Restarão florestas a queimar em 2025?

Vamos falar a verdade de uma vez aos nossos amigos, filhos, crianças e adolescentes? Estamos destruindo tudo:  florestas, rios, matas, biomas…tudo. Ainda não há um culpado, claro, pois fica difícil apontar um, quando todos podem ser culpados. Mas como gostaríamos de poder nominar os malfeitores!

Quem tocou fogo e, igualmente, quem viu e não gritou. Quem fotografou um pôr de sol deslumbrante e trágico, mas não se indignou, todos, poderemos ver agora em como será o novo sol em meio a escuridão que nos aguarda.

O sol de cada dia está cada vez mais bonito, E quando ele desce, então, é de um laranja jamais visto.  Todos os dias, em seus finais, temos um espetáculo, gratuito, poético.  À sua perfeição, ninguém resiste.  Fantástico ele! E, igualmente, desesperador.

Nosso sol não brilha como antes, assim como nossa esperança de que ainda é possível colocar um fim nessa sanha destruidora que se abate sobre nós. Talvez sejamos a única espécie que põe fogo em sua própria casa. Como não temos ainda para onde ir, nossos netos e seus descendentes sequer terão um sol para fotografar.  Ou terão somente a ele.

Será o ódio incontido?  Será o prazer em ver queimar? 

Em alguns momentos, estamos vendo como que urnas no horizonte, queimando e arrasando o que tem pela frente.  Sequer há prisões que acolham tantos bandidos representados, tamanhos os seus crimes, repetidos, ano após ano. E sou tentado a pensar em seus gritos, em meio as labaredas de urnas torrando no horizonte;

-Queimem todas!  Se não fomos nós os vencedores, queimem todas.  E aos que venceram, que agora apaguem o fogo.

Mas não creio, não.  Volto à realidade e tento me aquietar, pensando que sempre foi assim, períodos de seca e de queima, para, em seguida, nos tempos que antecedem a primavera, em um mês, tudo estar verde e florido, com os campos recompostos de pastos verdejantes.  Mas agora sem Pastor.

Mesmo estupefata, assustada ou desamparada, a humanidade, em seu curso, precisa acreditar. Crendo, evita a loucura.

Imaginar que o fogo pode reaver mais brilho em seu verde, equivale a pensar que temos de voltar a andar sobre cavalos nas ruas de nossas cidades.  Se o mundo assim o quisesse, estaríamos cobertos de fuligem o ano inteiro. É o que o homem do campo, sempre isolado que foi por séculos, seja pelo desprezo oficial ou pela indiferença de quem já partiu dali, aprendeu no manejo de suas terras, práticas e costumes que não fariam diferença a ninguém, até alguns anos atrás. Mas agora fazem. Porque tudo mudou!

O campo é logo ali, o sol é logo ali, e a fumaça de milhares de quilômetros provoca coriza nos incautos que sempre acreditaram que os problemas dos outros…são dos outros.  E isso também mudou. Pelo tamanho do nosso país, jamais pensaríamos que o fogo que nos é alheio, quase alcance nossas janelas. Bem, a fumaça já as atingiu.

Mas e os rios?  Onde não se toca fogo e que já dão sinais que estão indo embora? Como explicar que uma natureza exuberante pode dar lugar a um deserto sem vida, seco e cheirando a permanência da morte? Fomos longe demais em nossas intenções de controle e exploração do nosso meio ambiente. Nossos últimos governos e sua legislação, são frágeis e seu controle, sempre insuficiente.

Somos também nós os criminosos do meio ambiente?

Em nosso silêncio. E se já não chove, em algum momento nós mesmos incitamos o clima a não chover. Não há crime anterior que não esteja se manifestando agora. E os mesmos delitos ambientais se avolumam, diante de uma sociedade que se mostra apática e sem reação. As multas gigantes, resultantes desses crimes sequer são pagas. Vê-se o maquinário sendo queimado na floresta, como que nos lembrando de ações enérgicas das autoridades. São fatos isolados.  Lá no Congresso, todos sabem que os danos extrapolam o que a mídia tenta nos mostrar, como algo que pareça fiscalização ou Justiça.

O que vemos, no acumulado das agressões ao meio ambiente no país, multipliquemos por 10. A fuligem é apenas um lembrete.

E o mundo assiste impotente o que era o seu pulmão vir a degenerar-se, com que um gigante que sucumbe diante do vício de um bilhão de cigarros medonhos.  Seus pulmões, a continuar suas queimadas, logo não vão mais poder ceder à respiração que o planeta precisa. Então, será tarde! 

Ainda há esperança para que os vestígios cheguem à Miami e estraguem o piquenique. E até o fim de semana, sem fuligem, ainda está garantido na Key Biscayne. ¹ Por enquanto. Mesmo que o fumacê atravesse o Atlântico a faça tossir nossos patrícios, os protestos de fora poderão demorar a chegar em Brasília. E se chegarem, quem se importa em pegar a palavra?

Por que na capital, nada pode ser feito a partir de seus parlamentares?  Duvida-se! Ali estão os interesses cruzados e por isso, poucos protestos ou mesmo ideias surgirão. Há muitos deles que toleram a sujeira toda, pois possuem terras, gado, fazendas, tudo.  Como vão se insurgir contra seus interesses? Eles não entendem que ao exaurir a terra até o seu limite, não haverá retorno e que seus latifúndios, um dia, poderão arder em chamas.

“As pessoas raramente acreditam que a origem de seus problemas é a sua iniquidade e estupidez. A culpa é sempre de alguém ou de alguma coisa externa.” ² Nada a esperar, portanto, de um Congresso decidido a somente espezinhar e emparedar um governo ainda titubeante. Os outros é que tem culpa.

Os outros poderemos ser nós agora, já que respiramos o mesmo ar. O fogo ainda será uma arma política de descrédito; anotem! ³

Assim que o Rio Madeira, ou mesmo o Rio Paraguai secar, nossos programas turísticos nestas paragens irão desaparecer. E nem os turistas endinheirados de fora poderão se refestelar, uma vez que as pousadas viraram carvão.

