Novas vereadoras e vereadores eleitas/os vinculados a causas de impacto social

1554

Acabou a eleição! Eleição sempre é um tempo onde são renovadas as ideias para melhor gerir e organizar as nossas cidades. Os vereadores e vereadoras cumprem papel de porta-vozes dos anseios e necessidades da comunidade. Os eleitos e eleitas agora nos representam. 


As convenções partidárias aprovaram 352 candidatos e candidatas que disputaram 21 cadeiras de vereadores em nossa cidade. 

A nova composição da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, com 21 vereadores, pode ser analisada sob vários aspectos, que vão desde a representatividade dos eleitos, como a multiplicidade de partidos e ideologias que compõem o universo dos que foram eleitos (15 partidos elegeram representantes).

A renovação é um dos aspectos que podemos destacar. Dos atuais 21 vereadores, apenas 07 foram reeleitos.  

Nesta matéria, destacaremos as trajetórias de 02 vereadores e 02 vereadoras eleitos/as vinculadas a bandeiras ou causas para seus mandatos. Alberi Grando, médico, defende a bandeira da Saúde e do SUS. Eva Valéria Lorenzato, agricultora e advogada, defende a representatividade das mulheres e a defesa da vida e dos direitos. Michel S. Oliveira defende as juventudes e vai pautar ações de afirmação e valorização dos jovens. Regina Costa dos Santos, professora municipal, defende as causas da educação pública, de qualidade social. 

Conheçamos um ponto mais destes vereadores e vereadoras eleitos/as para a gestão 2021-2024 por eles mesmos/as.

***

SITE NEIPIES: Vereador Alberi Grando, como avalia o pleito eleitoral de 2020?

Doutor Alberi: Com certeza, foi um pleito atípico. É a quinta vez que participo, e nunca tinha me sentido tão perdido para fazer um prognóstico. Uma certeza eu tinha, pois como médico, via o medo e a insegurança das pessoas, isso por culpa da pandemia. Todo mundo estava assustado. Pessoas que manifestavam o desejo de votar, depois voltavam atrás. Soma-se isso, o descontentamento da população com nossos políticos. Então, não foi difícil avaliar que teríamos muitas abstenções. Foram mais de 45.000 votantes que não compareceram, votaram em branco ou anularam o voto. Isso é mais dos que votaram no Prefeito eleito.

SITE NEIPIES: Como pretende trabalhar, na Câmara, as bandeiras e as causas defendidas na campanha eleitoral?

Doutor Alberi: Não é difícil defender minhas bandeiras. Minha principal bandeira, de maneira bem genérica, foi prometer uma atuação com ética e transparência, ouvindo as pessoas na atuação de fiscalização e elaboração de leis. A velha política é receber o voto e desaparecer. Não é sempre assim? Pois, proponho fazer diferente, como já fiz nas outras legislaturas em que participei. Ouvir as pessoas. Democracia não é governo do povo? Como o povo vai governar se você não ouve para saber o que ele, povo, quer em termos de gestão! Parece simples assim. E é simples mesmo. Ouvir. E traduzir isso nas tuas ações. Buscar se aproximar das pessoas, fazer pedidos de informações e de providências, que são prerrogativas únicas do vereador, marcar audiências públicas, enfim, dar voz a quem está pedindo. E um pedido já veio das urnas: muda isso! 

Mas, quem sabe, sendo mais objetivo, posso dizer que uma bandeira que sempre defendi, e vou continuar defendendo, é a defesa do SUS, Sistema Único de Saúde. A montagem dessa lei, em 1990, foi perfeita. Mas agora, depois de 30 anos, já carece de algumas revisões. E, os Municípios, a quem cabe praticamente tudo na execução da política de saúde, tem que pressionar o Congresso Nacional, através das Câmaras de Vereadores, para fazer as devidas correções. Há que se discutir as diretrizes, como integralidade e participação da comunidade, além do financiamento, da forma de contratação dos profissionais, da competência de cada esfera de governo, a equidade, etc. 

SITE NEIPIES: Qual a importância de implantarmos políticas públicas para elevar nossa qualidade de vida e a nossa cidadania?

