Em 2023, a professora Taniamar Reschke recebeu o reconhecimento Professor Emérito 2023 da administração municipal de Passo Fundo. Através de lei municipal, anualmente, um professor em atuação na rede municipal de ensino em Passo Fundo, RS, é homenageado. O reconhecimento é prestado pelo município por meio de indicações dos educadores de todas as escolas.
O evento de entrega já teve vários formatos; na maioria das vezes ocorreu nas próprias escolas onde atuam o professor ou professora homenageados de cada ano. Neste ano de 2023, ocorreu num evento de posse de professores e secretários de escola.
Repercutimos, nesta matéria, uma apresentação construída pela professora homenageada, tratando de sua trajetória de vida pessoal e profissional ao longo de seus 17 anos de atuação na rede municipal de ensino de Passo Fundo.
***
Assim começa minha história:
“Há 39 anos, meu pai Eluyr José Reschke me dizia: “Faz magistério, estuda para ser professora, você terá estabilidade, plano de saúde…” Com grande alegria, entusiasmo, acolhi a sugestão deste carinhoso e sábio homem, com quase 97 anos, um artista, meu paizinho, aqui presente.
Gratidão meu pai amado! O que dizer da minha mãezinha, Iracema Rodrigues Reschke, “SEMPRE PRESENTE”. Elevo meu amor, minha profunda gratidão, por tudo que vivemos. Nela, entre tantas virtudes, me espelhei na sagrada relação com a terra, o plantar, cultivar, cuidar, amar…
Do incentivo e encorajamento para ir ao mundo recebidos de meu pai e do amor à terra aprendido com minha mãe, abracei a educação como caminho de vida e, hoje, essas duas estradas se encontram em meu fazer na Pedagogia Waldorf. Um pouco dessa trajetória, peço licença para compartilhar.
Em 1987 conclui a formação em nível médio – Magistério, na Escola Estadual de 1º e 2º graus Nicolau de Araújo Vergueiro. Enquanto aluna do curso, tive a primeira experiência como docente, estagiei em uma turma de terceiro ano, atividade obrigatória para conclusão do curso. Lembro-me dos desenhos e bilhetes carinhosos das crianças, dos diários de classe, das folhas mimeografadas, do caderno de caligrafia, das estrelinhas agraciando as crianças…
Em 1988 ingressei na Universidade de Passo Fundo, no curso de Educação Artística Licenciatura Plena o qual conclui no ano 1992. Em 16 de maio de 1988 fui contratada pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo no cargo de Monitora para atuar na Sociedade Cultural Recreativa Beneficente São João Bosco – SOCREBE, no bairro Santa Marta, meu primeiro emprego. Lá conheci a Irmã Maria Guiomar Zambenedetti, a carinhosa Irma Guiomar. Lembro do primeiro dia de trabalho, próxima há um grande portão, estava a Irmã Guiomar trilhando corda para as crianças pular e fui generosamente acolhida por ela.
A SOCREBE foi uma escola querida, onde conheci pessoas maravilhosas, crianças, adolescentes, famílias. De vez em quando encontros acontecem: “Oi você é a professora Taniamar? Lembra de mim, lá da SOCREBE? Recebi uma turma da pré-escola. Desde o início percebi que não seria fácil, as turmas eram grandes, muitas crianças em situação de vulnerabilidade. Logo senti em meu coração que ali eu queria ficar, amava estar com aquelas crianças. Atuei também como bolsista, acompanhava as crianças e adolescentes, no horário do almoço, que chegavam da escola formal e permaneciam no período da tarde. Muitas vezes trouxe crianças para passar o final de semana em minha, era muito bom vê-las felizes.
Depois de graduada fui contratada, pela Associação Educacional e Caritativa – ASSEC como Monitora em Educação, ampliando a jornada de trabalho na SOCREBE. Em 2004, fui convidada para assumir a coordenação pedagógica. Neste período aprofundei meus estudos sobre a Educação Infantil em nível de pósgraduação. Permaneci na SOCREBE por 18 anos, 16 ao lado da irmã Guiomar, me desligando em 2007. Após, assumi como professora da rede municipal de ensino, passando pelas EMEIs Fadinha, Cantinho Feliz, e Jardim do Sol, nas quais fui acolhida e pude vivenciar meus primeiros anos como professora efetiva na rede. Tive também uma passagem pela Rede Notre Dame, como professora de Artes, no Ensino Fundamental II.