Teremos ainda de mudar levemente o verde de nossa bandeira, porque já não moramos em um país tão verde assim. Talvez colocar ali uma pequena chama de fogo ardente, para nenhum de seus habitantes do futuro, esquecer que neste país havia uma floresta imensa. Que o fogo e a indiferença consumiram.

_Brasil, estas nossas verdes matas…e este lindo céu azul de anil.  E não é que a Aquarela Brasileira terá de mudar sua letra! Alguém pode falar para o Martinho da Vila?

Aos que ainda tem esperança, pequem suas vassouras e tentem ajudar.  Nem se para isso, sejam elas representadas pela sua voz, gritos, protestos, indignação. Vamos jogar água neste fogo abjeto e levar nossas crianças para que nos ajudem apagá-lo, nunca permitindo a sua repetição. Vamos tentar explicar a elas que o homem não é tão ruim assim e que tudo pode voltar à normalidade, neste jardim que já foi do Eden.  Temos de nos esforçar e dar respostas; com o mínimo de esperança.

Teremos de conviver ainda com o nariz escorrendo e com aquele amigo querido de infância, que se tornou negacionista, sabe-se lá a mando de quem.  Falando de que não há nada de mudança climática a se preocupar… (Aí já foi demais! Quando comecei a espirrar, pedi licença…e sumi.) 

Aos nossos filhos, crianças e adolescentes, vassouras simbólicas para apagar os fogos do desgosto de agosto. E sempre a verdade!

Aos negacionistas, a fumaça.

Saudades de quando estes Trópicos eram somente tristes!

Breves observações:

1) Kay Biscayne é um bairro chique de Miami

2) Robert Greene, as 48 Leis do Poder, pág 342

3) Uma das fazendas que mais queimam, é a Fazenda Bauru, quase na divisa do Amazonas. Em 2022, foi descoberto um esquema para copiar o “dia do fogo”, ação descrita por fazendeiros do PA, via Whatsapp, para realizar protestos contra as políticas ambientais. Todos impunes até hoje. (Bruno Fonseca e Gabriel Gama;

4) Segundo o MapBiomas, quase 6 milhões de hectares já queimaram, um Estado da Paraíba inteiro.

Autor: Nelceu Zanatta. Também escreveu e publicou no site “O fim da empatia é o fim da civilização”: www.neipies.com/o-fim-da-empatia-e-o-fim-da-civilizacao/

Edição: A. R.

Educação e a produção de uma cultura do sentido

A ausência de valores e escolhas, ou mesmo quando temos valores que inflacionam e desinflacionam constantemente, a vida torna-se entediante, e, com isso, há perda de sentido. O que fazer diante de uma vida contaminada pela cultura do tédio? É possível, educacionalmente, criar estratégias para vencer a cultura do tédio?

A palavra “sentido” remete a muitos significados. Se formos ao Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, encontraremos 18 significações que o termo carrega em nosso idioma. Não nos interessa aqui analisar cada uma delas. No entanto, gostaria de abordar brevemente dois aspectos existenciais complementares que se tornam decisivos na abordagem que estou fazendo: trata-se dos termos “direção” e “significação”.

O conceito de direção está associado à ideia de rumo, de indicativo, de lugar futuro. Se pergunto “em que sentido devo seguir?” estou me referindo à ideia de direção, projeção, intencionalidade. Certamente, é essa “falta de sentido de direção” que tomou conta da vida de quem está imerso na cultura do tédio. O outro sentido existencial diz respeito à significação. “Uma vida com sentido é uma vida significativa […]”, diz La Taille (2009, p. 75), e é significativa porque está ancorada em valores, escolhas, metas.

A ausência de valores e escolhas, ou mesmo quando temos valores que inflacionam e desinflacionam constantemente, a vida torna-se entediante, e, com isso, há perda de sentido. O que fazer diante de uma vida contaminada pela cultura do tédio? É possível, educacionalmente, criar estratégias para vencer a cultura do tédio?

Para La Taille (2009, p. 79), “[…] somente uma cultura do sentido pode vencer uma cultura do tédio”, mas para que tal cultura se estabeleça são necessárias duas condições: i) que o sujeito se veja imerso num contexto problemático; ii) que estejam ao alcance do sujeito elementos que possam alimentar a construção de novas soluções. Concordo com La Taille que ambas as condições estão presentes no contexto atual e é sobre elas que a educação, de forma mais ampla, e a escola, de forma mais específica, ocupam um lugar de destaque.

A educação é considerada por La Taille a “atividade incontornável” para que se torne realidade a construção de uma cultura do sentido, e a escola pode ser “[…] uma verdadeira usina de sentidos” se conseguir promover espaços de convivência e de cidadania compatíveis com a cultura do sentido. Contudo, para que isso aconteça é necessário que os responsáveis de ambas (educação e escola) sejam capazes de executar tarefas imprescindíveis para a promoção da cultura do sentido.

Quem seriam esses responsáveis e quais seriam essas tarefas? Para La Taille, os responsáveis pela educação e pela escola são os adultos (pais, professores, lideranças, diretores, coordenadores), e uma das primeiras tarefas é cuidar do mundo.

Ao analisarem a tese de que estamos deixando para nossas futuras gerações uma sociedade e um planeta em péssimas condições, os franceses Denis Jeambar e Jacqueline Rémy (2006), em seu livro Nossos filhos nos odiarão, sentenciaram nosso tempo da seguinte maneira: “Uma sociedade que não cuida de seu futuro é uma sociedade que não ama seus filhos.” Ancorado nas considerações dos escritores franceses, La Taille (2009, p. 82-84) analisa a contradição dos que hoje comandam o Planeta: “Quando jovens, os adultos que hoje têm entre 45 a 65 anos, contestaram o conformismo de seus pais […]”, criticaram a sociedade individualista, consumista e autoritária que os tornavam vítimas; quando esses jovens cresceram, “ocuparam seu lugar no mundo do trabalho, criaram famílias, desenharam contornos de convivência, se alimentaram do planeta e dirigiram a educação.”

