Quando oportunizamos aos estudantes o
conhecimento das diferentes religiões,
aumentam muito as chances de superarmos
os preconceitos e as discriminações que ainda
praticamos no Brasil e no mundo.
Quando planejamos e organizamos nossas aulas de Ensino Religioso, precisamos estar assegurados nas Leis e Diretrizes que regulamentam este Componente Curricular; precisamos estar atentos ao que a BNCC e no caso, nós do RS, o que o Referencial Curricular Gaúcho apresentam como dinâmica necessária para que aconteça o ensino e a aprendizagem no ambiente escolar.
Neste sentido uma sugestão, dentre tantas outras, é o Programa ou Série “Sagrado”, uma coletânea de vídeos com acesso nos meios de informação disponíveis na Internet.
Um dos links, disponíveis hoje, e que permite percebê-lo no seu conjunto, é este, que segue:
Esses materiais podem ser utilizados como inserções significativas quando se quer tratar de temas polêmicos e atuais na percepção das mais diferentes Tradições Religiosas que participam dessa elaboração.
Série “Sagrado”, produzido e apresentado nos canais da TV Globo e do Canal Futura, a partir do final de 2009, com a participação de representantes de diversas religiões, “faz uma releitura do mundo contemporâneo sob a ótica da diversidade religiosa”. “É um espaço garantido para todo o tipo de crença e religião”.
Em minhas aulas já utilizei diversos deles, com destaque para os temas “Tragédias e Solidariedade”, “O papel das mulheres”, “a violência”, “A vaidade e o culto ao corpo” e “a vida após morte”.
Agradeço a oportunidade de dividir esta dica de aulas para o Ensino Religioso, uma área de conhecimento que busca contemplar a formação integral do ser humano. Quando oportunizamos aos estudantes o conhecimento das diferentes religiões, aumentam muito as chances de superarmos os preconceitos e as discriminações que ainda praticamos no Brasil e no mundo.
Fontes: Globo
Autor: Valdecir João Bianchi, Formado em Filosofia; Teologia; Especialização em Metodologia do Ensino Religioso Atuação: Escola Estadual Prestes Guimarães e Colégio Marista Conceição.