Resiliência, compromisso e amor na profissão docente

1498

Não duvide nunca do poder de quem se move com amor, e esperança entre as ardilosas tramas de um poder que não serve.

Ao finalizar as atividades da jornada pedagógica 2022 promovida pela SEDUC/ RS precisamos estar cientes de que nossa expedição está apenas começando! Temos duzentos dias letivos pela frente, é caminhando que se faz a caminhada, a cada passo que nos aproximamos do horizonte, ele se distancia ainda mais, tendo como única intenção nos ensinar: muito mais importante que a certeza dos objetivos atingidos são os sentimentos de perseverança, entusiasmo, superação que farão parte de todo percurso.  

Professores e professoras, além de especialistas na arte de construir aprendizados são também mestres em ressignificar, são os seres mais resilientes que conheço. 

Em meio as incertezas da pandemia que começou em 2020 e trouxe muitas dificuldades para os sistemas de ensino, especialmente o público, vi colegas professores que se fizeram estudantes em tempo integral, que aprenderam a manusear ferramentas do mundo digital, vi gente inovando nas suas metodologias, se desdobrando para alcançar estudantes e suas famílias.

Um bom professor, um bom começo! https://youtu.be/2fgE2hGZbA8?list=PLsAfCJnskTUEnctFCk3O0sYvXxkN3l9yO&t=17

Pode ser que você não tenha se dado conta, mas és um ser cuja existência tem o poder de tocar outras vidas e nelas ascender perspectivas de futuro. Você sabe quantas pessoas já foram tocadas e transformadas por sua causa?

Pode ser que muitos dos estudantes que passam pela sua vida não se recordem de conteúdo específicos, fórmulas e regras podem ser esquecidas, mas o jeito como tratamos o estudante se eterniza nele, o testemunho que damos fala mais alto do que os objetos do conhecimento que trabalhamos para desenvolver habilidades.

Talvez você não perceba, mas o seu jeito de ser educador promove a dignidade, alimenta sonhos, constrói cidadãos. É nesse ambiente denominado Escola Pública que se faz a diferença nessa nação carente de justiça, de solidariedade, inclusão, humanidade.

O professor possui grandes responsabilidades, dessa profissão se desdobram consequências éticas que a sociedade experimenta no cotidiano.  Estamos cientes das agruras pelas quais passam os educadores, sabemos que não é do interesse das elites que governam essa nação valorizar o fazer docente, a defasagem salarial demostra que os investimentos na educação são intencionadamente escassos, porque uma geração esclarecida não interessa aos governantes e a sede de poder destes.

Contrariando a lógica do capital entendemos que o trabalho dos professores é de inigualável valor, não duvide nunca do poder de quem se move com amor, e esperança entre as ardilosas tramas de um poder que não serve.  

Muito se fala e se escreve sobre os professores e a escola pública, muitas críticas infundadas são feitas a esses profissionais e daqui nasce a urgência de uma educação criativa que rompa as bolhas da ignorância para semear nas mentes questionamentos que movam as buscas por novos conhecimentos.

Vivendo tempos difíceis onde a mudança bate às portas de nossas escolas convido cada um e cada uma a novamente dar testemunho de resiliência, de coragem e de amor ao fazer que toca e transforma vidas. Bons professores nunca param de aprender, então desenvolvamos ainda mais o espírito colaborativo, crítico- criativo, para com a vida ensinar respeito, cidadania, humanidade. 

Numa realidade que nos desvaloriza, viemos para protestar, para amar a humanidade que servimos, e nosso maior protesto vai consistir em um trabalho amorosamente construído. 

Eu bem sei que o amor não paga contas, mas entendo que o amor pelo fazer qualifica, valoriza e dá sentido as nossas ações.

Não sejamos professores por amor, sejamos sim, mestres na capacidade de amar, de com amor fazer deste um ano especial, marcado pelo enfrentamento dos desafios, pelo desenvolvimento de novas habilidades e, por fim, cheio do significado que sozinhos temos dificuldades para ver, mas que unidos conseguimos vislumbrar.

Siga em frente caro professor/ cara professora – viva as lições do horizonte, sentindo-se caminheiro de mãos dadas com outras esperanças, alimentando o sonho de dias melhores.  Feliz ano letivo para você que com amor encarar os desafios de cada dia.

Estou falando do valor simbólico e social de um professor; estou me referindo ao reconhecimento que qualquer profissão precisa ter para que possa ser exercida com dignidade, com paixão e com dedicação; estou alertando para o fato de que os estudos mostram que num futuro próximo não teremos mais professores para educar nossos filhos; estou propondo uma necessária reflexão sobre o cuidado que todos nós podemos e devemos ter com nossos professores se quisermos ter um educação melhor para nossos filhos e uma pátria educadora. (Altair Fávero) https://www.neipies.com/quanto-vale-um-professor/

Autor: Marciano Pereira

Edição: Alex Rosset

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente colocação.
    Sempre pensando em melhorias na Educação.
    E Escola Pública bem acessorada.

  2. Profunda e necessária reflexão. Vamos deixar nossa marca e propagar bons exemplos, ajudando na formação de nossos estudantes, gerações que estão mais perto dos tablets do que do conhecimento que precisam para mudarem suas realidades e fazerem-se cidadãos críticos e atuantes.

DEIXE UMA RESPOSTA