Tudo o que escrevi não é contra você e
nem contra o Brasil, viu?
Não estou ofendendo ninguém,
é só um desabafo!
Está na moda escrever desabafos, então, como não sou anacrônica, faço também.
Eu juro que gostaria de morar no Uruguai, onde o povo é calmo, é pobre, mas de cabeça erguida e catedrático, aprova leis que aqui são inconcebíveis, pelo simples fato de que estão dentro do seu tempo, sem falsos moralismos.
Fico com inveja de ver um povo que vê as coisas com generosidade, que olha para o outro e torce para que seja feliz, mesmo que case com alguém do mesmo sexo, não havendo necessidade de paradas gays.
O povo uruguaio tem crianças conectadas à internet há anos e fornece notebooks às crianças desde os sete. O presidente uruguaio, de cabeça erguida, incita seu povo a estudar, muito, porque ele quer fornecer ao mundo pessoas de excelência.
Tive uma amiga uruguaia, há mais de 30 anos atrás, que era uma pessoa diferenciada, pianista formada e pós graduada, que aqui no Brasil costurava para fora, por que aqui não aceitaram seus títulos. Ela, sem saber, ensinou-me muita coisa sobre como ter filhos que gostam de estudar. As crianças dela tinham prazer com as pesquisas, com os mapas que desenhavam, com as maquetes que faziam, mesmo que o professor não pedisse. E ela não encarava aquilo como algo extraordinário, mas como normal, coisa de criança fazer mesmo.
Aqui não! Se alguém estuda mais e se destaca é CDF, sofre até bulliyng. Aqui, suporta-se que se roube tanto, que as cifras escapam da nossa capacidade de contagem e importam-se e muito, com as migalhas que o governo destina para a erradicação da fome.
Aqui a gente não entende que renda mínima é dever do Estado, gente! Aqui, a gente acha que há uns mais humanos do que os outros, por que falam em Direitos Humanos como se a expressão fosse um desaforo, ou palavrão.
Se a gente não fosse ignorante, não precisaríamos de leis novas, porque, sendo humanos, enxergando quem está ao nosso lado e respeitando a constituição, tudo estaria resolvido.
E isso tudo o que escrevi não é contra você, viu? Não estou ofendendo ninguém, é só um desabafo!
Conversa com Bial – Pepe Mujica.