Os Homens são como os vinhos: “a idade azeda os maus e apura os bons”. Será que Cícero tem razão?
Eu acredito que todo ser humano pode passar por grandes transformações. Nesse sentido, eu discordaria de Cícero. Ao mesmo tempo, Cícero também tem razão.
Acredito na humanidade e por isso acredito na possibilidade de transformações, mas é preciso estar sempre vigilante, buscar sempre saber as reais motivações das pessoas por trás de suas ações para saber se é vinho bom ou vinho mau.
Do ponto de vista geral, nas relações da sociedade, o tempo mostra que aqueles que praticam o bem e se envolvem em projetos de desenvolvimento social, ambiental, cultural… cada vez mais vão se aprofundando em boas ações. É simples de observar, aqueles que ajudam nas comunidades permanecem ajudando até que uma intempérie ou a saúde lhe impossibilitar. De outro lado, têm aqueles que nunca ajudam em nada na sociedade e cada vez mais vão se tornando céticos em seu próprio egocentrismo.
Nas relações mais íntimas cuidado, muitas pessoas boas são enganadas em sua inocência por pessoas carregadas de malícias e sem nenhum compromisso.
Quando você mais precisar e menos espera, as pessoas que você acredita que gostavam de ti, podem te deixar de mãos abanando com uma mão na frente e outra atrás… na hora que eles precisarem vão te sorrir e lhe ludibriar, mas, quando você precisar, provavelmente terão desculpas…
Preste atenção nas suas relações, inclusive naquelas pessoas que parecem ser boas… na dúvida, pense sempre em primeiro lugar em você mesmo e depois em quem já provou no tempo que não te abandonaria por nada.
Autor: Rudimar Barea, autor da crônica “Sobre amizade e sobre a soberba”.https://www.neipies.com/sobre-a-amizade-e-sobre-soberba/
Edição: A.R.
Falou pouco mas falou tudo e essa é a verdade quando precisam da gente estão ali mas vá a gente precisar pra ver se não correm e dão um monte de desculpas.