Doutor Alberi: Quando se busca o cidadão, se conhece a realidade. Infelizmente, carecemos de educação e de cultura. Há justificativa para o progresso se a população se mantém nas trevas da ignorância? Penso que não. Há justificativa uns terem tanto e muitos terem pouco? Penso que não. Há justificativa para pessoas morrerem de fome quando produzimos alimentos suficientes para todos? Penso que não. É dever do Estado corrigir essas distorções.  O investimento em emprego e renda, educação, esclarecer os direitos e deveres, é o caminho para a cidadania. Não se fala de tomar de quem tem, para dar para quem não tem, mas fazer políticas públicas com equidade. E, com base ideológica. Defendo o trabalhismo de Alberto Pasqualini.

SITE NEIPIES: Como seu mandato contribuirá para reverter a descrença na política?

Doutor Alberi: As pessoas tem toda a razão em descrer nos políticos. Quem detém o poder de criar leis, o faz em benefício próprio. Exemplos: porque não se impede legalmente a reeleição, se sabemos que a reeleição é a fábrica do político profissional? Não vejo uma só justificativa para um parlamentar, seja vereador, deputado, senador, ter a prerrogativa de se reeleger quantas vezes quiser. O argumento de que é um direito do cidadão conduzir novamente o seu político para o cargo, cai por terra quando vemos que essa recondução é feita através de compra de votos, doações e promessas inviáveis. Mais uma vez vimos isso nessas eleições, agora. 

Depois do cumprimento de um mandato, ou quem sabe, até dois, o político deve voltar para sua profissão de origem, seja médico, agricultor, operário, professor ou outra. Mas, a lei permite a eternização na função de político. E é conveniente para o político, pois aprende como usufruir bem e mal do seu mandato. E, é de se pensar, porque o Congresso Nacional estabeleceu uma única reeleição para o Executivo mas não fez isso com o Parlamento? 

Outra aberração são as tais de emendas parlamentares. Se destina uma enormidade de recursos para os parlamentares distribuírem para quem bem quiser. Mas, é função do parlamentar mexer com recursos financeiros? Não, parlamentar fiscaliza e faz leis! Mas, distribuir recursos forma o curral eleitoral, que é conveniente para a próxima reeleição. 

Como meu mandato pode contribuir para as pessoas começarem a acreditar nos políticos?  Como essas mudanças não são competências do Vereador, vou contribuir denunciando isso, como faço há muito tempo! E, certamente que agindo com ética, transparência e respeito pela diversidade de pensamento, tento ser um bom exemplo. Afinal, como um ente público, sou visto e copiado.

***

SITE NEIPIES: Vereadora Eva Valéria Lorenzato, como avalia o pleito eleitoral de 2020?

Eva Valéria: O processo eleitoral desse ano foi um tanto atípico, em função da pandemia. Reduzimos muito o número de visitas e todas as que fizemos seguiram o protocolo de segurança, mantendo o distanciamento, usando máscara e álcool gel. Por outro lado, as redes sociais e as plataformas eletrônicas possibilitaram muitos encontros e levaram nossas propostas para diferentes pessoas que no modo físico possivelmente não conseguiríamos chegar.

De um modo geral, acredito que foi um bom pleito, de bastante aprendizado sobre o uso de novas ferramentas, de fortalecimento das ideias, de acolhida e de construção coletiva.

SITE NEIPIES: Como pretende trabalhar, na Câmara de Vereadores, as bandeiras e as causas defendidas em sua campanha eleitoral e que permitiram a sua eleição?

Eva Valéria: No período eleitoral, propus diversas bandeiras que seriam defendidas por mim, caso fosse eleita. Com a confiança do povo em meu nome, essas bandeiras serão os eixos de atuação que irão nortear o meu mandato como vereadora. São elas: apoio ao protagonismo das mulheres; fortalecimento da agricultura familiar; defesa da saúde e da educação pública; valorização da classe trabalhadora; Direitos Humanos para todas e todos; cuidado com o meio ambiente; cidade justa, democrática e sustentável.

Esses eixos são temas a partir dos quais iremos propor projetos e convidar a comunidade e as/os colegas do Legislativo para debater.