A contradição reside na ação diametralmente oposta aos ideais que pregavam 40 anos atrás: de contestadores do egoísmo e individualismo construíram uma sociedade hiperindividualista e de relações sociais fragmentadas; de críticos à sociedade do consumo, produziram uma verdadeira bulimia de consumo; de proclamadores da paz e do amor, elegeram a agressão e a violência como características normais de convivência; de zombadores da segurança dos seus pais, vivem hoje na fantasiosa segurança dos condomínios fechados e das companhias de seguros; exigiram a valorização dos jovens e inventaram o culto da juventude, mas hoje descuidam da educação, direito fundamental para uma juventude autêntica. Penso que mais uma vez são apropriadas as palavras dos escritores franceses Denis Jeambar e Jacqueline Rémy (2006, p. 8) quando dizem:

Tivemos todos os trunfos na mão, exercemos sem piedade nosso direito de inventário sobre os valores que as gerações anteriores nos haviam transmitido, crescemos em uma sociedade em plena expansão econômica. E que futuro preparamos para nossos filhos? Somos a primeira geração que legará à próxima menos do que recebeu da anterior. (JEAMBAR; RÉMY apud LA TAILLE, 2009, p. 84).

O que deu errado?

Qual foi o caminho torto que escolhemos para chegar a essa situação que tanto nos amedronta? Como promover uma cultura do sentido diante de uma realidade que está se tornando pesadelo?

Para La Taille (2009, p. 86), “[…] não há ‘cultura do sentido’ sem educação para o sentido.” Para que isso aconteça é necessário reabilitar a verdade; dar crédito à autêntica política; denunciar a falsidade dos apelos publicitários; desmascarar a perversidade dos falsos ídolos; ser mais precavido diante do entusiasmo ingênuo que muitos têm em relação aos meios tecnológicos; ser mais cuidadoso com os julgamentos precipitados e, por isso, preconceituosos; recolocar o conhecimento como âncora essencial do ato educativo; e possibilitar “[…] às novas gerações uma bagagem intelectual sólida.” (LA TAILLE, 2009, p. 101).

Referências:

LA TAILLE, Y. de. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Autor: Altair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.com Professor do Mestrado e Doutorado em Educação – UPF. Também escreveu e publicou no site “Quando a cultura do tédio toma conta da vida”: www.neipies.com/quando-a-cultura-do-tedio-toma-conta-da-vida/

Edição: A. R.

Sol Vermelho

 És livre na luz do Sol e livre ante a estrela da noite. E és livre quando não há Sol, nem Lua ou estrelas. És livre quando fechas os olhos a tudo que existe. (Khalil Gibran)

A professora Lourdes anunciou que a primeira aula daquela primavera seria sobre as 7 cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, mostrando-as com papéis de seda colados em um cartaz. Aos alunos deu um corte de cada cor para serem colados no caderno. Destacou que também há a cor violeta, mas que não se percebe no arco-íris.

O exercício foi pintar 7 figuras, contemplando as 7 cores em separado, isto é, apenas uma cor para cada uma delas, evitando a repetição. A galerinha achou a brincadeira muito interessante e fácil.

– Moleza! Disse um dos meninos.

A partir da ordem de largada, ouvia-se a sonoridade dos lápis de cor, fazendo seus vaivéns. Até a diretora achou a sala estranha, pois nada se ouvia. Foi xeretear, vendo que todos estavam superconcentrados.

– Tão com tudo! Disse.

Em 15min, a tarefa estava concluída.

– Vão fazendo o acabamento, pois sempre fica alguma coisa para ser ajustada.

Todos postos em círculo, iriam discutir a nova experiência com as cores.    

Pâmela, que fez a tarefa com rapidez, não se conteve e, saindo do seu cantinho, correu à professora para mostrar seu trabalho. Esta achou tudo bem-feito e pediu à menina que retornasse a seu lugar.

Lourdes, então, solicitou que todos mostrassem seus desenhos. Percebendo que a maioria pintou o sol de vermelho e o céu na cor amarela, questionou autores e autoras:

– Muito bem! Todos cumpriram suas tarefas. Porém, vejo que alguns e algumas estão mostrando o sol e o céu de modo diferente. Podem explicar, por favor!

– Há semanas que vejo o sol bem estranho, assim como o céu. Um aparece vermelho e o outro, amarelado.

– É mesmo! – a maioria concordou.

– Será por quê? – provocou a professora.  E uma chuva de mãozinhas pediu para responder, pois tinham a resposta na ponta da língua. Assim ficou combinado que cada um explicasse o que está acontecendo com o sol e com o céu. Foram sete as explicações, uma a uma, enquanto a professora anotava o nome, pois a participação contava muito nas avaliações.

– Deu na TV. Fala que é coisa do aquecimento global.

– São os incêndios na Amazônia Legal, no Pantanal e em São Paulo.

– É, professora, estão pichando fogo em tudo!

– Também tem uma seca grande, né prô!?

– A fumaça e a poeira sobem, fechando os olhos do sol. Até parece que ele está ficando cego!

– Minha mãe falou que a água da chuva está preta de tanta cinza.

– Eu tô com medo, professora! A vó falou que é o fim do mundo! Será verdade!?

E o silêncio voltou silencioso. A professora respirou profundamente, pensou, imaginando uma resposta para que todos saíssem animados ao fim da aula sobre as cores. Lembrou o poema O Lutador, de Drummond, e lutou com as palavras, mesmo sabendo que faz um trabalho de formiguinha.  

– Gente, olhem onde fomos parar! Vocês foram excelentes! Entenderam o que está acontecendo com a natureza. São profundas mudanças que muita gente vê, mas não entende. E foi interrompida mais uma vez:

– Isso é coisa dos homens e das mulheres, ou coisa de Deus!?

Que pergunta difícil, Laura! Eu penso que é coisa dos humanos. A maioria não sabe ainda como cuidar do Planeta Terra. Assim, estão acabando com o lugar onde moramos.

Foi daí que o sinal anunciou o intervalo.