Em 2014 fui convidada pelo prefeito Luciano Palma de Azevedo, para assumir a direção da EMEI Toquinho de Gente. O então secretário de educação, o professor Edemilson Jorge Brandão sugeriu que a escola adotasse a Pedagogia Waldorf para orientar a proposta político pedagógica. A partir desta indicação começamos a dinamizar a equipe na busca por informações e conteúdos que pudessem nos ajudar a compreender que perspectiva educacional era essa.
Além de pesquisas em bibliografias e sites, o grupo, intermediado pela SME e juntamente com colegas da rede interessadas no tema, visitou as Escolas Waldorf Querência e Arco-íris, na região de Porto Alegre, a fim de conhecer os ambientes e o trabalho neles desenvolvido. Dados estes importantes passos iniciais, apresentamos a proposta à comunidade escolar e, juntos, começamos a profunda e transformadora jornada de construção de uma escola Waldorf de educação infantil pública em nosso município.
Já se passaram nove anos desde então. Muito foi ressignificado e construído, desde o pedagógico de nossa escola através do Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf, passando pelos nossos corações, e hoje nossa escola conta com o apoio das queridas tutoras Sandra Beck e Regina Giachetta, bem como a iminente conclusão do processo de filiação à Federação das Escolas Waldorf do Brasil e, ainda, a caminho de se efetivar a construção da sede própria já anunciada pela gestão municipal para o próximo ano.
Nesta trajetória, temos caminhado por paisagens diversas, acompanhadas por muitas pessoas que trouxeram suas contribuições através de conhecimentos, experiências, sonhos, os quais acolhemos com respeito, acreditando no impulso que cada ser traz em seu coração e que mobiliza suas escolhas e ações no mundo. Vivenciamos alegrias e desafios, mas encarando todos eles como oportunidades de autoeducação e fortalecimento de nossos propósitos mais elevados.
Às pessoas que compartilhamos a caminhada, minha gratidão por também fazerem parte da realização deste sonho. Ao grupo que compõe a EMEI Toquinho de Gente, sou grata por abraçarem o ideal de construir uma escola Waldorf pública em nosso município. Um grupo que é movido pelo amor, onde cada um abre-se para este novo e se deixa perpassar pelos valores que Rudolf Steiner destacou ao trazer a Pedagogia Waldorf ao mundo: a beleza, a verdade e a bondade.
Posso afirmar que a Pedagogia Waldorf deu novo sentido a todos os aspectos de minha vida, na escola e para além dela, pois transformou meu mundo interior, se refletindo em minha maneira de pensar, sentir e agir. Ver que isso está se irradiando para toda uma comunidade escolar enche meu coração de esperança e gratidão por esta oportunidade.
Às famílias das crianças que tive a oportunidade de acolher e junto delas atuar, agradeço pela confiança. E àquelas que são a razão de todos os esforços, de toda a dedicação, de toda a luta por uma educação de qualidade e um desenvolvimento saudável, meu especial agradecimento: às crianças. Elas me mostraram e me mostram que cada ser que chega ao mundo traz em si o mais genuíno potencial humano, manifesto em seu puro olhar, em sua alegria, na sensibilidade diante do outro, e no impulso natural de amar e ser amada, lembrando a nós, adultos, que para isto também viemos.
À minha família, amores da minha vida! Meu esposo Rafael, meus filhos Helena, Arthur e Isabela, agradeço por todo carinho, apoio, paciência, compreensão ao longo de minha caminhada. Por fim…
A outorga do título de professor emérito tem valor inestimável, me sinto feliz e honrada.
Agradeço, na figura do Prefeito Pedro Almeida, do Secretário de Educação Adriano Canabarro Teixeira e da Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil Deisi de Oliveira, pelo apoio e estímulo recebidos, estendendo a todos os que passaram pelas gestões de nosso município.
Tenho a consciência de que para hoje aqui estar, fui agraciada pela presença e contribuição de muitos colegas de jornada, por isso dedico este título a todas as pessoas que compõe a rede municipal de ensino de Passo Fundo, representadas pelas professoras e professores da rede. Estou feliz em poder representá-los.
Concluo este agradecimento trazendo um verso de Rudolf Steiner que vem inspirando meu caminhar.
Admira a beleza, Defende a verdade,
Venera a nobreza, Escolhe a bondade!
Assim é que o homem Será conduzido,
Às metas na vida;
Aos retos caminhos
Na hora em que age:
À paz, quando sente;
À luz, quando pensa;
E aprende a confiar na Regência divina
De tudo o que há
No vasto cosmo, No fundo d’alma.
Edição: A. R.
Linda homenagem, Nei!