Vou trabalhar, entre outros projetos, pela qualificação e fortalecimento da Rede de Apoio e Proteção à Mulher Vítima de Violência; pela qualificação da mobilidade (estradas) no meio rural, incluindo pavimentação asfáltica e o acesso à comunicação (em especial internet); pela ampliação e fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família com o máximo de cobertura na cidade e no meio rural; pela promoção da economia solidária, do micro empreendimento e das pequenas empresas; pela universalização de acesso à água potável e ampliação da rede de saneamento básico.

SITE NEIPIES: No seu entendimento, qual é a importância de implantarmos políticas públicas para elevar nossa qualidade de vida e a nossa cidadania? 

Eva Valéria: As políticas públicas mediam as relações entre o Poder Público e a sociedade. É através delas que o município chega nas pessoas e impacta em diferentes áreas de sua vida, como a saúde, a educação, o emprego e renda. 

É justamente por isso que as políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade mais justa e igualitária, especialmente quando são destinadas a atender as necessidades das comunidades que vivem em maior situação de vulnerabilidade. Uma política pública que dá incentivos à uma mãe chefe de família que precisa empreender para alimentar seus filhos, por exemplo, contribui para que aquela família tenha uma vida digna.

A tarefa das vereadoras e dos vereadores é atuar no planejamento e na criação de políticas públicas que melhorem as condições de vida da comunidade. 

SITE NEIPIES: Como seu mandato parlamentar contribuirá para reverter a descrença na política, algo tão disseminado na nossa sociedade?

Eva Valéria: Eu acredito que a descrença na política não é algo natural, mas algo que vem sendo induzido, muitas vezes por quem está no poder, para que as pessoas deixem de ter interesse em aprender, participar e se envolver com a política e, consequentemente, não questionem o que os políticos fazem de certo ou de errado.

O propósito do meu mandato será estimular a participação popular e levar as pessoas para dentro da Câmara de Vereadores, para que juntos tenhamos força para encaminhar projetos de lei que beneficiem a população. Vamos apostar na ampliação das Leis de Iniciativa Popular, a exemplo da Lei do Passe Livre, que construímos em 2009 quando o Rui era vereador. Queremos que as pessoas se tornem protagonistas e atuantes nas decisões sobre as políticas públicas da cidade.

***

SITE NEIPIES: Vereador Michel Oliveira, como avalia o pleito eleitoral de 2020?

Michel Oliveira: Eleição atípica, o contato com o eleitor teve que ser pensado de forma estratégica, marcado pela utilização da redes sociais e das mídias digitais. A legislação eleitoral formulou uma campanha equilibrada entre os candidatos, diminuição das propagandas de forma visual e sonora também, fazendo com que os candidatos criassem maneiras criativas de apresentas suas propostas e que as mesmas chegassem a seus eleitores. Quem soube trabalhar dessa forma inovadora, de forma produtiva, no meu ponto de vista teve êxito em seu pleito.

SITE NEIPIES: Como pretende trabalhar, na Câmara de Vereadores, as bandeiras e as causas defendidas em sua campanha eleitoral e que permitiram a sua eleição?

Michel Oliveira: Tenho como propósito respeitar e representar o povo passofundense, zelando sobre seus direitos e deveres, cumprir e fazer cumprir a Legislação Municipal, utilizando a política como ferramenta para promoção de cidadania, geração de oportunidades e transformação de vidas.

Principais bandeiras defendidas serão: Educação, Fomento ao Trabalho, Qualificação e Renda, Juventude, Movimentos Populares e Entidades Sociais.

Na Câmara de Vereadores, quero ser o porta-voz do povo passofundense perante o Legislativo e Executivo Municipal e órgãos públicos e, através das ações realizadas, criar mecanismos para solução de demandas, respeitando as diferenças, valorizando a vida e o ser humano, com dignidade e tratamento igual para todos.

SITE NEIPIES: No seu entendimento, qual é a importância de implantarmos políticas públicas para elevar nossa qualidade de vida e a nossa cidadania? 

Michel Oliveira: As políticas públicas só tem efetividade quando se tornam políticas sociais e estas atingem as necessidades da nossa comunidade. 