Autor: Eládio V. Weschenfelder. Também escreveu e publicou no site “Lenda de São Sepé”: www.neipies.com/lenda-de-sao-sepe-tiaraju/

Edição: A. R.

Questões e reflexões sobre o corpo feminino

Até quando mulheres, crianças e adolescentes deverão estar com seu corpo sob um escudo protetivo diante da figura masculina, cuja macheza quer se impor, sem ser contestada?

O que faz um homem, do alto de seu “saber estratégico”, usado como dominação, importunar uma mulher, abordá-la de forma invasiva, desrespeitosa, constrangedora, como se sentisse seu dono? Por acaso, a parte masculina da espécie, sente-se autorizada a tratar o corpo feminino de forma cruel, humilhante, como uma expressão de superioridade? Por quais razões, essa subjetividade invasora opera com uma síndrome de ratos, que agem no escuro, na lixeira, no esconderijo, no disfarce para ofuscar seu ataque destruidor?

Até quando mulheres, crianças e adolescentes deverão estar com seu corpo sob um escudo protetivo diante da figura masculina, cuja macheza quer se impor, sem ser contestada? Quantas vidas foram aniquiladas em sua psiquê, assumindo culpas indevidas, tendo sido molestadas, quando crianças, sem poder pedir socorro, ou sem ter a quem solicitar ajuda?

A quem cabe dar um basta decisivo, corretivo, operacional, legal e humano aos machos da espécie, cuja prepotência faz com que se sintam donos do saber e do poder do corpo feminino?!

Uma sociedade que se deseje humana, sadia, democrática, lutadora pela defesa dos direitos das mulheres, requer uma ação coletiva, de modo a criar uma consciência pública de respeito e de convívio, para que possamos viver sem tantas ameaças, tantos medos e tantas vilanias.

É urgente que entendamos a dinâmica dos afetos bons e maus para construirmos um solo psíquico, com solidez e autonomia. Os afetos precisam ser vividos com a eloquência da igualdade e da soberania do bem e do justo. Fora disso, toda atitude invasora do humano, precisa ser denunciada e combatida.

O não tem o seu grito, tão sonoro quanto o sim. É imprescindível que saibamos evidenciar essas antinomias. Nós, mulheres, temos nossa vontade, nosso desejo, nosso dizer, nosso querer e somos donas do nosso corpo. Não estamos no mundo para saciar a sede pestilenta dos ratos, abrigados nos porões de uma dominação sexista.

Nós sabemos negar e afirmar. Queremos e lutaremos para sermos ouvidas. Sempre!

Autora: Cecilia Pires. Também escreveu e publicou no site crônica “Desafios” que relaciona vida humana com o evento das Olimpíadas: https://www.neipies.com/desafios/

Edição: A. R.

À margem

Nasceu à margem

E nela ficou.

Cresceu à margem

E, à margem do rio, corria.

Não eram as margens plácidas do Ipiranga.

E, se o fossem, diferença não faria.

Ia e vinha, à margem.

Andava à margem,

Mesmo quando do rio se afastava.

Não só morava à margem.

A margem morava nele.

Nele e em outros tantos…

Meu Deus, quantos?!

Quanto por cento da população está à margem?

Não sei.

Meu Deus, são tantas as margens!

E de tantos tipos!

Não há pesquisas confiáveis a respeito.

Há respeito? E confiança?

Pesquisas até existem.

E, nos resultados, sempre a tal “margem de erro”

De dois pontos percentuais para mais ou para menos,

Não importa.

Minto.

Importa sim,

Importa muito.

Importa tanto

Que, quando quem está à margem

Se exporta,

Há sempre alguém que lhe fecha a porta

E o deporta

À margem que o pariu.

Autora: Roseméri Lorenz, mestre e doutora em Letras pela UPF- RS. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura nos ensinos médio e superior. E-mail: rosemerilorenz1@gmail.com Também escreveu e publicou no site “Decepção pronominal”: www.neipies.com/decepcao-pronominal/

Edição: A. R.

Como alguém se torna pai

Tornar-se pai é uma experiência diferente e complexa, irrepetível. Dúvidas e amor se misturam naquilo que podemos ser, ou não.

Ser pai é entregar amor, com a certeza de que os filhos sejam apenas bons seres humanos.

Ser pai é deixar os filhos seguirem seus próprios caminhos.

Ser pai é reencontrar a criança que fomos um dia, e com o olhar dela, deixar outras crianças serem mais felizes do que nós mesmos fomos.

Ser pai é estar presente, às vezes também como mãe.

Ser pai é dar oportunidade para o desenvolvimento das capacidades afetivas, emocionais, intelectuais e sociais de nossos filhos.

Ter uma relação afetuosa e incondicional com o filho ou com a filha é muito mais do que o cuidado econômico.

Um pai que mereça ser pai deve:

– Ser partícipe do cuidado com o filho ou com a filha.

– Compartilhar as tarefas domésticas e da criação dos filhos como alimentar, vestir, passear, fazer dormir, jogar, dar banho e ajudar nas tarefas da escola.

– Estimular e incentivar o desenvolvimento da criança, deixar livre, mas cuidar.

– Equilibrar o respeito e a obediência, os limites e as liberdades, saber dizer SIM e NÃO no momento certo.

Um pai presente na vida dos filhos:

– faz com que ele ou ela se desenvolva melhor.

– não sobrecarrega a mulher nas muitas coisas que já tem de fazer.

– faz com que o pai se sinta mais realizado e feliz.

– solidifica e qualifica o vínculo com o filho ou com a filha para os momentos difíceis da vida.

Assim escrevi uma vez sobre meu pai:

“Mesmo sem perceber, imito meu pai. Ando pelas ruas e também recolho parafusos nos bolsos. Depois, me acompanharão até em casa, habitarão uma lata.

Claro, os parafusos não são de aço. Chamam-se palavras, feitas de letras e sonoridades. E acaso não levo nos bolsos esse caderninho para anotar ideias? E a lata de querosene de meu pai não é este computador onde guardo as anotações e as transformo em textos?”

