O projeto foi elaborado para ser aplicado em todas as turmas da EMEF Zeferino Demétrio Costi, em Passo Fundo, RS pela professora Márcia Cristina Leida dos Santos. Nas turmas dos anos finais foi executado pelo professor Nei Alberto Pies a partir da interpretação de breve texto, seguido de um trabalho em grupos onde estudantes escolheram uma frase e produziram uma ilustração.
A inclusão na escola é fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, possam ter acesso à educação de qualidade e se desenvolver plenamente.
Quando falamos de inclusão, estamos tratando da aceitação, do respeito e da adaptação do ambiente escolar para que ele atenda às necessidades de todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiências, dificuldades de aprendizagem, ou qualquer outra condição que possa exigir um olhar mais atento.]
A inclusão não deve se limitar apenas à adaptação física do espaço ou à contratação de profissionais especializados. Ela envolve uma mudança cultural e estrutural, onde todos os membros da comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, e familiares trabalham juntos para criar um ambiente acolhedor, respeitoso e colaborativo. Esse trabalho conjunto favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivos dos estudantes, além de promover valores essenciais como solidariedade, empatia e respeito a diversidade.
Quando todos os membros da comunidade escolar estão envolvidos no processo de inclusão, é possível criar um ambiente de aprendizado mais justo, onde as diferenças são reconhecidas e valorizadas. Isso contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados para viver em uma sociedade plural e diversa, além de reduzir o preconceito e a discriminação.
É de fundamental importância a criação de redes de apoio, com o objetivo de incentivar a participação de todos dentro da organização, onde os indivíduos possam se conectar, compartilhar experiências e se apoiar mutuamente. Sabemos que criar um ambiente inclusivo não é um processo rápido ou fácil, mas é fundamental para garantir que todos possam atingir seu pleno potencial e contribuir pra uma sociedade mais justa e igualitária, que reconhece e respeita as diferenças de todos os seus membros.
O que motivou realizar o projeto de Inclusão na escola: Andando de mãos dadas?
A participação de todos os estudantes nas diversas tarefas, atividades, trabalhos em grupo, gincana, entre outros, se faz necessária e é de direito de todos. Portanto, é de fundamental importância que a comunidade escolar crie um ambiente propício para que realmente esta participação aconteça, onde cada indivíduo seja respeitado dentro de suas possibilidades, criando um ambiente mais justo e de valorização.
Buscar maneiras diferentes de desenvolver as atividades é primordial, onde todos possam ter a oportunidade de se conhecer melhor, realizar a troca de conhecimento e a ajuda mútua para que os objetivos sejam alcançados verdadeiramente não dando oportunidade aos rótulos que muitas vezes causam sofrimentos a estudantes pela falta de oportunidade de participar de uma tarefa. Ou, infelizmente, muitas vezes os próprios estudantes já se excluem por pensarem não ter capacidade de realizar as tarefas. Que sejamos mais justos uns com os outros e de mãos dadas aprendamos a ser mais solidários.
Márcia Cristina Leida dos Santos/Sala de Recursos Multifuncionais/ EMEF Zeferino Demétrio Costi)
Atividade realizada
Como uma estratégia de sensibilização dos estudantes para o tema da inclusão escolar, a EMEF Zeferino Demétrio Costi organizou, em aulas de Ensino Religioso e Filosofia, um trabalho de confecção de pequenos cartazes, com frases retiradas de um texto-base sobre a importância da inclusão no ambiente escolar. Estes materiais foram expostos em painel específico que abordará o tema.
Seguem registros de estudantes construindo as atividades
Seguem registros de alguns trabalhos produzidos pelos estudantes
Edição: A. R.