Saberes da educação sob a ótica de professores e professoras

935

Enquanto educadores e educadoras se abstiverem de falar e registrar seus conhecimentos, suas percepções e suas práticas educativas, mais abrirão espaço para que quaisquer outros profissionais digam o que deve ser feito na educação.

Em dezembro de 2014, têm início o site www.neipies.com cujo objetivo principal é constituir-se numa referência de publicações autorais, construídas por sujeitos que se agregam para pensar o processo de humanização através dos conhecimentos críticos e colaborativos. A humanização, aqui, é entendida como um processo pelo qual nos tornamos melhores seres humanos através destes conhecimentos. Igualmente em 2014 foi o ano em que publicamos o livro “Conviver, educar e participar nos palcos da vida” pela Editora Ifibe de Passo Fundo.

A iniciativa da criação do site foi incentivada por amigos e amigas que lêem, escrevem e gostam de literatura é hoje, também, marcada por certo ineditismo entre professores e professoras da educação básica. Pretende-se falar e pensar de professor para professor, numa lógica de trocas e reciprocidades, num constante aprender-refletindo. Almeja-se, ainda, fortalecer convicção de que mudanças na educação, sobretudo mudanças de práticas docentes, também ocorrem quando educadores e educadoras fazem o exercício de reflexão de suas práticas cotidianas. Sistematizar práticas docentes é uma forma eficiente e prática de apropriar-se de novas posturas e compreensões acerca do nosso fazer pedagógico.

O público que se deseja atingir com esta plataforma digital são profissionais da educação, estudantes, lideranças sociais e quaisquer interessados nas temáticas Educação, Cidadania e Espiritualidade.

Os convidados/as do site são, quase sempre e preferencialmente, profissionais da educação que vivem a realidade cotidiana nas escolas.

Acesse aqui: https://www.neipies.com/autores_convidados/

Destacamos a importância dos profissionais da educação encontrarem o seu lugar de fala, terem a possibilidade de escrever e refletir sobre os desafios educacionais. Na medida em que estes escreverem sobre a realidade educacional, mais a educação será valorizada e haverá maior protagonismo por parte daqueles que são fundamentais na educação. Enquanto educadores e educadoras se abstiverem de falar e registrar seus conhecimentos, suas percepções e suas práticas educativas, mais abrirão espaço para que quaisquer outros profissionais digam o que deve ser feito na educação.

O site aborda, principalmente, temas relacionados à educação, cidadania e espiritualidade. As abordagens são diversificadas, tanto na forma como no conteúdo; buscam reforçar a importância do espírito científico, do diálogo, da democracia e das diversidades humanas. Como não há temáticas pré-definidas, os temas escritos, problematizados e publicados emergem dos contextos e das realidades em que os convidados/as estão envolvidos/as. Por vezes, as temáticas também surgem de conversas, trocas ou iniciativa do Editor do site.

A organização dos conteúdos e sua publicação ocorrem no formato de crônicas publicadas pelos convidados/as em suas colunas, no formato de entrevistas dirigidas a pessoas dos temas preferenciais do site e na edição de pequenos vídeos, publicados no Youtube e divulgados no site.  As publicações são, também, organizadas e divididas, quando é o caso, em 04 Seções: Protagonistas da Educação, Reflexões e Atividades, Entrevistas e Excertos.

Confira aí: https://www.neipies.com/secoes-especiais/

Com o advento da pandemia, a partir de 2020, criamos a Seção Reflexões e Atividades, com objetivo de editar reflexões e textos com sugestões de práticas pedagógicas em cada uma delas, com a participação de professores das áreas do conhecimento que já aplicaram esta atividade em suas aulas, caso isso fosse possível ou apenas idealizado em um outro momento. Priorizamos os Componentes Curriculares Ensino Religioso e Filosofia, justamente por terem poucos subsídios pedagógicos para orientação de suas aulas, de muitos professores e professoras sem formação específica.

Acesse aqui: https://www.neipies.com/reflexoes-e-atividades/

Os Convidados/as escrevem e publicam conforme os seus ritmos, o seu engajamento com a escrita, a necessidade de problematização de temáticas, a sua motivação para comunicar. Desta forma, ocorre um grau diferenciado de envolvimento e participação dos Convidados/as.

Depois de recebidas, as reflexões dos Convidados passam pela análise e correção do editor e de revisores, respeitando as peculiaridades da escrita e respeito à autoria. Já participaram deste processo Diego Ecker e Elias Foschesatto. Atualmente, Alexsandro Rosset participa na edição, revisão e correção dos textos.

O site www.neipies.com já contou e conta atualmente com a colaboração de 75 pessoas Convidados/as. Edita semanalmente, aos finais de semana, de 04 a 06 publicações, 20 a 24 publicações mensais. O alcance médio das publicações é de 500 acessos, sem quaisquer “impulsionamentos” no Google ou em redes sociais. Já foram editadas mais de 1100 publicações. O número global de cliques/acessos já somam mais de 530 mil, sendo quase 200 mil cliques somente em 2021.

Gráfico de Evolução dos acessos:

A maior parte das leituras e acessos ocorre por divulgação em grupos nas diferentes redes sociais, pela newsletter da página e por leitores e leitoras que de forma orgânica ou permanente acessam o site.

Embora carregue o nome do seu idealizador, o site sempre congregou pessoas e ideias à serviço da humanização, através da disseminação dos conhecimentos críticos e colaborativos. Na medida em que passam os anos, renova-se para potencializar maior alcance e maior repercussão entre interessados no seu propósito fundante.

Nei Alberto Pies, Editor do site

DEIXE UMA RESPOSTA