E assim escrevi sobre meu filho:

“Pensei viesse no bico da cegonha, foi a assistente social quem ligou. Esperei um recém-nascido, tinha três anos. Escolhi um dia astrológico para o nascimento, veio numa segunda treze, seguinte ao dia dos pais de 2012.

Quis abraçá-lo forte, esquivou-se por uma hora. Quando se escondeu num canto, apertei suas mãos e o puxei para mim. Então me abraçou forte. Assim muitas vezes. O mesmo nascimento a fórceps.

O primeiro dia lá em casa, levamos junto um peixinho para o lago. Um kinguio branquinho no meio dos vermelhos. E o peixinho foi encontrando pai, mãe, irmãos, avós…

Num entardecer, perguntou-me quem era o homem que segurava a mão de um menino. E eu disse “seu pai”. “Sabia que eu não tenho pai, apenas tias lá da Casa da Criança?”. “Você quer um pai?”. “Sim”. “Quem seria?” “Você”.

Virei pai comprando pão.

Autor: Pablo Morenno. Também escreveu e publicou no site “Leia para seu filho e com seu filho”: www.neipies.com/leia-para-seu-filho-e-com-seu-filho/

Edição: A. R.

A juventude não é preguiçosa, ela pensa o mundo diferente

Enquanto educador universitário e pai de um jovem, penso e sinto que continuamos nos equivocando em leituras de mundo ilusórias, em propostas de vida vazias, em sistemas de educação e trabalho competitivos, em valores e promessas que mais ainda frustram os jovens, potencializando suas dúvidas, angústias, sofrimentos e a infelicidade.  O uso excessivo de tecnologias potencializa estas sensações.

“Essa geração de hoje em dia não quer nada com nada, só quer saber de festa. Na minha época não era assim…”. Esse tipo de frase já foi ouvida por todas as gerações já que toda geração antiga já foi a geração nova alguma vez. Culpar as gerações visa nos absolver de qualquer responsabilidade pela situação.

Diferente do passado, hoje as juventudes são campo de investigação por várias ciências, especialmente as ciências da educação, ciências sociais e humanas. Pesquisar e compreender as juventudes é fundamental para todo educador – categoria que engloba os adultos: sejam pais, mães, professores, cientistas, jornalistas, políticos, empresários etc. e evita nos expormos como seres irresponsáveis e néscios.

Estes estudos e pesquisas já realizados identificaram no campo das juventudes as principais preocupações que os afetam agora: a educação, o trabalho, a saúde (física e emocional) e o acesso à cultura e ao entretenimento. A crise climática/ambiental e a violência que produzimos em nossa sociedade é outra herança que os angustia.

Considerando o contexto do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) – data adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 – e, o contexto do mês Setembro Amarelo, propomos nesta coluna uma reflexão um pouco mais ampla e contextualizada sobre a condição dos jovens no mundo e no Brasil nesta terceira década do século 21.

Enquanto educador universitário e pai de um jovem, penso e sinto que continuamos nos equivocando em leituras de mundo ilusórias, em propostas de vida vazias, em sistemas de educação e trabalho competitivos, em valores e promessas que mais ainda frustram os jovens, potencializando suas dúvidas, angústias, sofrimentos e a infelicidade.  O uso excessivo de tecnologias potencializa estas sensações.

Geração Z não é preguiçosa

Segundo Thomas Roulet, professor e pesquisador de Sociologia da Universidade de Cambridge, a tendência para acreditar que a Geração Z é preguiçosa tem crescido cada vez mais, especialmente desde a chegada do home office e das melhorias nas condições de trabalho focadas na promoção da conciliação familiar em prol da vida privada e da saúde mental.

Segundo o professor, este discurso a respeito da Geração Z não difere muito daquele que já vem se repetindo desde os anais da história. Cada geração mais jovem que as anteriores passaram por algum ponto em que as demais afirmaram que eram mais preguiçosas do que nunca. Portanto, adverte o pesquisador, culpar as gerações já é moda ultrapassada e deve ser superada.

Thomas Roulet coloca sobre a mesa a necessidade de levar em conta, também, o contexto econômico: “Embora um emprego de há 30 ou 20 anos tivesse proporcionado maior segurança, este não é necessariamente o caso hoje”, afirma o docente da Universidade de Cambridge. Se o trabalho não oferece oportunidade de crescimento ou tem salário insalubre, a Geração Z simplesmente não fica presa e vai procurar outro emprego.

Em 2023, um em cada cinco jovens no mundo, ou seja, 20,4%, era considerado “nem-nem”. Dois em cada três destes “nem-nem” são mulheres. E três em cada quatro jovens que trabalham em países de renda baixa apenas encontrarão emprego por conta própria ou trabalho remunerado temporário. Há uma evidente precarização das relações de trabalho e descriminação das jovens mulheres.

“Nenhum de nós pode esperar um futuro estável quando milhões de jovens ao redor do mundo não têm trabalho decente e, como resultado, estão se sentindo inseguros e incapazes de construir uma vida melhor para si e suas famílias. Sociedades pacíficas dependem de três ingredientes principais: estabilidade, inclusão e justiça social; e o trabalho decente para os jovens está no cerne de todos os três”, explicou Gilbert F. Houngbo, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O relatório nos aponta que as oportunidades para os jovens são altamente desiguais; jovens com meios financeiros limitados ou de qualquer origem minoritária ainda lutando; com muitas mulheres jovens.

Sem oportunidades iguais para educação e empregos decentes, milhões de jovens estão perdendo suas chances de um futuro melhor, tanto no mundo como no Brasil.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil realizou uma sondagem sobre os pedidos voluntários de demissão entre novembro de 2023 e abril de 2024 (durante 6 meses). A pesquisa foi respondida por 53.692 trabalhadores que pediram o desligamento voluntário de sua empresa e relataram os principais motivos: 36,5% já tinham outro emprego em vista; 32,5% tinham como motivação o baixo salário; 24,7% indicaram que seu trabalho não era reconhecido; 24,5% problemas éticos com a forma de trabalho da empresa; 16,2% tinham problemas com a chefia imediata; 15,7% citaram a inexistência de flexibilidade da jornada. Entre os motivos adicionais ou externos o adoecimento mental pelo estresse do trabalho foi apontado por 23% e a dificuldade de mobilidade entre a casa e o trabalho por 21,7%.

