“A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5)
A Campanha da Fraternidade de 2022 da Igreja Católica, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) traz uma oportuna e necessária reflexão sobre os desafios da educação no Brasil, considerando o contexto histórico da pandemia e também a necessidade de uma educação inclusiva e com qualidade social.
Em 2022, pela terceira vez, a educação volta a ocupar as reflexões da Campanha da Fraternidade, agora, impulsionada pelo Pacto Educativo Global, proposto por Papa Francisco.
Assista: https://youtu.be/RmiqKXTB83Q?t=12
Os objetivos da Campanha são:
Objetivo geral: promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Objetivos específicos:
1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
Destacamos duas ideias do Texto-Base que julgamos relevantes para nossa reflexão:
“A Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’.” (Apresentação – Texto Base CF 2022)
“Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.” (Texto Base, nº 227)
SUBSÍDIOS PARA APROFUNDAMENTO DE PROFESSORES E PROFESSORAS
Vídeo aulas sobre a CF 2022 – Fraternidade e Educação
A CNBB produziu 05 vídeos-aulas para Campanha da Fraternidade 2022. Seguem os links para acesso e aprofundamento.
Campanha da Fraternidade 2022– Vídeo aula 01
Campanha da Fraternidade 2022 – Vídeo aula 02
Campanha da Fraternidade 2022 – Vídeo aula 03
Campanha da Fraternidade 2022 – Vídeo aula 04
Campanha da Fraternidade 2022 – Vídeo aula 05
Slides de aulas para estudantes do ensino fundamental e médio
O professor Valdecir João Bianchi, de Passo Fundo, RS, estudioso do Ensino Religioso, produziu uma série de slides com propostas de atividade que podem ser trabalhadas em aulas durante todo ano de 2022, destacando a importância da educação na vida de cada estudante e na vida de todos os brasileiros e brasileiras.
Agradecemos pela contribuição generosa e pela partilha deste material.
Segue link dos Slides:
https://drive.google.com/file/d/1ut1SpIewvdZHVfsWmjNOY7qJflLpJU-S/view?usp=sharing
Edição: Alex Rosset