora. Mirar para as melhores práticas do país e do exterior, a inteligência multidisciplinar de pesquisadores e policy makers, poderá nos ajudar a identificar o que funciona, o que dá resultados em maior escala e qualidade para as pessoas. Esse é também um compromisso indeclinável de um ensino superior arejado e sintonizado com padrões de excelência mundial e com pesquisas aplicadas dirigidas a cocriar caminhos para um mundo mais humano, sustentável e inovador.