Na mesma pesquisa os jovens indicaram, entre outras motivações para o pedido de demissão:baixo valor do salário (36%), trabalho não reconhecido (34%); problemas éticos (28%) e falta de flexibilidade na jornada de trabalho (20%) que dificulta inclusive de estudar. Outros 18% dos jovens citaram problemas com a chefia; adoecimento mental pelo estresse do trabalho apontado por 26% dos jovens de 18 a 24 anos e 25% dos com 25 a 29 anos.

Estas motivações apresentadas dialogam com os estudos de Thomas Roulet, professor de Cambridge, que revelam que “as expectativas em relação ao trabalho mudaram. As gerações mais jovens procuram crescimento, propósito e, ao mesmo tempo, um equilíbrio entre trabalho e vida, e as organizações devem adaptar-se para satisfazer essas exigências”.

A rigidez nas relações profissionais e acadêmicas, falta de valorização e ambientes saudáveis, explicam, em parte, o aumento dos jovens nem-nem (nem estudam, nem trabalham) no Brasil e no mundo.

Não se trata de falta compromisso e dedicação das juventudes, mas uma forma diferente de pensar e viver.

Em relação ao adoecimento mental e estresse, dados do Ministério da Saúde do Brasil revelam que, em relação à ansiedade e depressão, houve aumento de atendimentos ambulatoriais em hospitais públicos do Rio Grande do Sul (RS) desde 2018 de pessoas dos 13 aos 29 anos. Foram 1.333 atendimentos relacionados à ansiedade em 2018, número que saltou para 14.058 em 2023, representando um aumento de 955%.

Estes sintomas já se revelavam antes da pandemia, agravaram-se durante e pós pandemia.  

Em relação à depressão, observa-se um aumento de 155% em relação a 2018, com 3.033 atendimentos em 2023 no RS. Houve variação nos atendimentos relacionados a estresse nos últimos cinco anos: de 317 em 2018 para 330 em 2023, com o pico em 2019, com 414. De maneira geral, percebe-se um aumento da prevalência de transtornos mentais na população mais jovem, ligados principalmente a estresse, depressão e ansiedade, afirma Lucas Spanemberg, psiquiatra do Hospital São Lucas da PUC-RS.

Os transtornos mentais psiquiátricos na adolescência podem trazer prejuízos no desenvolvimento do indivíduo, com sérias consequências ao longo do funcionamento cognitivo, social, mental e em sua saúde física. O cenário atual é preocupante pois revela dificuldades em questões básicas de educação e manejo em saúde mental, pontua Spanemberg. Além disso, o que mais preocupa na população jovem, neste momento, é o incremento dos quadros de depressão com risco de suicídio e com conduta auto lesiva.

Violência contra jovens é histórica  

Conforme dados do Atlas da Violência 2024 no Brasil, no ano de 2022, de cada cem jovens entre 15 e 29 anos que morreram no Brasil por qualquer causa, 34 foram vítimas de homicídio. Dos 46.409 homicídios registrados, 49,2% vitimaram jovens entre 15 e 29 anos. Foram 22.864 jovens que tiveram suas vidas ceifadas prematuramente, uma média de 62 jovens assassinados por dia no país. Considerando a série histórica dos últimos onze anos (2012-2022), foram 321.466 jovens vítimas da violência letal no Brasil.

No contexto brasileiro, os 321.466 homicídios de jovens ocorridos entre 2012 e 2022 resultaram em uma perda de 15.220.914 anos potenciais de vida.

Os acidentes, como a segunda causa mais frequente de mortes entre os jovens, foram responsáveis por 7.590.042 anos potenciais de vida perdidos, enquanto os suicídios totalizaram 1.755.158 anos potenciais de vida perdidos. Isso significa que os homicídios retiraram aproximadamente o dobro de Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVPs) em relação aos acidentes e cerca de 8,6 vezes mais APVPs do que os suicídios.

No caso de homicídios entre jovens, a idade de vinte anos foi a que registrou o maior número de APVPs, totalizando 1.345.113 anos perdidos, indicando que os jovens no início da juventude suportam o maior fardo da violência.

Esta cultura de violência se estende, também, contra crianças e adolescentes.  Entre 2012 e 2022, houve 2.153 homicídios de infantes (0 a 4 anos), 7.000 de crianças (5 a 14 anos) e 94.970 homicídios de adolescentes (15 a 19 anos). São milhares de crianças e adolescentes que não tiveram a chance de começar a construir um caminho profissional ou concluir – ou sequer iniciar – sua vida escolar.

A violência contra as mulheres cresce em todas as modalidades: agressões decorrentes de violência doméstica; violência psicológica; feminicídios; tentativas de homicídios, estupros e stalking (perseguição).

Da mesma forma, os incrementos significativos nos números de violência contra a população LGBTQIAPN+ registrados apontam que, 8.028 pessoas dissidentes sexuais e de gênero foram vítimas de violência no Brasil, em 2022, um aumento de 39,4% em relação a 2021, quando foram registrados 5.759 casos. Analisando a série histórica desde 2014, nota-se que os casos cresceram ano a ano, à exceção de 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, quando os serviços presenciais caíram consideravelmente.

Na verdade, os nem-nem são sem-sem: sem direito à educação, sem direito ao trabalho e renda digna, sem respeito e valorização, sem segurança, sem paz, sem esperança, sem futuro, sem cuidado e proteção do Estado, da Sociedade e das famílias brasileiras.

O que estamos lhes entregando e oportunizando enquanto sociedade constituem-se em fontes de incerteza, angústia, ansiedade, depressão e, inclusive, aumento de casos de suicídio. Que país é este?