É importante termos consciência de que os projetos e ações devem ser discutidos diretamente com a comunidade e também com as entidades representativas. Precisamos estar atentos isso para de fato construir ações que irão atender as necessidades e os anseios da nossa comunidade. Eu particularmente Trabalho desta forma. Quero também trazer o entendimento de que as pessoas precisam deixar de ser habitantes de passo fundo e se tornarem cidadãos de fato, através da pratica dos seus direitos e deveres.

SITE NEIPIES: Como seu mandato parlamentar contribuirá para reverter a descrença na política, algo tão disseminado na nossa sociedade?

Michel Oliveira: Eu represento uma renovação jovem que possui conhecimento, trajetória e, principalmente, propostas de trabalho que se transformarão em projetos através da atuação como Vereador eleito. Serei efetivo nas ações, participativo na comunidade irei honrar o compromisso e a oportunidade que a comunidade me confiou com muito trabalho e dedicação na Câmara Municipal de Vereadores.

***

SITE NEIPIES: Vereadora Regina, como avalia o pleito eleitoral de 2020?

Professora Regina: Avalio que o pleito eleitoral de 2020 foi muito diferente e desafiador. Diferente porque estamos vivendo um período excepcional com a pandemia do Covid 19 que assola o mundo, logo a campanha teve que ter muitos cuidados, responsabilidade e compromisso com a vida do(a) outro(a). 

Segundo, porque fui candidata pela primeira vez, o que não foi fácil, pois já era difícil fazer campanha em situações normais, imaginem estrear em plena à uma pandemia.  

Desafiador, pois fazer campanha com poucos recursos, sendo mulher, rompendo com os vícios da velha política. Apostamos em uma campanha coletiva, pedagógica, responsável e propositiva, o que nos manteve com esperança e nos levou a conquistar uma cadeira no legislativo e provamos que tínhamos capacidade coletiva de eleger uma mulher, uma professora, uma lutadora para dar voz.

A conquista desta cadeira na Câmara de Vereadores foi da Educação, mulheres, jovens, da classe trabalhadora, sobretudo dos professores e professoras. Fui eleita com 1904 votos, fiquei entre os vereadores(as) mais votados do pleito e fui a mulher mais votada da Câmara de Vereadores; sem dúvida essa eleição foi um marco histórico para Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

SITE NEIPIES: Como pretende trabalhar, na Câmara de Vereadores, as bandeiras e as causas defendidas em sua campanha eleitoral e que permitiram a sua eleição?

Professora Regina: Nosso mandato estará a serviço dos(as) passofundenses. Nossa primeira ação será implementar o mandato coletivo e participativo, instituindo o Conselho do mandato da vereadora e o gabinete itinerante para ouvir e encaminhar as demandas da população. 

No legislativo Municipal vamos lutar por um mandato que seja coletivo, transparente e propositivo em políticas públicas para melhorar a qualidade de vida de todas e todos.

SITE NEIPIES: No seu entendimento, qual é a importância de implantarmos políticas públicas para elevar nossa qualidade de vida e a nossa cidadania? 

Professora Regina: É fundamental e urgente, como exemplo, políticas públicas de combate a violência contra mulher, nossa cidade está entre as mais violentas do Estado, a Câmara Municipal precisa olhar para essa triste realidade, assim como muitas outras demandas que precisam de respostas. 

Entendo que o vereador(a) é o agente político mais próximo da comunidade e tem por obrigação ter um olhar diferenciado, onde a política pública só faz sentido quando responde a realidade. Mais do que sair inventado projetos mirabolantes, temos que olhar para as necessidades do nosso povo, fiscalizar a aplicação das leis que já existem e propor novas políticas públicas que venham a ressignificar o papel do legislativo municipal, que vai muito além de fazer homenagens, dar nomes para ruas…

SITE NEIPIES: Como seu mandato parlamentar contribuirá para reverter a descrença na política, algo tão disseminado na nossa sociedade?

Professora Regina: Na contramão dos velhos vícios da política, trabalhando muito, não fazendo conchavos, não apoiando projetos que venham a prejudicar a classe trabalhadora, fazendo um mandato que represente os anseios da população da nossa cidade, tendo como pilares a coletividade, a participação popular, a transparência e sendo um mandato propositivo.


Foto de capa: Comunicação Câmara de Vereadores de Passo Fundo

DEIXE UMA RESPOSTA