O caráter está sempre em construção

715

Por sermos seres holísticos
bio-psico-sociais e espirituais,
é quase impossível afirmarmos
ter um caráter harmônico.

Ao perguntar à qualquer pessoa se ela possui bom caráter, quase sempre e de imediato, a resposta é sim; normalmente em tom convincente.

Mas entenda que o caráter pode estar sendo questionado, muitas vezes, de forma isolada: sobre um relacionamento por exemplo, ou no processo seletivo de uma empresa.

Segundo Reich, o universo do caráter é complexo, eu diria quase freudiano.

Sabemos que ética, existe ou não, naquilo que você faz, quando ninguém está te olhando.

Por sermos seres holísticos bio-psico-sociais e espirituais, é quase impossível afirmarmos ter um “caráter harmônico”.

À exemplo disso vemos que, por um momento ou outro, podemos simplesmente trair a si próprios quebrando uma promessa pessoal, ou uma dieta, ou uma novena, mas não quebra de forma alguma um contrato com outrem (isso é louvável).

Acredito em que na vitrine da vida é onde expomos o nosso “trigo limpo “, ou sustentamos a pau e corda aquilo que gostaríamos de ser na integralidade, mas, ao menos ali, o somos.

Mas ainda assim é um fragmento da nossa construção e nos mostra que nossa intenção é o grande pedreiro desta jornada, mas queremos ser mestre de obras, engenheiro e um dia ao meu ver, o arquiteto.

Isto não desmerece nossos esforços, nem desconstrói o que conseguimos ser nesta vitrine, mas, é a parte pronta do caráter humano.

As falhas nesse contexto da construção desta “catedral” chamada caráter, o transforma num processo demorado, em razão do aprendizado humano, das boas e más experiências, das dores e prazeres necessários ´`a existência humana, do ego e suas artimanhas tal qual o “pan’ da mitologia grega, trocando os ovos dos ninhos, pelo prazer de ver a bagunça, risos….

Que o desejo pleno da construção do caráter harmonioso, seja seu caderno de caligrafia, onde almeja-se a beleza, a limpidez e a clareza do que somos.

Paz e luz!



“Se não possuíssemos olhos, ficaria mais fácil aceitar uns aos outros pois teríamos que confiar no sentimento nutrido pelo amor e não em estereótipos. Portanto quando você enxergar um casal com uma disparidade vertiginosa de diferenças estéticas não julgue pois alí pode realmente estar o gérmen de um verdadeiro amor”.

DEIXE UMA RESPOSTA