Por fim, educar e pensar as juventudes hoje, em suas múltiplas determinações e expressões, nos obriga a pensar e falar no “plural” – juventudes, culturas juvenis -, e acreditar no enorme potencial deles no desenvolvimento da sociedade. Isto implica adotar três atitudes frente aos jovens na sociedade, na escola e nas universidades:

  • primeiro, perceber os jovens estudantes como solução e não como problema;
  • segundo, vê-los como fonte de iniciativa e como possibilidade de criatividade e inovação e não como receptáculo e,
  • terceiro, considerá-los como parceiros e interlocutores das decisões nos processos educativos e não como destinatários das ações voltadas a eles.

FONTE: www.extraclasse.org.br/opiniao/2024/09/a-juventude-nao-e-preguicosa-ela-pensa-o-mundo-diferente/

Autor: Gabriel Grabowski, professor e pesquisador. Já escreveu e publicou no site “Juventudes dispensadas”: www.neipies.com/juventudes-dispensadas/

Edição: A. R.

Decepção pronominal

Este é o primeiros texto de Roseméri Lorenz, mestre e doutora em Letras pela UPF- RS. Ela assume que o mesmo é uma brincadeira da professora de português com a própria língua e com as nomenclaturas gramaticais. Bem-vinda ao site e ao time de Convidados: https://www.neipies.com/autores_convidados/

– O que somos eu e você? – um dia perguntei.

– Pronomes! – respondeu-me, com a insensibilidade de um sujeito inexistente.

– Pronomes! – repeti.

A classificação atingiu-me como um objeto direto em meu peito.

EU, pronome pessoal do caso reto. No caso, reto demais. Talvez seja justamente esse o problema.

VOCÊ, pronome de tratamento. Sim, tratamento de deferência. Pelo menos foi desse modo que sempre a tratei: com respeito, consideração, quase idolatria. O pronome VOCÊ provém de VOSSA MERCÊ, forma de tratamento originalmente aplicada a reis e depois estendida a poderosos, que faziam questão de serem assim chamados por seus criados e subalternos, a fim de afagar suas naturais vaidades.  Entretanto, sendo a expressão um tanto longa e de difícil pronúncia nas enfadonhas repetições diárias foi, aos poucos, reduzindo-se para VOSMECÊ, VOSSANCÊ até chegar ao VOCÊ. Fechando esse parêntese etimológico, confesso que, em antiquada vassalagem (servidão até) por diversas vezes, sonhei em dizer-lhe:

– Vossa Mercê me dá a honra dessa contradança?

– Em que século você vive? – certamente indagaria, entre risos e cabeça em abano.

Nunca cheguei à informalidade, à proximidade, à intimidade de um TU.

EU e TU: NÓS tão sonhado (e até orado).

Mal sabia EU que em NÓS cabe bem mais que EU e TU. Assim, chegou ELE, um sujeito indeterminado que, sem constrangimentos, instalou-se entre as duas pessoas de meu imaginário discurso. E foi assim que uma não-pessoa, como o bem definiu Benveniste, conseguiu frustrar minhas pretensões “linguisticamorosas”.

“EU fui literalmente atropelado por ELE”. Quer exemplo mais perfeito de agente da passiva? Sim, ELE tornou-se termo essencial, rebaixando-me a sujeito passivo, um mero termo integrante de minha própria oração não atendida.

TU e ELE em NÓS se ataram. ELE ficou conTIgo, com tudo. EU, contudo, sem TI, sem nada.

Autora: Roseméri Lorenz, mestre e doutora em Letras pela UPF- RS. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura nos ensinos médio e superior. E-mail: rosemerilorenz1@gmail.com

O cemitério das almas fracassadas

No cemitério das almas fracassadas impera um silêncio, literalmente, sepulcral. Imponentes mausoléus e tumbas com lápides apócrifas, em meio a alamedas acolhedoras, compõem o retrato de uma erma paisagem. Afinal, para que servem os nomes e as duas datas simbólicas de pessoas fracassadas? Quem quer saber delas? Por que fracassaram?

Se, para muitos, essas são respostas que, aparentemente, não interessam; esse não parece ser o caso de Nassim Nicholas Taleb. O famoso matemático libanês (do Levante), consultor financeiro bem-sucedido e escritor de bestsellers, que, em estudos sobre probabilidade e incerteza, dedicou especial atenção ao que ele rotulou de lógica do Cisne Negro, que, não raro, no caso dos Cisnes Negros negativos, condicionam fracassos no mundo dos negócios ou na vida pessoal. É sobre isso que ele tratou no livro “A lógica do Cisne Negro – O impacto do altamente improvável”, de 2007, segunda edição 2010.

Na acepção de Taleb, um evento Cisne Negro é aquele que reúne raridade, impacto extremo e previsibilidade retrospectiva (mas não prospectiva). Entenda-se que, por simetria, um evento altamente esperado, mas que não ocorre, também é um Cisne Negro. Ou seja, a ocorrência do altamente improvável é equivalente a não ocorrência do altamente provável. E por que Taleb optou por Cisne Negro para definir esse tipo de evento? Além de soar poético, simplesmente, justificou ele, até a descoberta da Austrália, as pessoas do Velho Mundo estavam convencidas de que todos os cisnes eram brancos. Essa crença que caiu por terra, quando os colonizadores europeus avistaram o primeiro cisne negro.

A questão central do livro de Taleb é a fragilidade do nosso conhecimento. Resumindo, os Cisnes Negros são eventos quase impossíveis de serem antecipados, mas, que, por inesperados, podem causar impactos enormes.

Os Cisnes Negros vicejam porque, quase sempre, estamos à mercê do inesperado. Focamos no que sabemos e deixamos de lado o que NÃO sabemos. Razão pela qual, a lógica do Cisne Negro é uma boa metáfora, engendrada por Taleb. Desperdiçamos muita atenção às minúcias, em vez de focar no relevante. Pela lógica do Cisne Negro de Taleb, o que NÃO sabemos é muito mais importante do que aquilo que sabemos. Por isso, devemos dar maior atenção ao anticonhecimento ou aquilo que não sabemos.

