Editamos mais de 700 publicações em nosso site desde o mês de dezembro de 2014 até o início de 2020, sendo em torno de 240 de autoria de Nei Alberto Pies e as restantes colaborações de mais de 40 pessoas ou instituições convidadas.
O propósito do site sempre foi produzir e editar conhecimentos críticos e reflexivos, que colaborem com a nossa humanização. Entendemos humanização como a possibilidade de nos tornarmos seres humanos melhores, através do conhecimento.
O público a quem pensamos e dirigimos nossas publicações sempre foram os professores e professoras, lideranças sociais, populares e sindicais, além de leitores que gostam de abordagens críticas e reflexivas da área de conhecimento das Ciências Humanas (História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Geografia e Ensino Religioso).
As temáticas que organizam nossas publicações são, preferencialmente, Educação, Cidadania e Espiritualidade.
Queremos, agora, dar um passo além com as nossas publicações. Produziremos, inicialmente, um roteiro, com pequenas resenhas, de publicações que estão orientadas para uso, em práticas pedagógicas, inicialmente ligadas aos conteúdos de Filosofia, Filosofia e Meio Ambiente e Ensino Religioso.
A intenção e o objetivo destas primeiras publicações é que professores acessem o material e trabalhem as temáticas com seus alunos a partir de memórias/sínteses de texto ou questões elaboradas por eles próprios, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Muitas das temáticas, com respectivos links das publicações, já seguem com “Sugestões para uma prática pedagógica”.
Agradecemos, desde já, pela apreciação, sugestões e contribuições dos professores e professoras: Valdecir Bianchi, Márcia Carbonari, Sandra Santos, Andreia Benetti Moraes, Alex Rossset e Graziela Bergonsi Tussi.
Num segundo passo, editaremos reflexões e textos com sugestão de atividades específicas em cada uma delas, com a participação de professores da área do conhecimento que já aplicaram esta atividade em suas aulas.
Se pudermos contar com a participação dos colegas professores com sugestões e críticas, ficaremos sempre gratos!