Ao estilo da antibiblioteca, conceito cunhado por Umberto Eco, ao realçar que uma biblioteca pessoal deve contemplar a maior quantidade possível de livros não lidos, que tratam de coisas que o dono não sabe. Para Eco, na sua biblioteca, os livros lidos eram menos valiosos do que os livros não lidos. Insistimos em reafirmar o nosso conhecimento e não a nossa ignorância. E, assim, ao levar a sério em demasia as coisas que sabemos, somos incapazes de compreender a probabilidade de surpresas, desconsiderando, quase sempre, a possibilidade de excepcionalidades.

No cemitério dos fracassados, ainda que sob lápides apócrifas, repousam pessoas que, comparadas a outras bem-sucedidas, no mundo dos negócios, compartilharam características como formação/habilidade em gestão, empreendedorismo, disposição para correr riscos, cultuadores de redes de relacionamento, otimismo, etc., denotando que, estão naquele Campo Santo, e tudo leva a crer, por mera obra do acaso.

Até pode ser, mas CEOs desastrados, alheios ao inesperado ou acostumados a obter sucesso correndo riscos, sem qualquer preocupação com estratégias de hedging (cobertura de risco), em meio a crises econômicas, podem dar causa à ruina de muitas empresas. Sobre esses, os ghost writers não escreverão livros contando as suas histórias de insucessos. Idem no mausoléu dos adoradores de Giacomo Casanova, o lendário sedutor e pretenso intelectual, cuja sorte, de fazer inveja, para escapar de situações comprometedoras e perigosas, pela chegada inadvertida de um marido traído, travestido de Cisne Negro, pode ter faltado e selado o destino de muitos que descansam naquele jazigo.

As nossas limitações epistêmicas, acrescidas de arrogância e preconceitos, ao nos impedir de discernir que ausência de evidências de risco não é a mesma coisa que evidências de ausência de risco, nos fazem vítimas preferidas dos Cisnes Negros.

Autor: Gilberto Cunha. Também escreveu e publicou no site “Astério, o cego”: www.neipies.com/asterio-o-cego/

Edição: A. R.

O Caso da Vovó Gertrudes   

Vó Gertrudes não olhava para cima. O mundo dela era pra baixo, isto é, muito mais para o inferno do que para o céu. Ela parecia ser O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, pois onde tocava com a bengala nascia uma nova e linda flor.

 

Escondidinha na janela do sótão, movida pela curiosidade e pela comiseração, a garota Roselinda observava a rotina de uma vovó solitária. Não sabia o nome. Então nominou-a Vovó Gertrudes. Pouco sabia sobre a idosa. É que ela não falava e não acolhia ninguém. No entanto, tinha a companhia dos passarinhos e de um gato sem rabo.

Vovó Gertrudes saia de casa uma vez por dia. Buscava sua comida no asilo próximo de sua modesta cabaninha, que tinha uma porta, uma janela e uma chaminé. À frente uma hortinha de temperos, chás e flores. Curvada e com uma velha bengala de madeira, lá passava grande parte do dia. Parecia a letra U invertida.

Vó Gertrudes não olhava para cima. O mundo dela era pra baixo, isto é, muito mais para o inferno do que para o céu.   Ela parecia ser O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, pois onde tocava com a bengala nascia uma nova e linda flor. 

A garota Roselinda, observando os movimentos da Vovó, perguntava à mãe:

– Até quando assim desse jeito!? Tão sozinha, franzina e tão plantadeira de flores?!

– Há pessoas especiais de todo tipo, filha!

Quando havia forte ameaça de temporal, Vovó Gertrudes ouvia as saracuras, os grilos e os sabiás. Dependendo dos sinais de temporal, Vó Gertrudes, bem devagarinho, recolhia alguns ramos bentos para jogá-los com sal grosso, para dentro na boca do forno. E, logo a chaminé largava uma fumacinha branca com aquele cheiro típico, que diziam ser do céu. E a fúria da natureza logo se aquietava.

E assim, enquanto Roselinda ia ficando mocinha, observava os ciclos da lua, os movimentos da Terra, o crescimento das plantas, o voo dos pássaros e a formação das nuvens.  Via que a Vó Gertrudes ficava cada vez mais lenta, fraca e curva.

– Parece que a Vó vai sumindo aos poucos, dizia para sua mãe.

– A vida é assim mesma, Fofa! A gente vem ao mundo, vive e vai desaparecendo, tipo a Vó Gertrudes.

– Olha Mãe, há tantas coisas mudando: cidades, ruas, carros, computadores, celulares e pessoas. Será que não tem um jeito de a gente não morrer?

– Fofa! Acabei de ler o livro HOMO DEUS: Uma breve história do amanhã, do Yuval Noah Harari. A obra trata sobre a possibilidade de as ciências irem prolongando a vida da gente assim aos pouquinhos. Aliás, hoje, com o avanço da Medicina e dos fármacos, a vida média dos homens e das mulheres avançou muito! No teu caso, o que importa é que tens muita vida pela frente! Basta vivê-la intensamente e com qualidade. Aliás, noutro dia ouvi, na Rádio Emplastro Vaporup, a frase:

Carpe Diem e Carpe Nox.  Quer dizer aproveita o dia e a noite.

– Ih, Mãe, Vó Gertrudes acaba de cair sobre a bengala. Chama a ambulância, por favor!

Três homens a depositaram sobre uma maca, levando-a ao hospital.  Passada uma hora, a Rádio Emplastro Vaporup anunciou que a Vó Gertrudes tinha falecido de morte natural. Então a mãe e a filha Roselinda oraram pela alma daquela Vó. Algumas lágrimas de sentimento testemunharam o fato.  

– Morte e vida, minha filha!  

– Mãe, eu não quero morrer desse jeito, assim tão repente, sozinha e franzina! A história lembra a sina da Macabea, aquela do livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.  Parece que a arte imita a vida!

– É, pois é, Fofa!

Autor: Eládio V. Weschenfelder. Também escreveu e publicou no site “Rios do céu e da terra”: www.neipies.com/rios-do-ceu-e-da-terra/

Edição: A. R.

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